Começo do ano, semana pedagógica rolando e com ela todos os planos e estratégias para o 2024 da sua escola. Mas sua equipe escolar está pensando em estratégias de marketing educacional para alavancar os resultados do ano?
Esse momento pode ser desafiador do ponto de vista de planejamento, visto que a gestão escolar precisa não apenas entender as necessidades internas da escola, mas, também, compreender as exigências do mercado.
Por isso é tão importante que as escolas estejam atentas às Marketing Trends, ou, em bom português, as tendências de marketing para 2024.
Vale lembrar, é claro, que nem toda tendência se aplica às escolas como modelo de negócio, mas é válido a gestão escolar estar atenta aos movimentos de mercado para surfar as ondas que atendam ao público escolar.
Nesse sentido, antes mesmo de conhecer as tendências, é necessário que a escola entenda profundamente seus clientes, suas preferências, hábitos e necessidades. Assim, será fácil chegar a resultados espetaculares.
Mas, afinal, quais são as tendências de marketing que devem estar no radar das escolas em 2024? Siga lendo esse artigo para descobrir.
Uma das tendências de marketing educacional mais claras para esse ano é o uso da Inteligência Artificial no processamento e análise de dados escolares.
Nos próximos anos as escolas irão observar o uso cada vez mais forte de IA para otimizar atividades cotidianas, por meio de algoritmos inteligentes, bem como a análise dos dados coletados com mais assertividade e rapidez.
Isso permitirá que as escolas tracem estratégias cada vez mais corretas, tanto no quesito administrativo/financeiro, quanto no pedagógico.
Entre os principais avanços envolvendo IA nas escolas estão: aprimoramento da personalização do pedagógico, suporte mais próximo e rápido para clientes e análise de dados em grande escala.
🤖 Inteligência Artificial na educação: como aplicar e principais alertas
Outra tendência de marketing educacional que exige atenção das escolas em 2024 é a produção de conteúdo para redes sociais.
Que a presença nas redes é importante, tanto para posicionar a escola como negócio, quanto para atrair novos alunos; isso todo mundo já sabe.
Mas existem alguns conteúdos que demandam especial atenção e que podem trazer resultados ainda melhores para as escolas. São eles:
🎯 Como as novas tendências tecnológicas vão revolucionar a educação nos próximos anos
A tendência de fechar parcerias com influenciadores digitais segue forte. Porém, nos últimos anos esse panorama tem mudado um pouco de figura.
Apesar de muitas marcas ainda investirem em parcerias com grandes influenciadores, tem se desenhado a busca por criadores de conteúdo menores.
A vantagem dessa prática é a maior identificação que os chamados microinfluenciadores possuem com o seu público, que entende esses criadores como ‘gente como a gente’ e, portanto, próximos à realidade da pessoa comum.
As escolas podem embarcar nessa tendência usando pessoas que vivenciam, diariamente, a rotina dentro da instituição, sejam estudantes, sejam responsáveis, ou, ainda, pedagogos.
O importante é abrir um canal de relação entre a escola e o seu público, de forma mais natural possível.
📢 Marketing educacional: por que sua escola precisa disso?
Outras importantes trends que vêm se estabelecendo nos últimos anos são a criação de comunidades em torno de um negócio e o respeito à diversidade, tanto no quesito equipe, quanto na produção de conteúdo de marca.
Comunidades são grupos de pessoas que se reúnem online em torno de um interesse comum. Você sabia que, segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot, 1 em cada 5 usuários de mídia social se juntou ou participou de uma comunidade online nos últimos meses?
Esses espaços são ótimos para a sua escola trabalhar o posicionamento de marca, ao passo que envolve seus clientes e potenciais clientes de forma autêntica e próxima.
No que tange à diversidade, outra trend que tem ganhado força nos últimos anos, é importante levar em consideração questões como a acessibilidade digital – ainda pouquíssimo explorada pelas empresas brasileiras.
Nesse sentido, é válido que a escola levante essa bandeira, dentro e fora de seus muros, inclusive nas suas redes sociais. Pensando em conteúdos e formatos que incluam pessoas com deficiências visual, auditivas, dislexia e epilepsia, por exemplo.
💜 Educação Inclusiva: o que a escola pode fazer a respeito?
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O pedagógico também tem espaço dedicado, com funcionalidades que poupam até 16 horas semanais da equipe, com preenchimentos automáticos e módulos personalizáveis.
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