História de Sucesso: Colégio Farias Brito

Case de sucesso Agenda Edu
Leitura de 5 minutos

Com mais de 83 anos de história, o Colégio Farias Brito é uma história de sucesso e grande referência no Brasil, atuando do berçário ao ensino superior (através da FB Uni). Um sonho que começou com o casal de educadores – Hildete de Sá Cavalcante e Ari de Sá Cavalcante – e hoje se espalha por 18 sedes no Ceará, divididas por faixa etárias (FB Baby I, FB Baby II, FB Junior, FB Jovem e FB Vestibular). 

 

O Farias Brito se tornou uma organização de tradição, que traz o melhor do ensino para que seus mais de 14 mil alunos alcancem resultados acima da média – é hoje o colégio que mais aprova no ITA e IME e também é primeiro lugar do ENEM em todo o país.

 

Ocupar esse lugar de referência faz com que a direção da escola esteja sempre atenta às transformações que possam impactar o dia a dia dos alunos. “O mundo hoje é digital, por isso, ano após ano, a gente tenta melhorar esse aspecto em nossa rotina. As nossas crianças, desde o infantil 1, já têm aulas com tablet porque elas são nativas digitais, já nasceram touch screen e já tem essa convivência desde cedo”, explica a Diretora Lilia Prisco.

 

E essa relação com a tecnologia ainda vai além. Um dos projetos mais inovadores do Farias Brito é o FB Ideias, uma aceleradora de Startups que promove Startup Weekend, em Fortaleza. O CEO da Agenda Edu, Anderson Morais, é ex-aluno do Colégio Farias Brito e a ideia da Agenda Edu nasceu no Startup Weekend. Assim que a diretoria soube desse projeto, logo se apaixonou e apostou na proposta: 

 

Os pais dos nossos alunos menores são pais jovens, e também já são dessa era digital. Esse foi um dos grandes motivos que nos impulsionou a procurar um recurso digital para agilizar nossa comunicação, porque hoje o mundo é muito rápido. Antes, os responsáveis só viam a agenda dos filhos quando chegavam em casa à noite, depois do trabalho. Com a Agenda Edu eles acompanham o dia a dia dos filhos na escola em tempo real. Para o berçário/creche é ainda mais rico, pois é possível acompanhar se a criança comeu, dormiu, tomou banho, etc”.

 
Implantar um novo processo de comunicação pode gerar uma ansiedade nas equipes envolvidas, ainda mais em escolas tão grandes. Mas se o projeto for bem organizado, tudo ocorre de uma maneira bem tranquila e fácil. No caso do Farias Brito foi feito primeiro um piloto no segundo semestre, com crianças do berçário e infantil 1. Como, em sua maioria, essas crianças têm pais mais jovens, a ideia da agenda digital foi bem aceita de imediato por todos. 

 

A equipe de Sucesso do Cliente da Agenda Edu deu todo o suporte para o cadastro dos pais e treinamento dos professores. Esse trabalho em conjunto foi tão forte que criou-se uma amizade muito grande entre as equipes da Agenda Edu e do Farias Brito. Em apenas 3 meses a comunicação via Agenda Edu já estava rodando tão bem que, no ano seguinte, toda a Educação Infantil já utilizava e, em mais um ano, o colégio inteiro (até o pré vestibular!) estava integrado na plataforma.

 

Os números de uso no último ano dão um gostinho desse sucesso:

História de Sucesso: Colégio Farias Brito 1

E essa parceria trouxe uma série de vantagens. Lilia explica:

 

“A primeira grande vantagem foi na parte de custos, nós reduzimos bastante nosso custo gráfico, porque gastávamos muito papel. O Farias Brito é uma escola associada a rede Unesco, tem toda uma preocupação com a questão ambiental e do meio ambiente, e a Agenda Edu nos ajuda nesse objetivo, além de ser mais um argumento a ser trabalhado com os pais. Hoje em dia a gente já não usa mais quase nada em papel, vai tudo na Agenda Edu. Outro ponto é que a comunicação digital tornou a nossa comunicação muito mais rápida, muito mais eficiente, porque agora temos uma forma segura de saber quem viu, quem não viu, quem confirmou…  está tudo registrado, então para nossa segurança é muito bom”.

 
Estabelecer essa nova forma de comunicação é mais um caminho para utilizar a tecnologia no processo de engajamento das famílias no ambiente escolar. Algumas pessoas podem ficar receosas, achando que mandar muitas informações digitalmente podem acabar afastando as famílias da escola, mas isso não é a realidade. 

 
Cada escola precisa entender o seu processo e se organizar da melhor maneira. Engajamento é sempre um dos maiores desafios na rotina escolar. No Farias Brito, um dos últimos processos alterados foi o envio de boletim. Antes, os pais tinham que comparecer nas reuniões da escola para pegar o boletim, mas agora, a partir do 6º ano, não existe mais boletim impresso. 

 
O medo de uma mudança desse tamanho foi substituído por uma resposta positiva dos responsáveis. “Você acha que está afastando o responsável, mas você não está afastando, porque você está informando e se disponibilizando a atender quem quiser ou precisa de um acompanhamento mais próximo. Acho que a tecnologia nos ajudou a engajar essa mãe e esse pai, que estão participando mais porque estão tendo mais acesso às informações”, completa Lilia.
 

 

 

Quer ter a Agenda Edu na sua escola? Experimente agora mesmo! 

Veja mais!

História de Sucesso: Escola Única Master
329
Uma verdadeira história de dedicação, tijolo a tijolo, feita por gente realmente apaixonada por educação. É assim que podemos olhar para os 35 anos da...
História de Sucesso: Bambino Escola Bilíngue
346
Fundada em 2013, a Bambino Escola Bilíngue é a materialização do projeto de um italiano que havia se mudado para o Brasil e de uma pedagoga com bastan...
História de Sucesso: Cisne Real
498
Pioneira em Educação Infantil há 51 anos, a Escola Cisne Real é uma das mais queridas da cidade de Bauru, onde cerca de 500 alunos se desenvolvem atra...