Danielle Gonzaga e Deborah Paixão
Relacionamento com Cliente da Agenda Edu
É consenso que as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano de crianças e jovens; e que excluir esses recursos do processo educacional é negar e desconectar os estudantes de sua própria realidade e grupo de interesses, certo? Pensando nisso, separamos informações essenciais sobre a educomunicação e como implementá-la em sua escola.
O termo Educomunicação consolidou-se a partir dos anos 90 para representar a ideia de uma área de conhecimento pautada no diálogo entre os campos da comunicação e educação. Segundo Ismar de Oliveira Soares, pesquisador e professor titular da Universidade de São Paulo:
“Educomunicação é o conjunto de processos que promovem a formação de cidadãos participativos política e socialmente, que interagem na sociedade da informação na condição de emissores e não apenas consumidores de mensagens, garantindo assim seu direito à comunicação.”
Ou seja, a Educomunicação pode ser utilizada como ferramenta poderosa para a integração de conteúdos curriculares, interesses e percepções de mundo dos alunos. Com a adoção dessa perspectiva, o aluno precisa mobilizar seus conhecimentos prévios e aqueles em construção e unir ao seu conhecimento sobre mídias digitais para concretizar seu processo de aprendizagem.
A partir da produção de vídeos, podcasts, blogs, posts em redes sociais, exposição fotográfica (entre muitos outros recursos), o aluno pode não somente desenvolver conteúdos autorais para retratar o cotidiano escolar, mas também compartilhar seus conhecimentos com toda a comunidade.
E é claro que a Base Nacional Comum Curricular não poderia deixar de tratar sobre um assunto tão atual.
O documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua jornada escolar, apresenta como uma das dez competências gerais a serem desenvolvidas durante a Educação Básica:
“A habilidade de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
E agora que você já sabe o que é Educomunicação, que tal entender sua relevância?
Com a Educomunicação, é possível que o estudante seja o protagonista do seu processo de aprendizagem, utilizando-se de ferramentas tecnológicas do seu uso cotidiano para potencializar seu conhecimento. Separamos alguns motivos para implementar a Educomunicação na sua escola, confira!
Com a utilização da tecnologia no processo de aprendizagem dos alunos, os professores incentivam o interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado. Vídeos, podcasts, jornais, blogs são ferramentas conhecidas e utilizadas por eles fora da sala de aula.
Assim, é possível valorizar o interesse dos alunos em tecnologias digitais, além do seu conhecimento para a sala de aula, discutindo os conteúdos abordados de forma mais dinâmica em uma nova perspectiva que se aproxima ainda mais da realidade do aluno.
Aqui, o aluno não vai apenas consumir consumir o conteúdo de forma passiva, mas sim estar engajado durante todo o processo criativo de elaboração do projeto, fazendo com que ele aprenda sobre o conteúdo a ser discutido, trabalhe em equipe, defina um plano, execute tarefas e utilize a tecnologia a seu favor.
Como mencionado no tópico anterior, com a educomunicação os estudantes precisam aplicar e desenvolver habilidades para planejar, organizar e executar os projetos que serão elaborados. Por isso, promover a autonomia dos alunos é a melhor forma de garantir que essa abordagem traga bons resultados ao processo de aprendizagem.
O professor assume um papel de supervisão, atua como um guia para definir o melhor caminho para o compartilhamento do conhecimento, mas a aprendizagem deve ser realizada pelos próprios alunos.
Os estudantes são bombardeados por uma grande quantidade de conteúdos da mídia que conseguem ser facilmente acessados pelo próprio celulares. Essa verdadeira enxurrada de informações exige que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico aguçado quanto ao conteúdo consumido para que não sejam prejudicados.
Será possível aumentar a compreensão do estudante sobre a dimensão da atuação dos meios de comunicação, agora que vão conhecer como funciona a produção e a elaboração de projetos nas mais diversas mídias.
Para implementar a Educomunicação é necessário que a sala de aula se torne um ambiente de diálogo e interação entre os alunos e o professor. Assim, surgem diversas oportunidades para pensar em práticas pedagógicas pautadas em recursos tecnológicos.
Muitas vezes, as escolas sentem dificuldades em aplicar novas metodologias com os alunos do Ensino Médio. Por isso, pensar em práticas pedagógicas que considerem recursos tecnológicos é fundamental para engajar os alunos dentro da sala de aula com os assuntos discutidos, trazendo suas experiências.
Produzir um podcast pode ser tão bom quanto escutar um. Já pensou em discutir temas atuais que são abordados no ENEM e debatê-los em um novo formato? Não tem erro.
Além disso, um podcast é muito mais do que apenas as pessoas conversando. Os alunos precisam se envolver em todo o processo: planejar o conteúdo, elaborar roteiro, editar, postar e divulgar.
Podcasts para estudar em casa: engaje os alunos nas aulas remotas
Sabemos que o meio digital vem conquistando um grande espaço no que se refere aos veículos de mídia, e com o jornal impresso não foi diferente.
Com a circulação de notícias no ambiente virtual, os blogs estão em alta. Que tal aproveitar e criar um blog da escola?
Os blogs são uma ótima opção para aumentar o engajamento dos alunos dentro da comunidade escolar, fazendo com que eles se sintam parte ativa dos processos educacionais. Afinal, todos os conteúdos que serão disponibilizados como texto, vídeos e imagens são relacionados à rotina escolar, colocando as diversas habilidades dos alunos em prática.
É consenso que as tecnologias digitais não são inimigas dessa geração ou das práticas pensadas dentro do ambiente escolar, por isso, acreditamos que a tecnologia aliada com a educação consegue atingir resultados incríveis tanto para alunos como para a equipe escolar.
Dessa forma, é necessário que a escola invista cada vez mais na cultura das tecnologias digitais.
Agora que você já conhece o que é a Educomunicação, seus benefícios e como implementá-la, vale a pena avaliar a possibilidade de aplicá-la dentro da sua escola.
Referências:
Base Nacional Comum Curricular
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…