Quais são os problemas de comunicação na agenda escolar infantil?

Assunto:
Agenda escolar na educação infantil
Leitura de 3 minutos

A agenda escolar infantil, na maioria das instituições, é o principal meio de comunicação entre a escola e os responsáveis. A comunicação entre os educadores e a família é de extrema importância para que seja possível identificar as necessidades, saber como atendê-las e combinar os cuidados que deve ter com as crianças, mas na prática, como é feita essa comunicação? Os responsáveis estão participando do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos? No texto de hoje você verá quais são os maiores problemas enfrentados na comunicação das agendas escolares na educação infantil.

 

Como os professores preenchem as agendas?

 

É comum que a grande parte das informações que são enviadas na agenda de papel sejam relacionadas a recados institucionais, comunicados sobre a perda de algum material pessoal da criança, ocorrências sobre acidentes ou mordidas, solicitação de materiais, qual o tipo de roupa adequada para aquele dia.

 

É muito difícil que o professor enviei um agradecimento, ou algo relacionado ao desenvolvimento da criança, as informações são mais institucionais do que familiar. Desse modo, não é passada a rotina escolar da criança, o que dificulta mais ainda o relacionamento entre escola e família.

 

Para se criar uma parceria e fortalecer os laços entre escola e família, o ideal seria que na agenda escolar infantil fosse informado qual o tipo de atividade as crianças estão desenvolvendo, em que isso influenciará no seu crescimento. A alimentação, saúde, sonecas, coisas do dia a dia escolar do aluno também são importantes para o vínculo entre escola e responsáveis. Os avanços da criança durante sua permanência na escola, seja na oralidade, autonomia também devem ser repassados.

 

Os problemas na agenda escolar infantil

 

Um dos grandes problemas da maioria dos responsáveis é a falta de tempo, pais cuja a rotina de trabalho é longa e só conseguem ver as agendas no fim do dia, isso quando não esquecem, dificultando ainda mais a comunicação. Um outro ponto é a falta de comunicação entre os docentes, muitas vezes, um professor não sabe o que aconteceu com a criança no turno do outro professor. Sem contar com o grande número de agendas que eles precisam preencher manualmente todos os dias. A segurança da informação é outro ponto muito importante no processo de comunicação, onde você pode verificar com mais detalhes no post o quão seguro estão os dados dos alunos nas agendas escolares?

 

Como enfrentar os problemas de comunicação escolar?

 

A agenda digital escolar tem sido a melhor solução para o processo de comunicação das escolas, principalmente, no ensino infantil. Nela, é possível enviar informações por meio de computadores, tablets e os responsáveis recebem a agenda do dia em seus celulares. É uma comunicação muito mais rápida, segura e moderna. A Agenda Edu é agenda digital escolar de maior atuação no mercado, onde é possível enviar comunicados, eventos, resumo diário (alimentação, sonecas, fraldas, banhos), mural de fotos onde é enviada fotos do dia a dia do aluno para o seu responsável, entre outras funcionalidades que facilitam a comunicação e aproxima os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Além de mensurar o engajamento dos responsáveis com a escola.

 

Ficou curioso para saber na prática como funciona a Agenda Edu? Experimente agora mesmo em sua escola e ofereça aos responsáveis uma agenda escolar de qualidade.