Como montar um plano de aula de educação física em casaLeitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 25 de maio de 2020
Criança fazendo exercício na sala de casa seguindo plano de aula de educação física

author:

Como montar um plano de aula de educação física em casaLeitura de 4 minutos

A educação remota trouxe vários desafios para escolas, alunos e famílias. Além das aulas online e nova rotina escolar, é preciso também ter cuidado com a saúde. Criar um plano de aula de educação física é uma boa alternativa para garantir a continuidade dos exercícios físicos. 


Na escola, os estudantes estão acostumados a praticar esportes em equipe, como futebol, vôlei, dança e carimba. Os educadores físicos precisam buscar alternativas para manter a atividade dos alunos e continuar despertando seu interesse em participar.


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua 


Para que serve o plano de aula de educação física?


A disciplina de educação física está incluída na Base Nacional Comum Curricular e mostra como o planejamento do professor não pode ser voltado somente às práticas corporais, mas também debater o seu aspecto cultural. 


A BNCC explica que a educação física tem um importante papel no desenvolvimento sociocultural dos alunos. São sugeridas várias práticas para que os estudantes experimentem diferentes vivências, como esportes, danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras e práticas corporais de aventura. 


Saiba mais sobre o plano de educação física da BNCC


Por que não podemos para de nos exercitar?


Todos sabemos que praticar atividades físicas aumenta a qualidade de vida. Os exercícios ajudam a melhorar o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, controlam o nível de colesterol, reduzem o estresse, melhoram o desempenho cognitivo e a qualidade do sono.


Além disso, o isolamento social contribui para o aumento de ansiedade. A educação física é um grande aliado para gastar energia, acalmar a mente, se desligar dos problemas e obrigações e relaxar. 


A escola também é responsável pelo bem estar dos alunos e pode criar um plano de aula de educação física em casa que seja viável e ajude os estudantes a manterem o ritmo e a saúde em dia. 


Veja mais: 5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentena


Plano de aula de educação física em casa


No cronograma de estudos da escola, é importante inserir a mesma frequência de educação física que era realizada presencialmente. Estabeleça horários fixos para que os alunos se preparem previamente com uma alimentação saudável e separando roupas apropriadas e uma garrafa de água. 


Lembre-se que todos estão limitados a sala de casa ou quarto, então as atividades precisam ser fáceis e práticas. Como os esportes em grupo não são viáveis, os educadores devem propor atividades individuais, como ginástica, treinamento funcional, yoga, step, pular corda e dança. 


É interessante variar as modalidades e estar sempre atento ao que é apropriado para cada faixa etária. Também é importante contextualizar e explicar os benefícios de cada exercício. 


Compartilhe as estratégias, dicas e dúvidas da sua escola com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu


Estimule o interesse


Existem várias maneiras de estimular o interesse dos alunos. No plano de aula de educação física, podem ser incorporadas atividades diferentes e mais dinâmicas, como uma competição de dança com transmissão ao vivo. 


A falta de interação faz falta na rotina escolar, por isso é preciso encontrar maneiras de conectar à distância. Proponha votações, enquetes de músicas divertidas, faça uma sessão de cinema com um filme sobre educação física ou criem um jogo juntos. 


Leia mais: Dicas para melhorar suas videoaulas e ensinar ao vivo


Aproveite a tecnologia 


Esse é o momento de fazer da tecnologia sua aliada. Além do aspecto físico, o plano de aula de educação física também é importante para a socialização, melhora da autoestima e para desenvolver uma competição saudável. 


A escola pode organizar competições de jogos online para continuar estimulando esses benefícios. A gamificação é o caminho certo e também pode e deve ser utilizada em outras disciplinas. 


Como fazer aulas de educação física em casa?


Para as aulas remotas, a escola precisa utilizar uma plataforma única de comunicação com os alunos. Com a Agenda Edu, o professor pode gravar videoaulas com os exercícios e enviar o link diretamente pelo aplicativo, além de mandar dicas, informações e materiais extras. 


Já para fazer transmissões ao vivo, a escola pode utilizar a funcionalidade Eventos e criar a data para transmitir uma aula online. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos da turma que estiverem conectados.


Veja mais: Como para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


O aplicativo envia o evento para alunos confirmarem sua presença e também envia lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer de assistir à aula.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *