Gestores educacionais estão constantemente em busca de novas estratégias para aprimorar o ensino que oferecem. Afinal, é preciso, como instituição, ter diferenciais competitivos para que pais e alunos prefiram esta àquela escola; e como missão, facilitar os processos de aprendizagem e cumprir fielmente ao que se propõe. Pensando nisso, no post de hoje mostraremos a você como aumentar a eficiência da sua escola com o uso da tecnologia na educação.
–
A facilidade com que crianças (desde as mais pequenas) e adolescentes têm de manusear aparelhos eletrônicas é, muitas vezes, maior até do que a dos adultos. A tecnologia faz parte da vida deles desde o nascimento, o que torna a familiaridade com produtos como esses muito maior.
Como tudo isso está ligado à interatividade, os processos de aprendizagem tornam-se mais dinâmicos. Pedir a qualquer um deles que assista a uma aula tradicional, com quadro negro e giz de cera, seria um grande suplício e nada eficiente.
Pois bem, ao invés de “tentar afastar” os alunos das tecnologias durante o horário letivo, é preciso trazê-las para sala de aula de maneira pedagógica. São tantas as possibilidades de inserção de novos instrumentos que até mesmo os professores ficarão entusiasmados com as novidades.
As ferramentas tecnológicas também são importantes para dinamizar as rotinas administrativas escolares. Por meio de softwares e aplicativos é possível organizar melhor as atividades trazendo maior eficiência aos processos. Matrículas, cadastramentos, notas, frequências, pagamentos e outros documentos serão muito menos burocráticos e mais ágeis.
É preciso investir nesses serviços para que os processos de gestão sejam mais eficazes pois, com isso, a qualidade do ensino oferecido será elevada. Não se esqueça de que tão importante quanto ter ferramentas tecnológicas é a capacitação dos funcionários para que eles possam utilizá-las de maneira correta, extraindo delas todo o potencial.
As inúmeras atividades diárias nem sempre permitem aos pais acompanhar o desempenho estudantil de seus filhos como gostariam. Mesmo que eles conversem em casa sobre o que estão aprendendo e estejam presentes na realização de deveres e pesquisas, a proximidade com professores e orientadores pedagógicos também é de extrema importância. Como fazer-se presente na instituição nem sempre é fácil, atualmente é possível realizar o movimento reverso: “a escola” pode ir até os pais, onde quer que eles estejam.
Como isso funciona? Bem, é ai que entram as ferramentas tecnológicas. Com um aplicativo como o Agenda Edu fica muito mais fácil aproximar os responsáveis do ambiente escolar. Por meio dele, é possível visualizar comunicados, enviar mensagens, conhecer os planos de aula, saber a data de eventos e até mesmo ver fotos das crianças enquanto elas estão em atividades escolares. Além disso, é possível também receber informações mais pessoais, como o resumo do dia sobre a alimentação, sono, problemas de saúde etc.
Percebeu como as tecnologias trazem mais tranquilidade e participação dos pais na vida escolar de seus filhos? Como ela facilita os processos administrativos e pedagógicos em uma instituição? Conte-nos o que achou sobre o uso das tecnologias na educação enviando uma mensagem!
–
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…
View Comments
É uma eficiência de muita importante no processo educativo
É isso mesmo, Nerildo! A tecnologia vem para facilitar os processos e ajudar na aprendizagem. Se tiver alguma dúvida, conta com a gente! ?