Tá pensando em aderir as tecnologias de comunicação e informação em sua escola, mas está em dúvida em como começar a utilizar esse novo modelo de educação que só cresce no mundo todo? A Agenda Edu preparou 5 recomendações para você seguir e implementar as TICs em sua escola.
1. Conscientizar sobre sua importância:
Antes de tudo a escola precisa conscientizar à todos (alunos, funcionários, pais e responsáveis) sobre a importância e como devem ser aplicada o uso das tecnologias no ambiente escolar. Deve haver uma conscientização do uso das ferramentas para que se mantenha o foco no seu propósito.
2. Criar e otimizar conteúdo educacional:
O uso da tecnologia na sala facilita a aplicação de novas abordagens de conteúdo e ensino, todo o material criado deve ser pensado no formato de uma nova dinâmica de aula. Uma nova forma de passar o conteúdo que seja mais atraente e promova assim, um maior interesse. Além de novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender.
3. Treinar professores:
Já sabemos a importância do professor frente as tecnologias de informação e comunicação, desse modo, os professores devem estar aptos e seguros a utilizar a tecnologia na sala de aula. O professor como mediador e orientador tem um papel muito significativo de buscar novas alternativas para desenvolver o interesse dos alunos, por isso, é importante que os educadores e gestores sejam capacitados para o uso das tecnologias na escola.
4. Promover o uso seguro, saudável e responsável de tecnologias móveis:
Deve-se prestar atenção para que os alunos passem a usar a tecnologia móvel na sala de aula da forma correta. O uso das redes sociais precisa ser controlada e os sites de buscas não devem ser simplesmente para um “CtrlC+CtrlV” (comandos para copiar e colar), por isso, é importante a preparação dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula.
5. Usar tecnologia para melhorar a comunicação e a gestão educacional:
A tecnologia na educação não deve ser uma barreira e sim um meio de estímulo de comunicação entre pais, professores e alunos. Para isso, já existem os aplicativos que facilitam a comunicação entre pais/responsáveis e a escola, mas para isso, os aplicativos precisam ser o mais acessível possível e de fácil utilização devido a forma que os pais/responsáveis irão fazer a leitura e para que haja sucesso na interação.
“Observadores acreditam que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.”
Leve essa realidade para sua escola. Conheça a Agenda Edu.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…