Ações pedagógicas na retomada: dicas do Colégio Nova DimensãoLeitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 18 de setembro de 2020
Aluna de máscara recebe álcool em gel de professora de máscara na sala de aula

author:

Ações pedagógicas na retomada: dicas do Colégio Nova DimensãoLeitura de 5 minutos

A volta às aulas presenciais já é uma realidade para muitas escolas. Já outras estão aguardando a liberação do Governo para o retorno. Além de protocolos de saúde e segurança, também é preciso preparar ações pedagógicas para o cenário atual. 


O Colégio Nova Dimensão, em Fortaleza, já retomou as aulas da Educação Infantil. Eles prepararam um plano detalhado para garantir que alunos e famílias estejam seguros e confiantes para voltar. 


Plano de retomada


Para criar o plano da sua escola, a primeira dica é garantir que todos os estejam envolvidos. Segundo o diretor do colégio, Paulo Remy, o processo de produção foi coletivo e feito a várias mãos. 


“Toda a equipe de gestão e professores participaram ativamente da construção desse material. Foi feito de forma colaborativa e gradativa, não foi feito somente quando anunciaram que seria possível o retorno. Ele foi sendo preparado desde o meio da pandemia e foi modificado a medida em que as boas práticas apontavam o melhor caminho ou quando a gente compreendia melhor a doença e as ações preventivas.”


A escola também contou com o apoio de uma médica infectologista para garantir que o plano estava de acordo com os melhores protocolos. Além disso, ele foi produzido com um olhar interno e externo, servindo para orientar a equipe e também ajudar os responsáveis a compreender tudo que estava sendo preparado e passar mais segurança. 


Conheça mais sobre o Colégio Nova Dimensão


Ações pedagógicas


É importante mostrar para as famílias quais são os protocolos de segurança e saúde que estão sendo implementados na escola, como organização e limpeza dos espaços, materiais e procedimentos.


Mas, não podemos esquecer como a pandemia afetou a aprendizagem. Confira algumas das ações pedagógicas criadas pelo Colégio Nova Dimensão:


Acolhimento dos alunos e famílias 


Os alunos passaram vários meses estudando no ensino remoto e lidando com uma pandemia, por isso é normal sentirem ansiedade e medo do retorno. Não é possível voltar como se estivéssemos de férias, é necessário receber a comunidade escolar com acolhimento e paciência. 


Esse processo de readaptação vai contar com o suporte do Núcleo de Saúde da escola, criando ações coletivas e individuais para identificar e minimizar os impactos socioemocionais dos alunos. 


Avaliação diagnóstica do ensino 


No ensino presencial ou remoto, os alunos têm o seu próprio ritmo e desempenho de aprendizagem. Essa diferença ficou ainda mais agravante por se tratar de um cenário completamente novo para todos. Além disso, os estudantes tiveram diferentes oportunidades e níveis de acesso às aulas e aos materiais, suporte dos familiares e até internet. 


A escola fez uma avaliação diagnóstica dos conteúdos passados nas atividades remotas e aplicou na segunda semana de retorno. O objetivo é avaliar a efetividade do ensino remoto individualmente e identificar a dificuldade de cada estudante durante o afastamento das salas de aula.


Avaliação diagnóstica: como fazer e qual sua importância?


Plano de recuperação de aprendizagem 


Utilizando o resultado das avaliações diagnósticas, a escola pode criar um plano de recuperação para os alunos que tiveram mais dificuldade. Assim, será estabelecido um calendário de recuperação paralela. 


Reorganização do calendário escolar


As ações pedagógicas devem auxiliar na revisão do planejamento anual. Pense em quais atividades ainda podem ser feitas em 2020, quais extraclasse podem ser realizadas, canceladas ou modificadas. 


Organize o calendário escolar com atividades remotas


Planejamento de atividades


Pensando na importância de conscientizar os alunos, a escola vai incluir conteúdos sobre etiqueta respiratória, técnica de higienização das mãos, informações sobre coronavírus e como respeitar os protocolos de saúde em casa e na escola.


Também não serão realizados eventos, comemorações ou atividades esportivas que possam criar aglomerações. Não serão propostas atividades fora da escola, como torneios esportivos ou aulas de campo. 


Como não perder a qualidade no ensino à distância


Ações pedagógicas para ensino híbrido


O ensino híbrido é a metodologia ideal para a retomada, já que divide as turmas para aprender em ensino presencial e remoto simultaneamente, ou seja, offline e online. No Colégio Nova Dimensão, a Educação Infantil também é dividida entre aulas polivalentes e atividades complementares. 


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


As aulas polivalentes são ministradas pelas professoras polivalentes. Nesse momento, as educadores ficam exclusivamente com os alunos presenciais ou remotos. Depois do intervalo, os alunos que estão na escola fazem atividades como aula de específicas e vivências lúdicas, sempre acompanhadas com a auxiliar da turma.


Já os alunos que estão em casa participam de atividades gravadas pelos professores. Os professores também continuarão utilizando o Google Classroom para a postagem e recebimento de materiais e atividades.


Crie o seu plano de ações pedagógicas


Para o Colégio Nova Dimensão, a criação do plano de retomada foi um processo importante e essencial para toda a comunidade escolar. A equipe também aprendeu durante o processo e mostra como é importante unir os educadores para trabalharem juntos. 


“A experiência foi fantástica porque foi um grande curso de capacitação oferecido para a nossa equipe. A medida em que você se debruça sobre aprender algo novo e desse aprendizado produzir um documento que vai ser utilizado por todos para conduzir nossas atividades, é uma maneira esplêndida de aprender”, conta o diretor. 


Confira o Plano ND na íntegra, exclusivamente na Agenda Edu. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *