Reunião de pais: dicas para um encontro de sucessoLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 29 de junho de 2020
Reunião de pais acontecendo de forma online com professora usando notebook e fazendo chamada de vídeo com os responsáveis

author:

Reunião de pais: dicas para um encontro de sucessoLeitura de 6 minutos

A reunião de pais é um dos momentos mais importantes no calendário escolar. Mais do que nunca, os responsáveis precisam acompanhar os filhos de perto e continuar conectados com a escola, professores e coordenadores, seja em um cenário de educação presencial, híbrido ou totalmente online. 


Com a distância, é ainda mais importante a participação ativa da família na rotina escolar. Os responsáveis estão acompanhando de perto o desenvolvimento e dificuldades dos seus filhos, enquanto os professores estão mais distantes. 


Confira conteúdos exclusivos sobre educação remota



O que você vai encontrar neste artigo?


Por que fazer uma reunião de pais?


Como planejar uma reunião de pais



Por que fazer uma reunião de pais?

O momento de interação entre a família e a escola é essencial para entender quais são os próximos passos na educação dos alunos. Essa conversa funciona como um guia para os professores e coordenadores. 


Cada aluno tem o seu próprio processo de aprendizagem e só conseguirá um bom desempenho na sala de aula se houver uma ação conjunta entre todos. Ele deve ser o protagonista do seu aprendizado, mas o apoio da família e da escola é essencial. 


Leia mais: Como incentivar a participação dos pais no dever de casa?


Como planejar uma reunião de pais


Existem vários pontos importantes que devem ser lembrados durante o planejamento da reunião de pais. Se o evento for online em prevenção ao coronavírus, é ainda mais importante estar atento.


Baixe o ebook "Como engajar e aproximar os pais do ambiente escolar"

Planejamento e roteiro


Todo bom planejamento precisa de um roteiro. Primeiro, é fundamental identificar qual é o objetivo desses encontros, o que a escola deseja alcançar, como os responsáveis podem ajudar e serem ajudados.  É importante entender bem qual é o perfil dos pais e dos alunos, além do que é esperado por eles desses encontros.


Durante o processo de análise de contexto dos responsáveis, é aconselhável levar em conta os fatores decisórios que os fizeram matricular seus filhos na escola, como a capacitação dos professores, a metodologia de ensino ou a estrutura física. Contudo, é importante também que sejam feitas pesquisas para se aprofundar melhor nas necessidades e opiniões das famílias.


Depois, crie pautas objetivas para discutir o desempenho dos estudantes, suas dificuldades, necessidades e não se esqueça de, como mencionado no parágrafo acima, também ouvir os responsáveis ao vivo, independente da grade dos alunos, seja da educação infantil ou do ensino médio, sempre há algo que pode ser melhorado com base na visão dos pais.


Para uma primeira interação, antes de entrar na pauta propriamente dita, pense em uma dinâmica com base no que ainda será discutido, podendo ser alguma atividade reflexiva ou interativa. As dinâmicas são fortes ferramentas para facilitar a absorção e tornar a reunião mais ativa.


Leia mais: 5 dinâmicas para aplicar na reunião de pais da sua escola


Prepare o local


Parece uma coisa simples, mas o espaço em que a reunião vai acontecer é muito importante. Na escola, separe uma sala grande, arrume as cadeiras em círculo e deixe os materiais preparados. Também é possível oferecer água, café e lanches simples.

É um ótimo momento também para apresentar a escola, as salas de aula, os laboratórios e todos os ambientes em que os alunos passam seus dias e se desenvolvem. Isso pode ajudar a criar uma maior conexão dos responsáveis com a escola.


Para fazer a reunião online, a escola pode utilizar a Agenda Edu e ter uma melhor comunicação com os pais. Com a funcionalidade Eventos, você pode criar a data para transmitir uma aula online. A plataforma é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados.



Combine a data e horário


Além disso, combinar a data e horário pode parecer um detalhe óbvio, mas é muito importante. Escolha o período que terá mais adesão, como um dia da semana no fim da tarde ou à noite, podendo enviar uma enquete para todos os pais. 


Para informar os responsáveis sobre a reunião presencial ou remota, é só criar o evento na Agenda Edu. O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer.



Pense na recepção


Uma recepção acolhedora faz toda a diferença. Esse é o momento de se apresentar, falar sobre as melhorias que estão sendo feitas na escola e deixar claro a importância de cada aluno e da opinião dos responsáveis na gestão escolar e na jornada de aprendizagem. 


Além disso, deixe claro como será a dinâmica do encontro, pergunte sobre as expectativas dos pais para este momento e mantenha sempre o diálogo aberto, assim como acontece no dia a dia da sala de aula entre alunos e professores. 


Veja mais: 5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


Ouça os pais


Na reunião de pais, o mais importante é realmente ouvir o que a família tem a dizer. A escola deve ouvir de forma individualizada, podendo separar um momento ao final para conversar com cada um separadamente. 


banner do ebook "como melhorar a comunicação entre família e escola"
Participação da família da rotina escolar

Por fim, não se esqueça de documentar tudo que foi discutido e dar continuidade às conclusões. Na próxima reunião, mostre os resultados, os avanços e o que ainda precisa ser melhorado. 


Conecte-se com a família


A escola deve estar sempre conectada com a família e alunos para impactar a jornada educacional. Uma comunicação escolar efetiva é a chave para estreitar esses laços e uma agenda digital é o melhor investimento.


Com a Agenda Edu, a escola tem uma comunicação rápida, segura e efetiva. É possível enviar atividades, dicas e materiais, gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos com condições especiais para novos parceiros.
Solicite na sua escola.


4 comentários
  1. Francisca Cristina da Costa Lucio

    Muito boas as dicas e orientações da Agenda Edu.

    • Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Francisca! Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. 😊

  2. Lucineide Sales

    Boa tarde! Sou Lucineide Sales. Gestora de uma escola. Gostaria de ter mais informações sobre A Agenda Edu.

    • Agenda Edu

      Oi, Lucineide, tudo bem? 😊 É só preencher o cadastro aqui que entraremos em contato com você: https://materiais.agendaedu.com/experimente-agenda-edu-na-sua-escola

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *