Rematrícula escolar e inadimplência: como gerir na criseLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 8 de julho de 2020
Ilustração de gestor e responsável apertando as mãos durante rematrícula escolar

author:

Rematrícula escolar e inadimplência: como gerir na criseLeitura de 6 minutos

Com a aproximação do fim do primeiro semestre, as escolas se deparam com um novo desafio: a rematrícula escolar. Desta vez, a dificuldade é ainda maior com a crise do coronavírus e a incerteza dos responsáveis com o retorno às aulas presenciais. 


As escolas estão começando a planejar a sua retomada para a sala de aula, outras preferem continuar com a educação remota e algumas pensam em implantar o ensino híbrido. Independente da sua decisão, o segundo semestre será um desafio para todas. 


Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais


Quais serão os próximos passos da sua escola? Você já começou a campanha de rematrícula? Entenda porque é tão importante planejar um retorno seguro e simplificado para alunos e responsáveis.



O que você vai encontrar neste artigo?


Por que dar atenção ao período de rematrícula escolar


Como lidar com a rematrícula escolar e inadimplência



Por que dar atenção ao período de rematrícula escolar


Com a pandemia, as escolas não precisam cumprir os 200 dias de ano letivo, mas ainda devem realizar 800 horas de aula. Cada escola pode escolher a melhor forma de reorganizar o calendário escolar, mas é necessário estar atento às indicações do seu município e estado. Portanto, é interessante pensar antecipadamente em prazos mais longos para que as famílias possam se programar com os pagamentos. 


Organize o calendário escolar e prepare-se para o retorno às aulas com atividades remotas


É esperado que os responsáveis sintam-se inseguros e optem por desmatricular os seus filhos. Várias escolas já sentiram o impacto negativo do coronavírus no seu caixa,  por isso é tão importante negociar o pagamento das mensalidades para evitar a inadimplência. 


Ao mesmo tempo, muitas famílias tiveram sua renda diminuída, portanto é necessário entender cada caso e trabalhar uma campanha de rematrícula diferenciada e amigável. 


Como lidar com a rematrícula escolar e inadimplência


Estamos todos passando por um momento único, desafiador e cheio de incertezas. A gestão da escola deve fazer um planejamento baseado nos problemas da realidade atual para encontrar as melhores soluções. 



Os próximos passos podem ser a retomada das aulas presenciais, a continuação da educação remota ou o início de um ensino híbrido. Em todos os casos, é preciso colocar a aprendizagem dos alunos em primeiro lugar e trabalhar para manter a rotina escolar ao longo do ano. 


Confira dicas sobre como planejar a sua campanha de rematrícula escolar e evitar inadimplência:


Renegocie as dívidas


Muitos pais estão inadimplentes porque precisaram priorizar outras contas, mas a escola deve se interessar em negociar para manter o aluno e mostrar que realmente se importa com a educação de todos. 


Ofereça opções de parcelamento para receber o valor atrasado e ter dinheiro em caixa. A família conseguirá pagar as dívidas de forma mais tranquila e sentirá mais confiança na escola. 


Conheça as melhores práticas para cobrar a mensalidade escolar


Invista em um bom relacionamento


Não adianta tentar conquistar os responsáveis somente no período de rematrícula escolar. É preciso estreitar os laços durante todo o ano e manter um relacionamento afetivo com cada família. 


5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


É essencial estar presente e manter uma comunicação próxima. Mostre que aquele aluno importa, crie eventos, envie comunicados, faça reuniões de pais e esteja disponível para resolver problemas de forma ágil. 


Mostre o valor da sua escola


Qual é o diferencial da sua escola? Explore todas as suas qualidades para que os responsáveis enxerguem valor no seu serviço e entendam que ele é essencial. Isso vai garantir o sucesso da sua rematrícula escolar. 


Mostre o que você tem de melhor, como infraestrutura, professores capacitados, aulas extras, novas ferramentas, palestras, acompanhamento individualizado nas aulas online.


Uma ótima forma de garantir que o seu valor seja reconhecido é investindo em marketing educacional para criar conteúdos especializados e anúncios. 


Saiba como funciona o ciclo de marketing para captação de matrículas


Ofereça pagamento simplificado


Para evitar inadimplência e facilitar o pagamento, invista em uma solução prática e segura. Com o EduPay, sua escola faz todo o processo de cobrança no aplicativo que já faz parte da rotina escolar, a Agenda Edu.


Você pode oferecer o parcelamento da dívida, a plataforma faz cobranças automáticas e o responsável paga com poucos cliques. A facilidade no pagamento por cartão de crédito ajuda a diminuir as taxas de inadimplência.


História de Sucesso: veja como o Colégio Malba Tahan Kids diminuiu o atraso nas mensalidades


Além disso, o EduPay não tem custo de adesão ou mensalidade, você só paga pelas cobranças pagas. 


Rematrícula escolar digital


Se você ainda não oferece pagamentos digitais, esse é o momento certo de começar. Com a rotina corrida das famílias e a preferência por não sair de casa, é muito mais prático resolver tudo pelo celular. 



Utilizando o EduPay, sua escola simplifica processos e diminui a burocracia. A cobrança pode ser criada para vários alunos ao mesmo tempo e os responsáveis recebem lembretes para não esquecer o dia do vencimento. 


Dicas para usar EduPay na cobrança das mensalidades escolares em tempos de crise


O pagamento pode ser feito em cartão de crédito ou boleto e a escola tem controle sobre quem visualizou as notificações, quem está em dia e quem está atrasado. O gerenciamento é simples, automático e transparente. 


Revolucione a cobrança de mensalidade da sua escola e faça uma campanha de rematrícula escolar de sucesso na palma da sua mão. 


Conheça mais sobre o EduPay e solicite na sua escola. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *