[Ebook] Como transformar a comunicação da sua escola em um case de sucessoLeitura de 4 minutos

Materiais Gratuitos 15 de março de 2019
Cases de sucesso Agenda Edu

author:

[Ebook] Como transformar a comunicação da sua escola em um case de sucessoLeitura de 4 minutos

No Dia da Escola preparamos um material super especial com a história de cinco escolas que vêm se destacando e driblando problemas de comunicação e engajamento escolar. Inspire-se e faça da comunicação um diferencial na jornada educacional.


A comunicação é um ponto fundamental para garantir um bom relacionamento entre família e escola. Porém, estabelecer uma comunicação efetiva e de qualidade, ainda é um dos grandes desafios enfrentados pelas instituições de ensino.


Muito se fala sobre tecnologia e inovação nas escolas, mas sabemos que o medo de mudar processos e lançar novidades ainda existem, principalmente em escolas muito grandes. É normal que surjam diversas dúvidas e questionamentos: como implementar a tecnologia na escola? O que muda? Quais os maiores desafios? Como será a aceitação dos responsáveis? Será que minha equipe vai se adaptar?


Todas as dúvidas são muito importantes e fazem parte da realidade de muitas escolas. Porém, existem instituições que encaram o desafio e vêm se destacando e driblando problemas de comunicação e engajamento escolar por meio da Agenda Edu, o aplicativo escolar que facilita a comunicação e melhora o relacionamento entre família e escola com interações que geram valor.  


Clique aqui para baixar grátis o ebook!


Como manter uma comunicação alinhada com milhares de alunos?

Escolas muito grandes, geralmente, apresentam mais receio e medo na hora de inovar, afinal, mudanças mexem com a escola inteira, são mais pessoas que precisam se adaptar ao novo.


Porém, estabelecer uma comunicação digital é mais um caminho para inovar e utilizar a tecnologia no processo de engajamento das famílias no ambiente escolar. É normal que algumas pessoas fiquem receosas, achando que mandar muitas informações digitalmente podem acabar afastando as famílias da escola, mas isso não é a realidade.


“Você acha que está afastando o responsável, mas você não está afastando, porque você está informando e se disponibilizando a atender quem quiser ou precisa de um acompanhamento mais próximo. Acho que a tecnologia nos ajudou a engajar essa mãe e esse pai, que estão participando mais porque estão tendo mais acesso às informações”, completa Lilia, diretora do Colégio Farias Brito.

O medo de uma mudança desse tamanho foi substituído por uma resposta positiva não só dos responsáveis, mas também dos milhares de alunos que agora podem organizar melhor a rotina de estudo, acompanhar todas as atividades e ter acesso, de forma fácil e simples, às informações escolares.


Como melhorar a comunicação na Educação Infantil?

A comunicação com os responsáveis é um ponto essencial para a aprendizagem dos alunos na Educação Infantil. Quando bem aplicada, ela pode ajudar no desenvolvimento do aluno, reduzir conflitos, aproximar os responsáveis do ambiente escolar e até mesmo entender as necessidades das crianças.


Cada vez mais as instituições de ensino estão em busca de novas formas de interagir com os responsáveis e utilizam a tecnologia nessa tarefa. Dessa forma, é natural a busca por uma solução para melhorar a comunicação com os responsáveis, que é um ponto muito sensível e muito importante nos primeiros anos escolares.


Leia também: O uso das tecnologias na Educação Infantil

“Percebemos que as nossas professoras estavam perdendo muito tempo preenchendo a agenda de papel, tempo esse que deveria ser utilizado para focar mais nos alunos. Ao implementar a Agenda Edu só tivemos ganhos: Além da facilidade e praticidade de uso, ganhamos tempo e resultado”, afirma Leandro, Diretor Comercial da Escola Espaço Inicial.


Como inovar sem perder a tradição?

As rápidas transformações fazem parte da vida de todos, estamos hiperconectados e as coisas mudam constantemente, até no ambiente escolar. O ensino tradicional, por exemplo, precisa ser adaptado à realidade em que os  alunos se encontram, onde a comunicação é mais digital e o acesso à informação é rápido.


Implantar uma comunicação digital é um jeito de inovar sem perder a tradição, fazendo com que alunos, responsáveis e toda a equipe pedagógica estejam em sintonia com uma comunicação moderna, simples e eficiente.


Como entender o processo e preparar os responsáveis?

Precisamos entender que mudanças geram fases de adaptação e, mais do que isso, são essas fases que proporcionam os impactos e constroem a relação que alunos, equipe e responsáveis terão com as novidades da escola. Alinhar todos os envolvidos de maneira correta é o que define a maior parte dos cases de sucesso.


A participação dos responsáveis na rotina escolar possui uma grande importância no desenvolvimento e no processo educacional do aluno. Por isso, ao optar pelo aplicativo de comunicação escolar, é importante informar aos responsáveis, mantê-los atualizados e presente para ajudar no que for preciso.


Você pode encontrar as respostas para todas essas dúvidas com mais detalhes baixando o nosso ebook que mostra na prática como cinco escolas que fizeram da comunicação um diferencial na jornada educacional. Não deixe de conferir, é grátis!




         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *