História de Sucesso: Escola de Educação Infantil OliveiraLeitura de 7 minutos
Experiência de superação se transforma em educação com propósito
Você já parou para pensar em como surge uma escola? Pode ser somente o desejo de ensinar, o amor pela educação ou uma história de muita superação. Para a Escola de Educação Infantil Oliveira, foi uma combinação de tudo isso.
Mesmo durante uma pandemia mundial, o colégio continua fortalecendo os pilares da sua criação: ensinar cada criança com um olhar individual. E é acreditando nesse propósito que é possível engajar qualquer aluno no seu aprendizado.
Uma história de superação
A Escola de Educação Infantil Oliveira começou sua história muitos anos atrás, quando a diretora, Adriana Oliveira, passou por um experiência que mudou a sua vida. Ela é pedagoga e vem de uma família de professores que sempre acreditaram na pedagogia tradicional.
Seus dois filhos mais velhos sempre foram bem na escola, o que fez ela nunca questionar sua posição como educadora. Mas, o nascimento do seu terceiro filho há 13 anos virou o jogo.
Devido a uma síndrome hematológica na gravidez, o bebê nasceu com grau 2 de hemorragia cerebral e ficou 45 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele não deveria conseguir andar, nem falar, mas depois de muitas superações, chegou o seu momento de ir para a mesma escola dos irmãos.
“Ele passou a não querer ler, nem aprender, mesmo com apoio de especialistas. Eu, como mãe e professora, me sentia muito mal, foi muito difícil. Pensava ‘como deu certo com meus dois filhos e pra ele não?’, mas eu não conseguia ligar a dificuldade da fala dele com o aprendizado. Alguns dias depois, ele me disse ‘mãe, eu não quero ir pra escola porque eu sou muito burro’, eu disse que não, mas ele insistiu e disse que a professora mostrou uma prova dele pra turma toda. Ele tinha tirado 4.”
Assim, Adriana foi até a escola, mas ao invés de ser acolhida, relata que a coordenadora disse que seu filho não tinha capacidade para continuar estudando e que não poderia mais ajudá-lo.
Educação com propósito
Nesse momento, surgiu o projeto da Escola de Educação Infantil Oliveira. “Nosso propósito é respeitar a individualidade de cada criança, com acolhimento e olhar para cada uma. Existem várias multiformas de ensinar às crianças, a educação precisa evoluir e abranger todos os meios de conhecimento”, conta Adriana.
Hoje, a escola sentiu o baque da pandemia do coronavírus com a perda de vários alunos. Mas, eles acreditam que os estudantes e famílias que permaneceram no colégio realmente acreditam no seu trabalho e acolhimento.
Na educação remota, as videoaulas foram o formato escolhido para continuar próximo dos alunos. “A pandemia veio para ensinar que os responsáveis também fazem parte da escola, as crianças também precisam aprender em casa”, explica Adriana.
Um passo à frente
Durante este momento, a parceria da escola com a Agenda Edu foi essencial. As videoaulas eram gravadas pelos professores, carregadas no Youtube e depois enviadas para os alunos pela plataforma. Assim, os responsáveis podem acessar a qualquer momento para ajudar os alunos.
“Eu senti a nossa árvore sendo podada, fiquei muito insegura. Mas saber que poderia fazer videoaulas me deixou mais tranquila. Na Educação Infantil, os alunos dependem os pais para acompanhar. A Agenda Edu ajudou a mandar recados, responder, eu me senti muito mais segura.”
Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo
Além disso, as famílias são muito próximas da escola e por isso gostam de enviar muitas mensagens, conversar e até desabafar. Utilizando um aplicativo como WhastApp, era difícil controlar o fluxo de mensagens, mas com Agenda Edu fica tudo registrado e organizado.
Agora, a escola alcançou 100% de adesão dos responsáveis. Nesse momento de crise, alguns até precisaram mudar detalhes do contrato e a escola registrou todas as solicitações pela Agenda Edu. “Desde o início da pandemia, a minha visão de pedagoga mudou muito e a Agenda Edu veio para somar a todas as mudanças da nossa escola”, explica Adriana.
Da agenda de papel para digital
A Escola de Educação Infantil Oliveira foi a primeira da sua região a adotar uma agenda digital, em Jandira (SP). Antes, eles utilizavam a agenda de papel, mas logo perceberam que era preciso ir além.
“A educação precisa evoluir e tudo que está nela precisa evoluir também. O acesso na agenda digital é muito melhor, não dependemos dos alunos. Todos os educadores utilizam muito bem, inclusive os professores de balé, judô, o nutricionista e fonoaudiólogo”, conta.
A Agenda Edu também faz parte do projeto da escola de olhar cada criança individualmente. Eles acreditam que a escola é um todo, mas tem que pensar no individual de cada aluno. Afinal, cada um tem um jeito de aprender.
“Crianças com ou sem nenhuma dificuldade de aprendizado conseguem aprender e criar o hábito de pensar. E o hábito de pensar faz você conhecer as coisas. O momento é de reflexão e ter a certeza de que, seja qual for o cenário, é preciso evoluir. Não podemos ficar parados no tempo, você precisa fazer acontecer. Se uma só criança se beneficiar da escola, já vale a pena.”
A história da escola e da Adriana já impactou centenas de alunos em São Paulo. Agora, os diários que ela escrevia enquanto estava no hospital vão virar livros e impactar ainda mais pessoas, mostrando que a educação é capaz de transformar vidas.
Eliane de Oliveira
Se em palavras essa escola é maravilhosa. Um lugar de acolhimento realmente pessoas especiais que cuidam com muito carinho e dedicação dos nossos pequenos. Pessoas extremamente competentes e ao mesmo tempo com um olhar diferente para o ser humano. Meu filho frequentou a escola Oliveira e se desenvolveu muito na parte pedagógica como também na parte emocional, afetiva. Agradeço muito a eles e super indico a escola Oliveira, uma família muito especial.
LUCINÉIA MESSIA DOS SANTOS
Parabéns a todos da Escola Oliveira que acolherão meu filho com tanto carinho.