Atividades para Educação Infantil: acolhimento e adaptaçãoLeitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 12 de janeiro de 2022
Atividades para Educação Infantil

author:

Atividades para Educação Infantil: acolhimento e adaptaçãoLeitura de 6 minutos

O acolhimento na volta às aulas se torna mais desafiador quando se trata dos pequenos. Existem atividades para Educação Infantil que podem ser incluídas no planejamento e ajudar na adaptação das crianças à nova rotina.


Volta às aulas 2022: checklist para se preparar para o retorno


Para as crianças, pode ser um tanto confusa a adaptação de deixar de ter aulas remotas para ir novamente (ou até pela primeira vez!) à escola. 


Esse desafio impacta não somente os educadores, como também as famílias. 


Guia de comunicação escolar na Educação Infantil e Berçário


O projeto pedagógico para a Educação Infantil deve atuar para garantir conforto e segurança emocional aos pequenos. 


Para isso, as escolas podem contar com a orientação das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo esta, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras.


É através destes dois pilares principais que a instituição de ensino tem o dever de assegurar aos pequenos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e se conhecer.


Seguindo esta referência, é possível realizar atividades para a Educação Infantil que proporcionem o sentimento de acolhimento e facilitem a adaptação das crianças ao ambiente escolar. 


Atenção às primeiras experiências da criança e da família na escola


O acolhimento deve acontecer já no início do ano letivo. A família também tem seu papel nesta missão. Por isso, é importante que a escola realize uma boa comunicação antes mesmo do início das aulas.


É indicado que seja separado um momento para reunir os responsáveis – presencial ou online – para apresentar a proposta da escola e as atividades de acolhimento e adaptação. 


Tão essencial quanto acolher os alunos, é acolher suas famílias. Esta tende ser uma fase que pode gerar certo estresse às crianças e os pais precisam sentir segurança vinda da escola. 


O primeiro passo para garantir a confiança das famílias é criando vínculos, comunicando com transparência e clareza. 


Lembre-se: as famílias podem ser grandes aliadas neste processo. As crianças que viveram o ensino remoto conviveram com suas famílias.


 Por isso, são os responsáveis que mais conhecem as crianças e podem ajudar nesse processo.


Separamos sugestões de atividades para Educação Infantil que podem ser aplicadas nesse retorno às aulas. Olha só!


4 atividades para Educação Infantil que promovem acolhimento e adaptação

Atividade 1: Explorar o ambiente da escola 


O sentimento de acolhimento começa pela sensação de segurança que aquele lugar proporciona à criança. 


A primeira atividade sugerida é a de explorar os espaços da escola, sejam internos ou externos. A proposta dessa brincadeira é estimular a familiarização com o espaço e a criação de vínculo com o ambiente


Essa atividade pode ser feita em grupo, com toda a turma. Você pode deixar a criança circular pelo espaço, interagir com objetos e observar seu comportamento, quais áreas chamaram atenção, etc.


Atividade 2: Promova o convívio social das crianças da turma


Durante o ensino remoto, as crianças não puderam ter suas habilidades sociais tão bem desenvolvidas quanto no ambiente escolar. 


Para muitas, esse espaço de troca e convívio com outras crianças pode ser novidade. Por isso, a segunda proposta de atividade para Educação Infantil é para promover interações entre as crianças.


Essa atividade por ser feita em conjunto com a primeira. A turma pode ser dividida em pares ou pequenos grupos e, ao fim, estimular as crianças a compartilharem o que mais chamou a atenção


Outra sugestão é pedir para que elas façam desenhos relacionados a algum tema e depois divida com as outras crianças. 


O mais importante na prática de promover o convívio é dar espaço para cada criança se sentir protagonista. E, se por acaso, houver conflitos, como disputa por brinquedos ou atenção, deve ser mediado de forma calma e acolhedora. 


É neste momento que a criança deve enxergar o educador com confiança


Atividade 3: Máscaras com enfeites de bichinhos


As medidas de proteção devem ser adotadas pelas escolas. Para os pequenos, o uso da máscara pode ser um desafio. Mas isso pode ser incentivado de forma mais lúdica.


A terceira proposta de atividade para Educação Infantil é a de transformar as máscaras das crianças com enfeite de bichinhos ou personagens. 


Nesta fase, é muito comum que as crianças criem identificação com figuras. Ao personalizar a máscara, elas poderão se sentir mais seguras e confortáveis para seu uso. 


Este ponto merece bastante atenção. A saúde e a segurança, tanto dos alunos quanto da equipe, deve ser prioridade para a escola.


Atividade 4: Contação de histórias 


Uma outra atividade que pode ser realizada é a de contação de histórias. Reunir as crianças em uma roda cria uma dinâmica de organização no espaço na qual elas podem olhar umas para as outras e observar o ambiente. 


A contação de histórias servirá como um estímulo à atenção e ao envolvimento dos pequenos num assunto. O educador pode, inclusive, interagir com os alunos ao dar diferentes opções de historinhas a serem contadas.


Ao final, também há a possibilidade de dar espaço de fala para os pequenos compartilharem o que acharam ou até fazer alguma brincadeira que se relacione com o tema. 


A importância do brincar no desenvolvimento infantil


Estas sugestões de atividades para a Educação Infantil abrangem os dois eixos estruturantes mencionados no início do artigo: interações e brincadeiras


São formas de manter os alunos engajados, promover o acolhimento e facilitar a adaptação à nova rotina escolar


Aproxime as famílias da rotina dos alunos com um app de comunicação escolar


Principalmente neste início de ano letivo, as famílias devem ser informadas sobre a rotina do seu filho. 


Os pais também podem se sentir inseguros por não terem a visão de como a criança está se comportando, o que antes era possível no ensino remoto. 


A agenda digital da Agenda Edu possui funcionalidades focadas em aproximar as famílias da rotina dos pequenos e deixá-los mais seguros quanto a todas práticas e atividades realizadas no dia. 


Com as função Diário, o professor ou professora podem detalhar o que foi feito no dia e adicionar observações individuais de cada aluno. 


Os pais terão acesso aos diários e podem acompanhar, mesmo de longe, como foi o dia do pequeno. 


Conheça as funções da Agenda Edu para facilitar a comunicação entre escola e família!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *