Atualmente a tecnologia faz parte de nossas vidas. Enquanto educadores, devemos usufruir de todos os recursos que ela pode nos oferecer, a fim de que nossas aulas sejam instrutivas, dinâmicas e motivantes para nossos alunos. Porém, como utilizar e aproveitar ao máximo a tecnologia em sala de aula?
Aqui estão algumas sugestões simples e interessantes de atividades que utilizam a internet, aplicáveis a alunos de diversas faixas etárias:
A internet está repleta de jogos de várias matérias, que podem servir como uma revisão ou como consolidação do aprendizado. Há também jogos que podem ser baixados através do Powerpoint, como por exemplo o jogo Jeopardy, no qual são feitas perguntas para os alunos, sendo que as perguntas mais difíceis valem mais pontos. Esse jogo pode ser utilizado pela classe inteira ao mesmo tempo. Você poderá encontrá-lo em branco, e poderá preenchê-lo com o conteúdo que quer revisar. É só procurar por Jeopardy Template (Jeopardy em branco), completá-lo com suas próprias perguntas, ler a respeito das regras do jogo ou estipular suas próprias regras.
Há infinitas formas de fazer com que os alunos pratiquem a escrita através da web. Eles podem escrever e-mails para alunos de outras escolas, de outras cidades, de outros estados e até de outros países; podem fazer resenhas de algum livro que você tenha dado para que eles lessem e essa resenha pode ficar disponível na internet. Outra possibilidade é pedir que eles escrevam um recado ao autor do livro, através do Twitter ou Facebook do mesmo, mostrando a opinião deles sobre o livro. Alunos fãs de jogos de vídeo games também podem comunicar-se com os criadores dos jogos que gostam ou com gamers brasileiros.
As crianças podem redigir um manual de orientações, como, por exemplo, um guia para os avós sobre como acessar a web, um guia aos pais sobre como jogar determinado jogo de vídeo game, como enviar e-mails, etc.
Os alunos podem criar apresentações com Powerpoint para fazer em sala de aula. Toda e qualquer matéria poderá ser utilizada nesse processo.
Pequenos filmes poderão ser criados e exibidos para todos na classe, inclusive para os amigos dos alunos.
Os professores de inglês podem desfrutar de sites para os alunos completarem letras de música, pedir para que os alunos verifiquem traduções, etc.
Pode ser criado um blog ou uma homepage da sala. Os alunos decidirão sobre como será a homepage, quem cuidará de cada setor, e poderão colocar dicas de sites estudantis interessantes, fotos, anúncios, eventos, materiais que sejam proveitosos para a aprendizagem, links escolares, recados, etc. Há vários sites de hospedagem gratuita na internet.
Como vimos, muitos são os meios de usufruir da tecnologia em sala de aula. Obviamente é necessário que o coordenador pedagógico verifique previamente quais sites poderão ser utilizados pelos alunos, e que, se for o caso, os responsáveis autorizem os estudantes a desfrutarem das ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela coordenação da escola através de um requerimento assinado de autorização de uso da internet, referente a uso de imagem e outros itens que a escola julgar necessário.
Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!
–
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…