Pode parecer estranho falar em roda de conversa na educação infantil, por se tratar de crianças ainda pequenas e a comunicação ainda está iniciando.
Contudo, é muito importante que nessa idade elas saibam se expressar desde a primeira infância, mais ainda, saibam lidar com opiniões diferentes. E a sala de aula é o lugar ideal para que inicie esse tipo de interação, criando um espaço de acolhimento, valorização e que suas vozes sejam ouvidas.
Para isso, um caminho eficaz e bastante significativo são as rodas de conversa, onde os educadores podem usar como uma alternativa às abordagens disciplinares tradicionais – é uma mudança do foco nas consequências, para o foco na responsabilidade e nos relacionamentos.
Para ajudar você, vamos mostrar a seguir como conduzir uma roda de conversa na educação infantil com 3 dicas essenciais.
Vamos lá?
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a roda de conversa é uma situação privilegiada de diálogo e intercâmbio de ideias para as crianças.
Uma ótima metodologia para que estudantes possam se comunicar melhor, desenvolvendo mais autonomia e coletividade. Além disso, dá à sala de aula um outro tom, onde eles não são apenas ouvintes, mas são também os condutores.
Tradicionalmente, são realizadas em turmas maiores, na qual o professor precisa estabelecer regras mais claras e intervir quando necessário, a fim de que todos sejam compreendidos.
Já para os pequenos, a dinâmica precisa ser um pouco diferente, sendo o professor um ponto importante para condução dessa prática pedagógica, levando recursos que possam estimular o diálogo das crianças.
Para isso, o professor precisa de um planejamento e saiba conduzir quando alguma temática fugir do seu eixo central.
Todo o propósito da roda precisa ser bem explicado e ter um espaço adequado para que ocorra.
Vale ressaltar que, por se tratar de crianças da educação infantil, o professor precisará adaptar as dinâmicas. Assim, poderá envolvê-los mais e chamar a atenção para a importância daquele momento.
A seguir colocamos como você pode preparar essas rodas de conversas.
Como esse é um momento de “quebra” da rotina, manter as crianças atentas pode ser um desafio.
Então, como mantê-las atentas e se divertindo?
Confira as dicas a seguir:
Cante uma música alegre e divertida, que eles possam se movimentar com as mãos, virar a cabeça e outras ações. A música será o sinal de que precisam parar um pouco para o momento em que irão se reunir para conversar.
No início da roda você pode aproveitar para revisar tudo o que foi visto durante a semana. Assim, os pequenos podem relembrar o que foi feito e também o que viveram dentro e fora da sala de aula.
Além disso, se o aniversário de alguém estiver chegando, você pode usar esse momento para estimular que todos expressem o que desejam. Deixe as crianças conversarem sobre isso — como elas querem comemorar? O que eles vão comer nesse dia? Como eles podem fazer o aniversariante se sentir especial?
O mesmo pode ser feito quando um feriado estiver se aproximando. Aproveite esse momento de revisão para escolher um tópico que será o tema central da conversa.
Quando se trata de educação infantil, ficar falando sozinho não é uma opção, por isso, durante a conversa você pode utilizar elementos visuais que estimulem o contato e a fala de cada um.
Com a ideia é manter suas mentes ocupadas fazendo com que sejam participantes ativos, para isso, você pode usar outros recursos, como uma lição simples de desenhar sobre aquilo que estão conversando.
Ou ainda, você pode pedir que eles levem um objeto de casa que faça parte do universo da conversa. É importante aqui envolver os responsáveis, então envie uma mensagem para eles do que será visto em sala.
Lembre-se que o engajamento com as famílias é tão importante quanto o das crianças. Para isso, você pode utilizar a Agenda Edu para enviar e receber mensagens de forma rápida e segura, além de enviar as tarefas e fotos da roda de conversa.
Assim eles se sentem mais próximos da escola.
Como você viu, realizar uma roda de conversa na educação infantil é bastante eficaz para o desenvolvimento das crianças. Mas para que ocorra você precisa de um bom planejamento e conduza atividades que envolvam música, livros, ou dar uma pequena lição.
Essa é uma maneira simples de incutir na rotina habilidades sociais nos pequenos, estimulando que se expressem de forma autônoma e que suas vozes sejam levadas em consideração diante de todos.
Acima de tudo, é fundamental que o professor escute com atenção, mostre interesse pelos diálogos e só complementar quando necessário. O momento da roda de conversa é somente deles.
Fonte:
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…