Práticas pedagógicas

Celular na escola: como transformar esse vilão em mocinho

No início do mês de Agosto foi aprovada, na França, uma lei que proíbe os smartphones nas escolas com alunos de até 15 anos. O país já havia proibido o uso de celulares dentro das salas de aula, mas agora foi além: o aparelho está banido da entrada à saída dos alunos, incluindo recreio e intervalos. Não será mais possível entrar na escola nem mesmo com o aparelho desligado.


A justificativa para decisão tão rigorosa é de que as crianças e adolescentes acabam tendo a atenção dispersada por conta dos smartphones, e isso dificulta muito a concentração e o aprendizado em classe.


De um lado, alguns alunos estão apreensivos, já pensando em como irão “sobreviver” sem esse aparato que já é tão presente em suas vidas. De outro, os pais começam a ensaiar uma comemoração, aliviados por esse direcionamento que de certa forma obriga seus filhos a terem que focar sua atenção somente no que o professor está falando.


Estamos muito envolvidos nesse mundo digital, onde o smartphone é utilizado para diversas funções, desde o consumo de conteúdo até o acompanhamento de tarefas do dia a dia. As crianças e adolescentes em idade escolar já nasceram nesse mundo super conectado, essa é a realidade que eles vivem desde pequenos. Então será que proibir é a solução? Especialistas têm opiniões diversas sobre esse cenário, pois existem vantagens e desvantagens.


Pensando nas desvantagens, estão:


  • Distração: Jogos, vídeos e redes sociais trazem conteúdos diversos em tempo real e acabam roubando a atenção que deveria ser direcionada para outros assuntos;
  • Vício: Sem o acompanhamento dos pais, crianças acabam utilizando em excesso seus smartphones e podem ficar viciadas, como acontece com os vídeo-games. Com tantos recursos visuais e gráficos, essas telinhas ao alcance das nossas mãos acabam se tornando irresistíveis;
  • Isolamento: O uso do celular pode servir de “muleta” em momentos em que a criança ou adolescente deveria participar de atividades em grupo, causando isolamento e dificultando a interação.

Mas já que o celular está tão presente na nossa vida, trazendo tantos recursos e facilidades, como podemos inserir o seu uso nas salas de aula e aproveitar os benefícios que ele pode oferecer?


Pensando nas vantagens:


  • Educação sobre tecnologia: Mesmo tendo nascido já inseridos nesse mundo digitalizado, as crianças e adolescentes precisam ser educados sobre como utilizar essa tecnologia de uma maneira mais consciente e produtiva;
  • Interesse: Utilizar os artifícios disponíveis nos smartphones pode aproximar os alunos dos assuntos abordados e tornar as aulas mais interessantes;
  • Conhecimento: Com o direcionamento certo de conteúdos, o celular ajuda os alunos a aumentarem seus conhecimentos, com acesso a fontes diversas.

No Brasil, diversas escolas liberaram o uso dos aparelhos em sala de aula, com finalidade pedagógica. São vários os aplicativos que ajudam os alunos de todas as idades a aprender e se aprofundar sobre as mais diversas disciplinas: português, matemática, história, geografia, biologia, física, entre outras.


A diversidade e a apresentação de conteúdos, conjugadas com processos de aprendizagem adaptativa e inteligência artificial tornam essa abordagem rica e desafiadora. O acompanhamento próximo da escola e dos responsáveis é essencial para disciplinar as crianças e garantir que tudo corra bem.


Os smartphones também são ferramentas incríveis para facilitar a comunicação e aumentar o engajamento entre os atores envolvidos na jornada escolar. A Agenda Edu é um aplicativo de agenda digital utilizado por mais de 1000 escolas em todo o Brasil, possibilitando uma comunicação em tempo real, completa e eficiente. Queremos tornar alunos e responsáveis participantes ativos da rotina escolar, gerando valor e fortalecendo laços


Ainda não utiliza uma agenda digital na sua escola? Conheça mais sobre as vantagens da Agenda Edu! Você vai se surpreender!

Fonte: Fantástico


Agenda Edu

Recent Posts

Negociação de pagamentos escolares: parcelar ou não?

Sabemos que os pagamentos escolares são um dos componentes mais importantes para o funcionamento de…

1 semana ago

Atividades para fazer no Dia do Livro Infantil na sua escola

Já sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento e formação das crianças.…

2 semanas ago

Como gerenciar recursos financeiros da escola

A gestão financeira de uma escola nem sempre é uma tarefa fácil, embora ela seja…

3 semanas ago

7 motivos para usar Pagamentos Digitais do SuperApp na sua escola

Facilidade, comodidade e tranquilidade é tudo o que um gestor precisa para gestão financeira da…

1 mês ago

Soluções financeiras para ajudar sua escola ir além em 2024

O SuperApp Agenda Edu tem soluções financeiras que ajudam as escolas a cobrar, receber, matricular…

1 mês ago

Integração de sistema à aplicativos de gestão escolar: o que você precisa saber

A tecnologia veio para transformar o mundo em muitas formas, mas isso já sabemos. O…

1 mês ago