Reunião de pais: dicas para um encontro online de sucessoLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 29 de junho de 2020
Reunião de pais acontecendo de forma online com professora usando notebook e fazendo chamada de vídeo com os responsáveis

author:

Reunião de pais: dicas para um encontro online de sucessoLeitura de 5 minutos

A reunião de pais é um dos momentos mais importantes no calendário escolar. Na educação remota, isso não pode ser diferente. Mais do que nunca, os responsáveis precisam acompanhar os filhos de perto e continuar conectados com a escola, professores e coordenadores. 


Com a distância, é ainda mais importante a participação ativa da família na rotina escolar. Os responsáveis estão acompanhando de perto o desenvolvimento e dificuldades dos seus filhos, enquanto os professores estão mais distantes. 


Confira conteúdos exclusivos sobre educação remota



O que você vai encontrar neste artigo?


Por que fazer uma reunião de pais?


Como planejar uma reunião de pais



Por que fazer uma reunião de pais?

O momento de interação entre a família e a escola é essencial para entender quais são os próximos passos na educação dos alunos. Essa conversa funciona como um guia para os professores e coordenadores. 


Cada aluno tem o seu próprio processo de aprendizagem e só conseguirá um bom desempenho na sala de aula se houver uma ação conjunta entre todos. Ele deve ser o protagonista do seu aprendizado, mas com apoio familiar e escolar. 


Leia mais: Como incentivar a participação dos pais no dever de casa?


Como planejar uma reunião de pais


Existem vários pontos importantes que devem ser lembrados durante o planejamento da reunião de pais. Se o evento for online em prevenção ao coronavírus, é ainda mais importante estar atento.


Baixe o ebook "Como engajar e aproximar os pais do ambiente escolar"

Planejamento e roteiro


Todo bom planejamento precisa de um roteiro. Primeiro, é preciso identificar qual é o objetivo da reunião de pais, o que a escola deseja alcançar, como os responsáveis podem ajudar e serem ajudados. 


É importante entender qual é o perfil dos pais e dos alunos. Depois, crie pautas objetivas para discutir o desempenho dos alunos, suas dificuldades, necessidades e não se esqueça de também ouvir as dores da família.


Leia mais: 5 dinâmicas para aplicar na reunião de pais da sua escola


Prepare o local


Parece uma coisa simples, mas o espaço em que a reunião vai acontecer é muito importante. Na escola, separe uma sala grande, arrume as cadeiras em círculo e deixe os materiais preparados. Também é possível oferecer água, café e lanches simples.


Para fazer a reunião de pais online, a escola pode utilizar a Agenda Edu. Com a funcionalidade Eventos, você pode criar a data para transmitir uma aula online. A plataforma é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados.



Combine a data e horário


Combinar a data e horário pode parecer um detalhe óbvio, mas é muito importante. Escolha o período que terá mais adesão, como um dia da semana no fim da tarde ou à noite, podendo enviar uma enquete aos pais. 


Para informar os responsáveis sobre a reunião presencial ou remota, é só criar o evento na Agenda Edu. O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer.



Pense na recepção


Uma recepção acolhedora faz toda a diferença. Esse é o momento de se apresentar, falar sobre as melhorias que estão sendo feitas na escola e deixar claro a importância de cada aluno e da opinião dos responsáveis. 


Explique como será a dinâmica do encontro, pergunte sobre as expectativas dos pais para este momento e mantenha sempre o diálogo aberto. 


Veja mais: 5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


Ouça os pais


Na reunião de pais, o mais importante é realmente ouvir o que a família tem a dizer. Escute de forma individualizada, você pode separar um momento ao final para conversar com cada um separadamente. 


banner do ebook "como melhorar a comunicação entre família e escola"
Participação da família da rotina escolar

Não se esqueça de documentar tudo que foi discutido e dar continuidade às conclusões. Na próxima reunião, mostre os resultados, os avanços e o que ainda precisa ser melhorado. 


Conecte-se com a família


A escola deve estar sempre conectada com a família e alunos para impactar a rotina escolar. Uma comunicação efetiva é a chave para estreitar esses laços e uma agenda digital é o melhor investimento.


Com a Agenda Edu, a escola tem uma comunicação rápida, segura e efetiva. É possível enviar atividades, dicas e materiais, gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos com condições especiais para novos parceiros.
Solicite na sua escola.


2 comentários
  1. Francisca Cristina da Costa Lucio

    Muito boas as dicas e orientações da Agenda Edu.

    • Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Francisca! Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. 😊

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *