Nordeste dá show em Olimpíada de História e tem o maior número de finalistasLeitura de 3 minutos

Notícias 14 de agosto de 2018
Olimpíada de história

author:

Nordeste dá show em Olimpíada de História e tem o maior número de finalistasLeitura de 3 minutos

Em sua 10ª edição, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia correspondem juntos a 67% do número total de professores e alunos finalistas na competição.

 

Não é de hoje que o Nordeste se destaca na tão disputada Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Na sua oitava edição (2016),  os grandes ganhadores foram os estudantes da região Nordeste, que conquistaram juntos um total de 43 medalhas, das 75 disponíveis.

 

Em 2017, em sua 9ª edição, o Nordeste levou um total de 52 medalhas. Estados como Ceará (26 medalhas) e Rio Grande do Norte (16 medalhas), foram os grandes destaques, conquistando o maior número total de medalhas na final.

 

De lá pra cá não mudou muita coisa,  na sua 10ª edição – que acontece nos dias 18 e 19 de agosto na Unicamp, em Campinas-SP – das 311 equipes que foram convocadas em todo o país, os estados da região Nordeste concentram o maior número de alunos e professores que participarão da final.  Destaque, mais uma vez, para o Ceará, que é o estado com maior número de finalistas (118 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (46 equipes); São Paulo (44 equipes), Pernambuco (34) e Bahia (12 equipes).

 

Em 2018 a olimpíada teve seu recorde de participações, somando um total de 57,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros.

 

Confira a lista de todos os estados com o número de equipes finalistas:

AC –  3

AL – 2

AM – 1

AP – 0

BA – 12

CE – 118

DF – 3

ES – 2

GO – 1

MA – 1

MG –  7

MS – 1

MT – 2

PA – 6

PB – 10

PE – 34

PI – 1

PR –  1

RJ – 8

RN – 46

RO – 1

RR – 1

RS – 2

SC – 2

SE – 1

SP – 44

TO – 1

 

Como funciona a Olimpíada de História

 

A olimpíada é um verdadeiro  trabalho em equipe, composta por três alunos e um professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe. Podem participar alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os alunos do Ensino Médio, seja de escolas públicas ou particulares.

 

Nesta edição, foram seis fases onlines, com duração de uma semana cada, onde os alunos tinham que responder perguntas de múltipla escolha e realizar tarefas diversas, interagindo com suas equipes, realizando pesquisas em livros e contando com a ajuda do professor para orientações. A internet foi um outro ponto de apoio para os participantes, onde era possível pesquisas rápidas.

 

A fase final da competição é uma disputa presencial, que acontece na Universidade Estadual de Campinas – SP. Os alunos realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas no dia seguinte. A etapa presencial promove um encontro onde alunos de todo o Brasil podem interagir entre si para uma construção coletiva de conhecimento.

 

Conheça a ONHB

 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, realizado pelo Departamento de História. Uma empolgante competição que traz uma proposta super inovadora e tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e promover discussões sobre variados assuntos, desde história do Brasil, pesquisas inéditas e debates.

 

🎊 Estamos na torcida 

 

Nós da Agenda Edu, também acreditamos na construção coletiva do conhecimento, por isso, desejamos as 311 equipes finalistas um super parabéns  e boa sorte na etapa final. E como bons nordestinos, uma forcinha a mais para essa galera que nos enche de orgulho, em especial aos cearenses, que a cada ano nos representa muito bem. Muitas conquistas para vocês!

 

Para saber mais, acesse: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

 

Fonte:
Olimpíada Nacional em História no Brasil