Ferramentas do Google para o ensino

google-para-o-ensino
Leitura de 3 minutos

 

Quem não conhece o Google, hein!?

 

Se você já teve que buscar por uma palavra, por um tema, encontrar uma foto ou um lugar… Provavelmente, usou o site da Google para fazer isso. 

 

Mas será que conhecemos todas as ferramentas?

 

Hoje vamos listar pra você as ferramentas Google que podem ser utilizadas para melhorar as aulas dentro de fora de sala.

 

Afinal, podemos aprender em qualquer lugar, basta querermos! E hoje, estudar ficou bem diferente que há tempos atrás, não é verdade?!

 

O que antes era um grande e pesado dicionário, hoje é o Google. O site mais acessado do Brasil, de acordo com a pesquisa elaborada pela Alexa, da Amazon. No ranking as três primeiras posições são do buscador: google.com.br, youtube.com e google.com. E no ranking mundial, as duas primeiras posições são as mesmas. O site completa em setembro desse ano, 18 aninhos.

 


 

O buscador trouxe verdadeira revolução no campo da pesquisa virtual, trazendo resultados sobre qualquer assunto que você precisar. E saber pesquisar é muito importante para achar bons conteúdos e lugares seguros para navegação.

 

A Google disponibiliza várias ferramentas que podem ser usadas para a educação. Eles até fizeram algo específico para a educação (Google for education), mas a diversidade de ferramentas somado a criatividade e ao upgrade de muitos professores, é que fazem delas grandes armas na hora de ensinar.

 

Vamos listá-las agora, mas nos próximos posts vamos mergulhar nas possibilidades de uso de algumas delas. Como faz, por exemplo, o professor Idelfrânio Moreira. Que utilizar vários recursos digitais para incrementar sua aula.

 

 

Veja aqui o post do Professor Idelfrânio, do @FísicaMarginal, sobre o aulão que aconteceu em praça aberta num shopping de Fortaleza.

 

 

Ele conta como foi a interação com os alunos sem usar quadro, nem projetor e nem um tipo de material impresso. Idelfrânio é um dos nossos parceiros que compartilha com a gente suas experiências e tem, sempre, lugar reservado em nosso blog.

 

Para começar, sugerimos que tenha uma conta de e-mail no Google, claro! Afinal você vai precisar se cadastrar para conseguir usar as ferramentas. Caso não tenha uma conta na Google, clique aqui!

 

Depois da sua conta ativa, agora é hora de abrirmos o leque de possibilidades. Sugerimos algumas que são bem legais para usar na sua aula.

 

 

Dentro de sala de Aula

 

Antes de listar, vale lembrar que serão necessários equipamentos e conexão de internet para usar as ferramentas. 

 

Fora da sala de Aula

 

É um desafio fazer com que os alunos se encantem em estudar durante a aula, imagine propor que estudem fora de sala de aula, não é?! Pois bem, mas pode ser sim que você consiga conquistar alunos propondo uma metodologia diferente. Como o que é chamado de educação híbrida. Que nada mais é propor que os conteúdos sejam vistos de casa e em sala fazer algo bem mais prático. Isso pode otimizar bem o tempo e o aprendizado deles.

 

 

Olha as Ferramentas

 

💜  Gmail

💜  Hangouts

💜  Youtube

💜  Drive

💜  Formulários

💜  Sala de aula

💜  Docs (Documentos, Planilhas, Slides, apresentações)

💜  Maps

💜  Earth

💜  Grupo de estudos

💜  Google Code university

💜  Sky

💜  iGoogle

💜  Agenda

💜  Accessibility

💜  Apps

💜  Tradutor

💜  Sortd

 

Quantas ferramentas! Por isso esse é o primeiro post de outros que iremos fazer para você. A ideia é trazer algumas das potencialidades dessas ferramentas para uso dentro e fora de sala de aula.

 

Para começar a detalhar as potencialidades das ferramentas Google, aguarde nosso próximo post sobre Google Drive por Idelfrânio Moreira!