A tecnologia veio para transformar o mundo em muitas formas, mas isso já sabemos. O fato é que ela vem mudando, e muito, o mercado educacional, trazendo inovações essenciais para gestão escolar.
Dentre essas inovações, a integração de sistema gestão à aplicativos tem se tornado um importante aliado para escolas, que desejam ter uma análise de dados e economia de tempo na gestão de tarefas.
Mas o que isso realmente significa e por que é tão importante? Vamos descobrir!
Já sabemos que o ERP é fundamental para que o gestor escolar realize um melhor gerenciamento de seus processos. No entanto, muitas escolas adotam outros sistemas e aplicativos, para comunicação ou pagamentos, por exemplo.
E ficar trocando entre eles no dia a dia pode tomar tempo do gestor e dificultar a análise de informações que possam ajudar numa melhor qualidade da gestão e da escola.
Diante disso, a integração entre sistemas e aplicativos pode ser fundamental para o bom funcionamento da instituição de ensino, permitindo o compartilhamento de informações entre si e possibilitando uma gestão mais eficiente e eficaz.
Até aqui falamos sobre ERP e aplicativos, e você deve estar se perguntando: qual a diferença entre eles?
Bem, como você já deve saber, o ERP é um software que integra todos os dados e processos de uma escola, desde matrículas, notas e frequência até finanças e RH.
Já aplicativos de gestão escolar estão mais voltados para o pedagógico, ou seja, é mais especializado em funcionalidades como calendário escolar, comunicados, atividades, ensino, entre outros.
Além disso, os aplicativos têm papel muito importante na relação entre escola, alunos e famílias, facilitando o envio de notificações sobre eventos escolares e a comunicação com os professores.
De um modo geral, podemos dizer que um ERP lida com todos os aspectos da gestão escolar, desde as operações administrativas até as financeiras. Enquanto um aplicativo de gestão escolar é projetado para melhorar áreas específicas da experiência escolar, como comunicação e acesso à informação.
Como visto, sistema de gestão e aplicativos de gestão escolar exercem papéis diferentes na escola, mas são complementares para todo o gerenciamento da escola.
Nesse contexto, a integração de sistemas pode ser de grande benefício para o gestor, tais como:
Com a integração de sistemas, as informações podem ser compartilhadas dentro de um único ambiente, sem a necessidade de trocar entre um e outro sempre que precisar de um dado diferente.
Isso permite acesso à informações de forma rápida pelo gestor, e também pelos professores, alunos e responsáveis.
Outro benefício da integração é a melhoria da comunicação entre a equipe educacional e os responsáveis.
Para isso, a escola precisa escolher um aplicativo de gestão escolar que possibilite a sua integração com o sistema ERP.
Assim, pode enviar comunicados e lembretes automáticos às famílias com notas e frequência, atividades para os alunos com visualização do responsável, aviso de eventos escolares, envio de cobrança das mensalidades e muitas outras funcionalidades.
A integração de sistemas pode ajudar também na automatização de processos burocráticos, como matrículas, registro de notas, frequência e financeiros.
Isso pode economizar tempo e esforço para a equipe da escola, como, por exemplo, o envio de cobranças escolares de forma recorrente e concentrar todas as informações pedagógicas, administrativas e financeiras em um só lugar.
Embora muitas escolas ainda não tenham se atentado para importância da integração de sistema com os aplicativos, por acharem que seja um processo complexo e demorado.
A integração pode ocorrer da maneira mais simples que você imagina, isso porque aplicativos, como o SuperApp Agenda Edu, por exemplo, utilizam APIs, conjuntos de regras que permitem a interação entre diferentes sistemas, que facilitam esse processo.
Dessa forma, realizar a integração de sistema e aplicativos na sua escola torna-se uma decisão estratégica, que pode ajudar a sua escola a se adaptar melhor às mudanças e a se manter competitiva em um mundo cada vez mais digital.
Portanto, podemos dizer que a integração de sistema à aplicativos de gestão escolar é uma prática essencial para qualquer escola que deseja otimizar sua gestão e melhorar a qualidade da educação oferecida.
Além de contribuir para uma melhor relação entre escola, alunos e famílias!
Sua escola já pensou em integrar seu ERP com aplicativos e ter toda gestão em um só lugar? Comente aqui.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…