Jornada Edu – Edição SP | O desafio de aplicar tendências na escolaLeitura de 3 minutos

Agenda Edu 22 de agosto de 2018

author:

Jornada Edu – Edição SP | O desafio de aplicar tendências na escolaLeitura de 3 minutos

A Jornada Edu é o braço de conteúdo da Jornada Edu, onde queremos trazer novas ideias e nos aproximar ainda mais de todos os atores envolvidos na jornada educacional: escola, responsáveis e alunos. A Jornada Edu se reflete hoje aqui no nosso blog e também nos nossos encontros locais pelo Brasil.

 

Na Jornada Edu – Edição São Paulo, realizado no último dia 14 de Agosto, o tema do nosso painel de discussão foi “Tendências da educação e aplicações práticas“, onde levantamos uma série de iniciativas que permeiam o mercado atual de educação.

 

Mas sabemos que o grande desafio é sair da teoria e levar isso para a prática. Como podemos aplicar tudo de interessante que aprendemos e trocamos? Como impactar o dia a dia da escola? Veja o que nossos palestrantes recomendam para a escola viver mais abertamente para novas tendências da educação:

 

Andrea Nery – Google for Education

Uma pergunta que a escola pode fazer é: Será que eu mudei a dinâmica em sala de aula? Será que meus alunos são protagonistas, estou fazendo eles se sentirem parte daquela aula? O professor está atuando como facilitador? Os alunos trabalham bem em grupo, produzem conteúdos, usam a internet de forma consciente? Temos uma série de competências importantes para trabalhar com os alunos, mas isso não precisa estar atrelado à uma aula, isso tem que permear todo o discurso e toda a dinâmica escolar: professores, diretores e até mesmo os pais, que precisam estar engajados nessa jornada. Nosso desafio é estimular essas crianças, que não têm mais a paciência que a gente tinha, e que precisam cada vez mais acreditar no potencial que elas têm. Temos que usar o melhor da tecnologia como meio para mudar a educação no Brasil.

 

Leandro Beguoci – Nova Escola

O convite que eu faço para pensarmos em como incluir tendências e inovações no dia a dia está baseado na construção de confiança com os agentes escolares. Olhe para alguém que não é tão próximo e tente mudar esse jogo, construindo uma relação de confiança. Abraçar novas tendências muitas vezes é abraçar algo desconhecido. Então, pra colocar isso na rotina, a gente precisa começar com o que está mais perto, que parece mais fácil. É muito importante construir essa base com os pais, para que o processo seja mais fácil. Nosso interesse é o mesmo: educação das crianças.

 

Murilo Gun – Keep Learning School

Convido vocês a conhecerem o conceito de CNV – Comunicação Não Violenta. Isso mudou a minha visão de mundo. Parte da premissa de que a forma como a gente se comunica tem uma violência muito grande – que não está relacionada com palavrão, mas com um ataque direto, uma ironia, uma escolha ruim de palavras. As palavras falam muito sobre como a gente pensa e a CNV ajuda a gente a olhar a resolução de conflitos e aceitar o novo de outra maneira.

 

Mudanças nem sempre são fáceis, mas o universo educacional não permite que a gente fique parado no tempo. Vivemos em uma época hiper conectada e precisamos estar alertas para as melhores práticas que possam ser aplicadas nas escolas.

 

A Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico e que tem como propósito estar lado a lado na sua jornada educacional. Queremos aproximar cada vez mais a escola, responsáveis e alunos, criando um ambiente rico e engajador. Conte conosco nesse desafio.

 

Vamos juntos nessa jornada! 💜

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *