Princípios que vão contra a autonomia e a liberdade do indivíduo são questionados na sociedade atual, e nas escolas isso não é diferente. Apesar disso, a consolidação de uma gestão escolar democrática ainda é um desafio para muitos diretores.
Embora, esse tipo de gestão seja preconizada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) algumas escolas encontram dificuldades em se adequar às mudanças e inovações que os atuais programas educacionais pendem.
Mais ainda, muitas escolas não compreendem a importância de uma gestão democrática e como estruturá-la.
Diante disso, vamos tratar aqui de como esse tipo de gestão pode ajudar a trazer resultados satisfatórios para sua escola e como estruturar.
Confira a seguir!
Antes de definirmos a gestão escolar democrática, é importante enfatizar que ela pode ser responsável pelo desenvolvimento educacional da escola, trazendo resultados positivos tanto no crescimento da instituição quanto na comunicação com toda a comunidade escolar.
Desse modo, pode-se entender que esse tipo de gestão é focada nas pessoas, ou seja, todos os atores educacionais: coordenadores, professores, alunos e responsáveis, são ouvidos e ganham seu protagonismo dentro da escola.
Nesse tipo de gestão escolar, prevalece o ‘nós’, gerando um ambiente de confiança mútua, onde há maior participação de todos e mais conversas em grupos para discussões do que é melhor para o ensino.
Além disso, um importante indivíduo ganha destaque e voz na tomada de decisão: os professores. Sendo assim, na gestão democrática, ele obtêm o devido espaço para planejar, administrar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, controlar e avaliar as atribuições que lhes são confiadas, tendo poder de escolhas na sua metodologia de ensino, bem como, na sua didática.
Destaca-se ainda a presença de princípios bastante enfatizados e que são seguidos. Veja a seguir:
Ao considerarmos os princípios acima mencionados, pode-se perceber o desafio que gestores têm de tornar esse modelo de gestão uma realidade nas escolas, uma vez que tem como papel fundamental a transparência e a igualdade.
Para que esse tipo de gestão faça parte de uma escola, coordenadores e diretores precisam estar bem alinhados, prontos para que demais colaboradores e alunos ganhem o seu espaço.
Dessa forma, a administração precisa estar aberta a renovação de ideias e novas técnicas pedagógicas que serão levantadas pelos professores, por exemplo.
Outra forma de integrar outros atores da comunidade escolar, é dando mais voz aos alunos, dando-lhes a oportunidade de se tornarem protagonistas da sua jornada educacional.
Por fim, não menos importante, torne uma das maiores vantagens de uma gestão democrática a sua maior aliada: a comunicação com as famílias.
Para finalizar, é importante que fique claro que numa gestão escolar democrática é essencial que todos participem do processo educativo. Mais ainda, que a gestão perceba que isso não tirará sua importância, pelo contrário estará garantindo que novas ações educacionais ganhem espaço e que a integração das ideias aprimore a sua gestão como um todo.
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