Tipos de gestão escolar e seus principais pilaresLeitura de 6 minutos
Hoje, gerir uma escola é muito mais do que administrar ou garantir um bom ensino. Ela envolve uma série de fatores responsáveis pela tomada de decisão relacionada aos alunos, professores, famílias e comunidade. Além de ter vários tipos de gestão escolar que você pode se pautar e melhorar o direcionamento da sua escola.
Em outras palavras, a gestão escolar leva em consideração aspectos humanos, importantes para o desenvolvimento da escola, bem como o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Para isso, é preciso analisar a melhor forma de gerenciar, entender em qual contexto que sua escola está inserida e conhecer os tipos de gestão escolar. Assim, você poderá encontrar qual o melhor caminho para sua gestão.
Antes de mostrar os tipos e os principais pilares de uma boa gestão escolar, é importante destacar que não há um modelo único ou ideal para sua escola. Você precisa ter a mente aberta e compreender o que pode dar certo agora, e mudar mais para frente, se necessário.
2 tipos de gestão escolar
Agora, vamos apresentar os tipos de gestão escolar que podem ser seguidos, bem como quais as suas vantagens e desvantagens.
1 Gestão Centralizada
A gestão centralizada assegura a unidade de ação de toda a instituição, resolvendo os principais problemas estratégicos do desenvolvimento da educação.
Além disso, promove a criação de normas disciplinares, a preservação e o fortalecimento do senso de comunidade da população.
Em contrapartida, tal gestão pode potencializar tendências autoritárias no controle acadêmico, restringe a iniciativa de outros atores educacionais e da administração. Pode ainda, dificultar a busca de novas formas de desenvolver a educação.
Nesta gestão, há uma hierarquização, com cargos e funções específicas e o diretor assume a responsabilidade de supervisioná-las, criando processos e modelos com grande foco nos resultados.
2 Gestão Descentralizada ou participativa
Já na gestão descentralizada e participativa vemos a participação das pessoas, com as decisões compartilhadas com coordenadores, alunos, professores e responsáveis.
O grande desafio dessa gestão é chegar a definições mais dinâmicas e ágeis, com processos um pouco mais demorados – que pode ser resolvido com planejamento de ações e cronogramas para tomadas de decisões.
Outra dificuldade é manter o engajamento, tanto de coordenadores e professores numa reunião pedagógica, quanto de alunos responsáveis – uma solução é o uso de aplicativo de comunicação e engajamento escolar, como a Agenda Edu.
Como a Agenda Edu otimiza a sua gestão escolar em mais de 60%
Principais pilares da gestão escolar
Os tipos de gestão escolar apresentados anteriormente, são fundamentais para dar um direcionamento para a instituição, objetivando aplicar estratégias que amplificam e melhoram o ensino ofertado.
Contudo, eles precisam estar apoiados em alguns pilares que ajudam na construção da autonomia da escola, os quais contribuem para atingir resultados, motivar equipes, desenvolver a comunidade e alcançar objetivos.
Veja os principais pilares norteadores da gestão escolar:
- Pedagógico: trata-se de toda a organização da escola, sendo o pilar mais importante. Está intimamente ligado a todas as atividades do setor educacional, tais como: gerenciar os recursos humanos; melhorar as práticas educacionais; aprimorar as metodologias de ensino; elaborar e implementar projetos pedagógicos; definir metas para otimizar a relação de ensino/aprendizagem.
- Administrativo: é a parte estrutural da instituição, cuidando de detalhes como o prédio, materiais tecnológicos e pedagógicos. Portanto, é de sua responsabilidade de zelar pelo patrimônio, garantindo o cumprimento das normas e leis educacionais; manutenção dos recursos utilizados; atenção com as atividades rotineiras de todas as áreas;
- Financeiro: além de organizar o orçamento da escola, é de sua competência gerir receitas e despesas, fluxo de caixa e, principalmente, manter sob controle a inadimplência;
- Comunicação: essa é a parte da gestão que precisa envolver toda a comunidade escolar, não se pautando em apenas manter a equipe satisfeitos e motivados. Para além disso, a gestão da comunicação precisa garantir que todos estejam conectados, onde professores, alunos, responsáveis estejam informados das atividades e tenham a oportunidade de participar delas;
- Recursos humanos: assim como na comunicação, a gestão dos recursos humanos precisa satisfazer as necessidades, motivar e engajar todos os envolvidos na escola. De forma, que ele será o responsável por manter a boa relação das pessoas ligadas direta ou indiretamente com os processos. E, assim, garantir um melhor desempenho e desenvolvimento educacional;
- Tempo e qualidade do ensino: manter a atenção e planejar são fundamentais para o bom funcionamento de uma unidade de ensino, deste modo, é necessário a gestão do tempo para manter a produtividade dos setores, e consequentemente, a qualidade do ensino oferecido.
Como você pode observar, os tipos de gestão escolar e os seus pilares funcionam como uma engrenagem de relógio, se algo não funciona ou para, todo o resto será sentido, gerando atrasos.
Portanto, para uma escola viabilizar um ensino de qualidade precisa ter uma gestão que saiba planejar, administrar, comunicar e engajar toda a sua comunidade, em prol dos resultados.