Ceará tem melhores escolas do Brasil, apesar de IDEB 2017 mostrar falhas na educaçãoLeitura de 4 minutos

Tendências em educação 10 de setembro de 2018

author:

Ceará tem melhores escolas do Brasil, apesar de IDEB 2017 mostrar falhas na educaçãoLeitura de 4 minutos

No último dia 3 de Setembro foram divulgados os resultados do Ideb 2017 –  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil, formado pelo Saeb (prova de português e matemática) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).


Mas, infelizmente, olhando o cenário nacional, não temos muito o que comemorar. Somente os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas. Todo o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário. Além disso, sete Estados (AM, RR, PA, AP, BA, RJ e SP) e o Distrito Federal tiveram queda nos resultados do Ensino Médio.


Nacionalmente, foram estabelecidas as seguintes metas para 2021:



Ensino fundamental/anos iniciais – 6,0
Ensino fundamental/anos finais – 5,5
Ensino Médio – 5,2


Veja também a evolução para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, segmentada por escolas públicas (estadual e municipal) e privadas:




Os resultados do Ensino Médio eram obtidos através do desempenho de uma amostragem de escolas até 2015. A partir do levantamento do ano passado, passou a ser aplicado em todas as escolas públicas.


Mas nem tudo está perdido. Salvo o resultado bastante desanimador a nível Brasil, tivemos alguns avanços localizados. Das 100 melhores escolas públicas de Ensino Fundamental do Brasil, 82 estão localizadas no Ceará. Já no Ensino Médio, 13 instituições de ensino médio cearenses também estão no grupo das escolas de maior qualidade do País.


Conforme os dados, Sobral é a cidade cearense com o melhor Ensino Fundamental. A média no município subiu de 8,8, em 2015, para 9,1 em 2017. Incluindo também o Ensino Médio, a nota subiu de 6,7 para a marca de 7,2. Assim, os números colocam a educação da cidade com a mesma avaliação de países desenvolvidos.


Nós, da Agenda Edu, ficamos muito felizes com os resultados alcançados pelos nosso conterrâneos! Parabéns para as escolas cearenses que conseguiram melhorar suas médias. Mas também ficamos preocupados com os resultados obtidos por todo o Brasil. Por isso, estamos sempre focados em oferecer as melhores opções para melhorar o engajamento de todos os atores envolvidos na rotina escolar. Queremos estar lado a lado da sua jornada educacional. Porque acreditamos que juntos podemos ir mais longe e assim podemos alcançar esse resultado.


Fonte: G1 e O Povo

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *