História de Sucesso: Creche Escola Educa CenterLeitura de 5 minutos

Agenda Edu 17 de julho de 2019
professores e alunos comemorando com as mãos para cima

author:

História de Sucesso: Creche Escola Educa CenterLeitura de 5 minutos

Desde muito cedo a Creche Escola Educa Center – escola bilíngue, do bairro Renascença em São Luís do Maranhão – enxerga a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem. A escola atua há pouco mais de 25 anos, atendendo cerca de 180 alunos do berçário até as séries finais do fundamental I, em período integral e parcial.

 

André, um dos responsáveis pela área de T.I. da escola, conta que a tecnologia é integrada no aprendizado desde o berçário até o 5º ano do fundamental.

 

“Um projeto recente dos alunos, foi um onde eles compuseram uma música, utilizando os aplicativos que simulam instrumentos nos tablets. Eles gravaram o instrumental e depois adicionaram a voz”, conta o coordenador de tecnologia.

 

O envolvimento com as ferramentas (tablets, agenda digital, etc) reflete muito da proposta pedagógica da Creche Escola Educa Center, que utiliza a vivência prática como premissa para um aprendizado integrado, fazendo do aluno, o sujeito protagonista do seu próprio mundo.

 

A escola, conta com a “Cidade Center” , uma mini cidade projetada com teatro, supermercado, salão de beleza, salas de música, horta e outras estruturas que espelham a vida em sociedade e que unem as descobertas durante a jornada educacional com a rotina fora da escola.  

Essa imersão ajuda a desenvolver o senso de coletividade e ensina como é conviver com a pluralidade, de ideias, de realidades e o respeito pelo tempo de cada um, tratando o processo de desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo como único e dando as essas evoluções diárias uma base sólida e segura para se consolidarem.

 

Cientes de que esse é um aprendizado contínuo e que envolver a família e estender essas experiências – para que sejam proporcionadas também fora da escola – é parte essencial para se atingir bons resultados, a escola sentiu necessidade de tornar cada vez mais fluido e claro o diálogo com os responsáveis. 

 

“Nós usávamos a agenda do Google, o Classroom, mas enfrentamos alguns problemas com relação a operacionalizar essa ferramenta. Eu conheci a Agenda Edu, na edição da Bett Educar de 2018, só que naquela época, nós ainda usávamos essa ferramenta antiga. Quando passamos por esse período de adaptação, decidi trazer a agenda para cá. Entrei em contato, fui super bem atendido pela Rebeca e a agenda foi a solução.”

 

Ele também conta que foi um sucesso entre os pais, principalmente com os de crianças menores. 

 

“Quando mudamos, vimos que a Agenda Edu servia muito bem para todos os nossos segmentos, desde o infantil ao fundamental. Os pais adoraram, principalmente, o mural de fotos, eles são loucos pelo mural de fotos”, salienta André. 

 

A experiência com o produto anterior e o constante contato com tecnologia no dia a dia da escola, foi certamente um facilitador no momento de transição, tornando a equipe super aberta à novidade e acelerando  o processo de implantação da nova comunicação, inclusive, sem sofrer resistência por parte dos profissionais. 

 

“Com a equipe foi tudo muito rápido e tranquilo. A parte mais trabalhosa foi mesmo com alguns pais que ainda apresentavam dificuldade com a tecnologia. Mas aí, durante umas duas semanas eu fiquei atendendo eles em uma sala e só quando realmente tinham necessidade de vir à escola, quando não, conseguíamos resolver tudo online.”

 

Mais de 85% dos responsáveis já aderiram a agenda digital e os números de confirmação de leitura das informações enviadas através da nova agenda só crescem, mérito dos profissionais da Educa Center, que assumiram de verdade a missão de revolucionar a comunicação da escola, fato comprovado pelos números apresentados: 

A Creche Escola Educa Center é um ótimo exemplo de que fomentar essa cultura digital desde cedo, torna todo os sujeitos envolvidos (equipe, famílias e alunos) mais suscetíveis a propostas inovadoras, sejam aquelas que impactam gestão de processos, como é o caso da forma de se comunicar, quanto as que tocam o real propósito da escola: uma educação inovadora e completa.

 

Em relação às taxas de engajamento, André deixa como dica algo já pontuado até mesmo em alguns conteúdos aqui da Jornada Edu, como é o caso desse post: “3 dicas de como aproveitar o processo de implantação da Agenda Edu”, que é o fato de sempre enxergar sua equipe como aliada e fazer um bom uso da chamada “fase do encanto.” 

 

“Acho que o maior desafio é esse, fazer com que as outras partes da equipe entendam como deve ser o acompanhamento, e acredito que, essa também seja a melhor dica. Por exemplo, aqui, sempre que analisamos as visualizações e confirmações de leitura, pedimos que a secretaria entre em contato com os responsáveis que estão com números abaixo da média, para saber se eles estão enfrentando alguma dificuldade e se podemos ajudar em algo.”

 

Empoderar o time quanto ao uso das ferramentas, promover treinamentos e a confiança nesse uso, cria uma atmosfera de maior proatividade em relação a melhorias que podem ser implementadas na sua escola, seja trazendo novas sugestões de recursos, ou até mesmo desenvolvendo novas estratégias para o uso de ferramentas já existentes. 

 

E então, já pensou em levar mais tecnologia para sua escola e ainda melhorar sua comunicação com famílias? Clique aqui e conheça mais da Agenda Edu.  

 

Faça como a Creche Escola Educa Center e transforme a comunicação da sua escola em um case de sucesso. Baixe grátis nosso e-book!

 

Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
2 comentários
  1. CLEONICE TENORIO DE MELO

    MARAVILHOSO! LI TODO O CONTEÚDO. MUITO INSTRUTIVO. eU COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ACRESCENTOU MUITO O MEU CONHECIMENTO A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. OBRIGADA.

    • Agenda Edu

      Oi, Cleonice! Que bom que você gostou do nosso conteúdo e muito obrigada pelo seu comentário. Aproveita e se inscreve em nossa newsletter para não perder nada! 💜 Conta com a gente! ;)

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *