Gestão escolar: conceitos, práticas e estratégiasLeitura de 11 minutos

Gestão escolar 21 de janeiro de 2021
Gestão escolar: gestor e professor conversam na escola com notebook

author:

Gestão escolar: conceitos, práticas e estratégiasLeitura de 11 minutos

Com certeza você já ouviu falar sobre gestão escolar, mas será que sabe o que realmente significa? Muito mais do que um setor ou uma função, a gestão é a cola que liga todos os pedaços da escola para que a instituição funcione da melhor forma possível. 


Entenda como funciona a gestão escolar, quais são os 6 pilares, as melhores práticas e estratégias que todo gestor precisa saber. Continue a leitura!


O que você vai encontrar neste artigo? 


O que é gestão escolar?


Quais são os papéis do gestor escolar?


Os 6 pilares da gestão escolar

Como uma agenda digital pode ajudar na gestão escolar?


O que é gestão escolar?


A gestão escolar é a maneira como você vai administrar a escola como um todo. Ela integra toda a escola e tem como objetivo aplicar estratégias para melhorar processos e, por consequência, melhorar a qualidade de ensino. 


É importante entender que a gestão não é o mesmo que administração escolar. Este trata de recursos financeiros e materiais, já a gestão trabalha para dar significado a estes recursos e utilizá-los da melhor maneira no processo educacional. 


Isso significa que o gestor precisa ir além do pedagógico e também gerenciar o financeiro, recursos humanos, comunicação e até mesmo tempo. Afinal, otimizar o tempo da equipe é essencial. 


3Ps da gestão escolar: o que são e como aplicar na escola


Então, o gestor escolar precisa entender as necessidades de cada setor e orientar a busca de resultados. É necessário enxergar a escola além do negócio de ensino e perceber suas particularidades, alinhando cada setor em sintonia uns com os outros.


Uma boa gestão escolar significa uma equipe motivada para alcançar seus objetivos, uma escola com qualidade de currículo e com participação de toda a comunidade escolar para melhorar a jornada educacional. 


Quais são os papéis do gestor escolar?


Agora que ficou mais claro qual é o objetivo da gestão escolar, é importante entender melhor quais são as funções do educador que desempenha o papel de gestor. 


Basicamente, ele é responsável pelo sucesso da escola, desde a infraestrutura até a captação de alunos. Ele deve conferir os materiais, determinar os conteúdos junto aos professores, atender os estudantes, supervisionar serviços internos e auxiliar na seleção de novos profissionais. 

Acima de tudo, um bom gestor precisa ser um bom líder. Dessa forma, ele cria um ambiente ideal para que as pessoas desenvolvam suas habilidades. É preciso conhecer o propósito da escola, sua missão e dificuldades. 


O gestor escolar também precisa ter um ótimo relacionamento com toda a comunidade escolar, desde alunos, responsáveis e diretores até secretários de educação e prefeitos. 


Os 6 pilares da gestão escolar


O gestor escolar precisa estar preparado para liderar diferentes áreas de atuação. Dessa forma, foram criados 6 pilares da gestão escolar que precisam estar em sintonia para o bom funcionamento da escola. 


Conheça os pilares da gestão escolar:


Gestão pedagógica


Essa deve ser a maior prioridade da escola, já que está diretamente ligada ao propósito da empresa. Por isso, o gestor escolar deve organizar e planejar todo o sistema educacional, elaborando e executando os projetos pedagógicos


Também é importante gerir os recursos humanos, estabelecer metas para melhorar as práticas educacionais e otimizar a relação de ensino e aprendizagem, como também aprimorar as metodologias de ensino. 


A gestão pedagógica também deve acompanhar o desempenho dos alunos e professores. Além disso, é preciso treinar o corpo docente e estimular os alunos, fazendo com que todos estejam mais envolvidos na educação e sejam avaliados de forma correta. 


Sua gestão escolar está adequada ao futuro da educação?


Gestão administrativa


Na área administrativa da gestão escolar, o principal objetivo é gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição. Ou seja, é preciso cuidar do patrimônio da escola e zelar pela sua boa utilização. 


Dessa forma, o papel do gestor é ficar atento às rotinas e melhorias da secretaria, entender e aplicar a legislação educacional, cuidar dos processos educacionais, prezar pela manutenção patrimonial, organizar a necessidade de compras e consertos,  manter o inventário atualizado, além de manter o ambiente sempre limpo e organizado. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Algumas das maneiras de fazer isso são relatórios sobre a adimplência dos alunos e criando estratégias econômicas e administrativas no planejamento pedagógico. Para isso, lembre-se sempre de estabelecer metas e informar toda a equipe sobre cada informação. 


Gestão escolar financeira


Como o próprio nome já diz, a gestão financeira deve gerir os recursos financeiros da escola. É preciso priorizar os gastos e distribuir o orçamento da instituição de forma organizada para que todos os setores funcionem corretamente. 


O gestor deve observar com cuidado todos os gastos e encontrar oportunidades de melhoria. Assim, algumas das suas atribuições são: calcular corretamente os gastos, manter o fluxo do caixa organizado, manter a inadimplência sob controle, definir orçamentos e prestar contas com retorno sobre os gastos. 


Diminua a inadimplência com cobranças recorrentes


Uma boa gestão escolar financeira consegue administrar as contas e os custos fixos, além de, principalmente, controlar o número de alunos inadimplentes para evitar situações mais graves. 


Gestão de Recursos Humanos


Pode até parecer uma tarefa distante da gestão escolar, mas o setor de Recursos Humanos é fundamental para qualquer instituição. Essa deve ser uma grande preocupação do gestor, já que é necessário ter uma ótima relação com corpo docente, corpo discente, responsáveis e alunos. 


Além disso, o grande papel da gestão de RH é engajar e motivar os colaboradores em todos os processos da escola. Dessa forma, eles podem desenvolver habilidades importantes para melhorar o desempenho da própria instituição de ensino. 


A importância do fator humano na gestão escolar


Algumas dicas para que isso aconteça são: distribuir bem as tarefas entre setores e pessoas, investir em ferramentas que facilitem o trabalho, incentivar a formação continuada, avaliar os funcionários e fornecer feedbacks, parabenizar pelo bom desempenho e manter um clima de respeito entre todos. 


Gestão de comunicação


Muitas vezes esquecemos como a gestão escolar precisa lidar com a comunicação, mas ela está diretamente ligada às pessoas. Não é preciso somente saber se comunicar bem com os colaboradores, mas com toda a comunidade escolar


Internamente, uma boa comunicação escolar consegue deixar os professores alinhados com as propostas da instituição, cada setor saber qual é a sua prioridade, os alunos continuem engajados no seu aprendizado e os responsáveis entendam sua importância na jornada educacional. 


É extremamente necessário ter uma comunicação clara e efetiva com as famílias dos estudantes. Elas precisam estar envolvidas na rotina escolar para que os alunos atinjam o seu potencial e se sintam mais motivados. 

Algumas das tarefas do gestor escolar são: informar os responsáveis sobre as atividades da escola e dos filhos, além de notas, frequências e ocorrências disciplinares. Quanto aos estudantes, é preciso informar sobre calendários de provas, atividades, eventos e comunicados. 


Para que isso seja possível, a gestão escolar precisa ir além dos bilhetes colados nas agendas. A escola deve conhecer o seu público, suas necessidades e prioridades. Assim, será possível acabar com ruídos de informações e desenvolver a identidade da escola além dos muros. 


A comunicação precisa estar presente no dia a dia da escola e pode ajudar na evasão escolar, controle de indisciplina, redução da inadimplência, aumento da produtividade de professores, engajamentos dos alunos e confiança dos responsáveis na instituição. 


Família na escola: uma mudança de mindset


Gestão de tempo


A gestão de tempo também pode ser chamada de eficiência dos processos e qualidade de ensino. Ela se relaciona com a produtividade dos setores, sendo responsável por estimular o melhor desempenho de cada área da escola. 


Então, o gestor precisa organizar, priorizar e delegar as tarefas para que a equipe consiga aproveitar bem o tempo de trabalho com as atividades mais importantes para a instituição. 


Assim, a gestão escolar é responsável por mapear e identificar os erros que estão prejudicando o trabalho dos colaboradores. 


Saiba como otimizar o tempo do seu professor


Como uma agenda digital pode ajudar na gestão escolar?


Agora que você já entendeu para que serve a gestão escolar e quais são os papéis de um bom gestor, deve ter percebido que não é possível realizar esse trabalho sozinho. 


Além de contar com uma boa equipe e um planejamento detalhado, também é importante investir em ferramentas e soluções que auxiliem no dia a dia da gestão da escola. 


Com uma agenda escolar digital, é possível economizar em até 60% ao ano com papel e impressão, otimizar em até 16 horas semanais o tempo de trabalho da equipe e transformar a comunicação escolar em até 60 dias.


Na Agenda Edu, a escola garante uma comunicação segura e rápida com alunos e responsáveis, enviando comunicados, atividades, fotos, diários escolares e até transmitindo eventos e aulas ao vivo. 


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Também é possível gerar cobranças digitais com recorrência e até mesmo descontos, diminuindo a inadimplência. Além da agenda digital, a escola também pode adotar mais soluções, como o EduGo para agilizar a entrada e saída de alunos e o EduMenu para facilitar a hora do lanche com uma cantina digital. 


Experimente Agenda Edu na sua escola e transforme jornadas educacionais. Clique aqui para saber mais. 

Infográfico agenda digital x agenda de papel x whatsapp: baixe agora

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *