História de Sucesso: Escola Brasinha & Colégio LyonLeitura de 6 minutos

Agenda Edu 30 de março de 2020
Imagem com três colaboradoras do Colégio Brasinha & Escola Lyon

author:

História de Sucesso: Escola Brasinha & Colégio LyonLeitura de 6 minutos

Grupo educacional adota ensino 100% digital durante a suspensão das aulas. 


Instituição Ensino em Campinas/SP continua o plano de ensino totalmente online durante a suspensão das aulas, utilizando a Agenda Edu do Berçário ao Ensino Médio. 


A Escola Brasinha foi criada em 1979 e, 20 anos depois, formando um Grupo Educacional, foi fundado o Colégio Lyon, também na cidade de Campinas. Utilizando a metodologia humanista, o Grupo atende do Berçário ao Ensino Médio. 


Como parte do seu DNA, a tecnologia está presente na instituição para quebrar as barreiras físicas da escola e se fazer presente em todo lugar, tendo os professores como mediadores do conhecimento e como referências para os 800 alunos que hoje a instituição atende. 


Nesse contexto, existe o desafio de construir uma presença virtual mantendo a metodologia humanista. Foi por isso que, já em 2017, a Escola Brasinha e o Colégio Lyon passaram a ser parceiros da Agenda Edu. O Grupo acredita na valorização da convivência de todos os atores da jornada educacional, construindo um senso de pertencimento para promover um engajamento igualitário em todo processo de aprendizagem. 


A jornada educacional continua! 


Apesar de a tecnologia já estar implantada na sua rotina, com equipamentos para todas as turmas e treinamento constante para a equipe pedagógica, a instituição precisou se adaptar ao período de suspensão forçada das aulas causado pela pandemia do Covid-19. Para entender este processo de adaptação, conversamos com Thiara Pedico, Gestora Educacional do Grupo da Escola Brasinha e do Colégio Lyon.


Thiara dividiu com a gente como a Agenda Edu está sendo utilizada para manter o fluxo do plano de ensino, conectando escola, famílias e alunos durante a suspensão das aulas:


“Estamos sem aula há uma semana. Quando saiu a notícia, já corremos para tratar com os professores como seria. Fechamos a escola na quinta e já tínhamos vídeos prontos até o começo dessa semana. Agora, cada professor está gravando os seus próprios vídeos.” 


As crianças do Berçário estão recebendo vídeos das suas professores com músicas e leituras educativas. Já para alunos de 3 anos de idade até o Ensino Médio, as atividades continuam diariamente, com instruções sendo enviadas pela Agenda Edu, indicando o que precisa ser feito, em qual página do livro e, para complementar, um vídeo com correção da atividade. 


Leia também: Coronavírus | Prepare sua escola para acompanhamento remoto dos alunos


Até a educação física se manteve constante. Para os alunos mais velhos, o professor envia atividades de psicomotricidade, pilates e alongamentos para alunos e responsáveis, incentivando toda a família a manter corpo e mente ativos. 


O Grupo está realizando as aulas ao vivo, pela Agenda Edu, utilizando Google Hangouts, por meio da funcionalidade Eventos, sendo possível agendar, enviar lembretes diários para os convidados e transmitir as aulas. 


Entenda mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo.


Além disso, se for utilizada outra plataforma para transmissão ao vivo ou se for um vídeo gravado, a escola envia o link de acesso pela Agenda Edu. Dessa forma, consegue manter o controle de engajamento dos alunos e dar continuidade com sucesso no plano de ensino.


“Nunca tínhamos realizado uma videoaula, mas precisamos começar semana passada. Pela necessidade, fomos obrigados e a Agenda Edu está sendo essencial. Tudo que irá acontecer nós usamos a Agenda Edu para comunicar, mesmo que seja aula ao vivo por outra plataforma. Sem vocês, nada disso estaria funcionando.”


Os desafios de ser uma escola presente!


A Gestora Educacional do Grupo conta que os alunos enviam perguntas diretamente para o professor utilizando a funcionalidade Mensagens, evitando prejuízos na aprendizagem. Essa prática já era costume da instituição antes mesmo da suspensão das aulas, o que já construiu um fluxo aberto de comunicação entre escola, famílias e alunos. 


Saiba mais: Como fazer acompanhamento pedagógico remoto.


Da mesma forma, as outras atividades da escola não param: secretaria, financeiro e coordenações continuam normalmente os atendimentos, tirando dúvidas, enviando boletos e mantendo o contato constante com as famílias. Tudo funciona de maneira simples e organizada, pois cada setor e professor possui um canal específico na Agenda Edu, fazendo com que alunos e responsáveis se sintam amparados, atendidos da melhor maneira possível. 


“Os primeiros dias foram mais difíceis, alguns ficaram bem inseguros, mas agora estamos bem mais tranquilos, está tudo certo, feito e encaminhado. Todo mundo vai acostumando e vendo que funciona com eficácia. As famílias estão gostando e estamos recebendo  feedbacks superpositivos, além de que os alunos estão conseguindo manter a rotina.”


Paralela às mudanças na escola, presenciamos também uma transformação nas rotinas das famílias, sendo um essencial pilar para a jornada educacional continuar. 


“Eu vejo que o maior desafio não está sendo para a escola, mas sim para os pais e para as famílias como um todo, principalmente para Educação Infantil e Fundamental 1. Muitas mães não estavam acostumadas com a rotina de sentar com o filho, assistir videoaula e fazer uma tarefa… Mas, agora, conseguem ver mais de perto uma dificuldade de aprendizado do filho e como pode ajudá-lo. “


Os desafios estão sendo superados com o engajamentos de todos os atores: escola, mantendo a rotina de ensino e a disposição para se adaptar às necessidades do momento atual, com  criatividade e com um olhar positivo. A Escola Brasinha e o Colégio Lyon souberam enxergar  oportunidade na suspensão das aulas para construir uma educação ainda mais inclusiva, inovadora e resiliente.  


Do outro lado, as famílias se engajam ainda mais na jornada educacional, quando alunos se empenham para continuar a rotina e responsáveis abraçam o desafio de acompanhar cada etapa do processo de aprendizagem, estando mais próximos e ativos no dia a dia dos estudantes. 


“Eu diria que a Agenda Edu é essencial e não tem como fugir hoje em dia da tecnologia. Vejo escolas que não tinham esse hábito e tiveram que criar grupo de WhatsApp para se adaptarem. Porém, por Whatsapp, qualquer assunto pode ser levantado e tirar o foco da educação. Diferente da comunicação via Agenda Edu, que é direcionada, consegue focar no professor, controlar o tempo e toda a equipe tem seu horário de trabalho mais organizado.” 


Assista a seguir um vídeo que a Escola Brasinha e o Colégio Lyon prepararam para seus alunos e famílias: 




Sua escola ainda não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, adotamos o Movimento pela Educação Digital, e estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para escolas não parceiras, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite para a sua escola.


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *