Quais os problemas de comunicação na agenda escolar infantil?Leitura de 3 minutos

Agenda Edu 20 de julho de 2017
Agenda escolar na educação infantil

author:

Quais os problemas de comunicação na agenda escolar infantil?Leitura de 3 minutos

A agenda escolar infantil é o principal meio de comunicação entre a escola e os responsáveis na maioria das escolas. A comunicação entre os educadores e a família é importante para identificar e atender as necessidades das crianças. A questão é: na prática, como é feita a comunicação? Os responsáveis dos alunos estão participando do processo de aprendizagem? As crianças estão se desenvolvendo? Neste texto você verá os maiores problemas enfrentados na comunicação escolar da educação infantil pelo uso das agendas escolares.

 

Como o professor preenche a agendas escolar infantil?

 

A maioria das informações na agenda escolar de papel são relacionadas a recados institucionais, material escolar e ocorrências na escola.

 

É raro o professor enviar agradecimentos ou algo relacionado ao desenvolvimento da criança, as informações são mais institucionais do que familiares. Desse modo, a rotina escolar da criança não é transmitida para os pais, o que dificulta o relacionamento entre escola e família.

 

Para criar uma parceria duradoura e fortalecer os laços entre escola e família, o ideal seria que a agenda escolar informasse o tipo de atividade que a criança está envolvida e qual a importância para o seu desenvolvimento. A alimentação, saúde, sonecas e outras coisas da rotina escolar do aluno também são importantes para o vínculo entre escola e responsáveis. Os avanços da criança durante sua permanência na escola, seja na oralidade, autonomia ou outras áreas também devem ser repassados.

Veja também: “Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?”

 

Os problemas na agenda escolar infantil

 

Um dos grandes problemas da maioria dos responsáveis é a falta de tempo. Pais com longas rotinas de trabalho, que só conseguem ver as agendas escolares no fim do dia – isso quando não esquecem, dificultando ainda mais a comunicação. Um outro ponto é a falta de comunicação entre os docentes. Muitas vezes, um professor não sabe o que aconteceu com a criança no turno anterior. Sem contar com o grande número de agendas escolares que eles precisam preencher, manualmente, todos os dias.

A segurança da informação é outro ponto muito importante no processo de comunicação: você sabe o quão seguros estão os dados dos alunos nas agendas escolares?

 

Como enfrentar os problemas de comunicação escolar?

 

A agenda digital escolar tem sido a melhor solução para o processo de comunicação das escolas, principalmente na educação infantil. Nela, é possível enviar informações por meio de computadores e tablets e os responsáveis recebem os informativos do app escolar em seus celulares. É uma comunicação muito mais rápida, segura e moderna. A Agenda Edu é agenda digital escolar mais utilizada no Brasil, com mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuário. Pelo aplicativo escolar,  é possível enviar comunicados e resumo diário (alimentação, sonecas, fraldas, banhos), realizar pagamentos, programar eventos e postar fotos, entre outras funcionalidades que facilitam a comunicação escolar e aproximam os responsáveis da rotina e do ambiente escolar dos alunos. Além disso, é possível mensurar o engajamento dos responsáveis com a escola, detectando possíveis falhas de comunicação e trabalhando para melhorá-las.

 

 
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *