O questionamento sobre o uso das tecnologias pelos professores é algo frequente nas escolas. Muitas vezes o diretor ou coordenador tem interesse em inovar e levar as tecnologias para facilitar, melhorar e motivar os alunos no processo de aprendizagem, mas são desmotivados pela falta de interesse dos docentes ou pode ocorrer também da forma inversa, professores inovadores por natureza, que buscam diferenciar suas aulas com a ajuda das tecnologias, mas não tem o apoio da gestão. O que fazer então nesses casos? Como fazer com que professores e gestores se adaptem ao uso das tecnologias na educação?
Será mesmo que os professores da sua escola preferem preencher todas as agendas manualmente? Não seria muito mais rápido, fácil e eficaz o envio das agendas com poucos cliques, onde os responsáveis recebem as informações em seus celulares?
Por isso, existem algumas práticas que o gestor pode adotar para estimular o uso de recursos digitais entre seus docentes, são elas:
São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, são tantas que às vezes o professor fica saturado com o tanto de informação. Por isso, o recurso oferecido deve ter um objetivo claro que, realmente, vá solucionar o problema daquele professor, além de agilizar os seus processos.
As ferramentas escolhidas devem facilitar e potencializar as aulas, motivar os alunos e que seja realizado algo que ele não conseguiria sem esse recurso. “A demanda de fazer uso de uma tecnologia tem que ser o mais pertinente possível. Cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso”.
Além disso, oferecer treinamento aos professores sobre o uso da tecnologia, na qual, você deseja implantar na escola é uma boa alternativa para o desenvolvimento das habilidades. Assim como a Agenda Edu, que oferece treinamento para gestores e professores.
É muito importante que você estimule o professor a utilizar as tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show, ou até mesmo o preenchimento das agendas digitais. Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem natural, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar. Mas será mesmo que seus docentes já não utilizam as tecnologias em seu dia a dia? Com que frequência eles utilizam o Whatsapp ou verificam seus e-mails?
A dica é: quando precisar compartilhar alguma informação com os professores, procure usar ferramentas que gostaria que eles usassem com seus alunos.
Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor.
“Esse profissional não é um professor que leciona nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino. Ele gera a união de forma confortável e efetiva para o professor e para o aluno”.
O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. Para seguir essas práticas, experimente a Agenda Edu na sua escola e facilite os processos de comunicação da sua escola.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…