Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famíliasLeitura de 7 minutos

Gestão escolar 24 de agosto de 2020
Captação de alunos: estudantes felizes no corredor da escola

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Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famíliasLeitura de 7 minutos

No período de rematrícula, os responsáveis procuram escolas que tenham as melhores ofertas. Por isso, é tão importante mostrar diferenciais para conquistar e fidelizar na captação de alunos. 


Na volta às aulas presenciais no cenário do coronavírus, é ainda mais necessário expor como a sua escola está se preparando para receber os estudantes com segurança e pensando no bem estar de toda a comunidade escolar. 


Confira algumas dicas para se destacar no mercado educacional e fazer uma campanha de rematrícula de sucesso.



O que você vai encontrar neste artigo?



Estratégia pedagógica


Pensando no momento atual da educação e do mundo, o primeiro passo é mostrar como a sua escola está adaptando a grade curricular para atender todos os alunos, seja na sala de aula presencial ou remota. 


O ensino híbrido é o grande diferencial na educação atualmente, já que funciona com aulas online e offline simultaneamente. Várias escolas estão promovendo e prometendo utilizar essa metodologia, por isso é importante comprovar como você vai realizar as atividades. 


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


Divulgue quais ambientes digitais serão utilizados (como Google Sala de Aula, Microsoft Teams e Zoom), qual será o tempo das atividades remotas e quais serão as ferramentas pedagógicas e administrativas. 


Um ótimo investimento é a agenda digital para garantir uma comunicação eficaz com alunos e famílias. Com Agenda Edu, você pode mandar comunicados, atividades e até mesmo fazer transmissões ao vivo e pagamentos digitais.


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Novos protocolos


Para garantir a segurança na volta às aulas presenciais, as escolas precisam definir protocolos de saúde em prevenção ao coronavírus. Além disso, é extremamente importante informar a todos os responsáveis sobre cada medida tomada.


Crie uma comunicação clara e objetiva para informar às famílias interessadas durante a campanha de rematrícula, esse será um dos tópicos mais discutidos!


Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais


Transição para 2021


Além de mostrar os protocolos, outra grande questão que deixa as famílias em dúvida é se a escola vai ampliar o ano letivo de 2020 para 2021. Defina se esse será o caminho seguido ou se o próximo ano será planejado como uma continuação do atual. 


Isso também impacta outros questionamentos, como a mudança de material didático, como serão acolhidos alunos de outras escolas com currículos diferentes e como serão as estratégias para dar continuidade ao processo de alfabetização. 

Visão além da captação de alunos


O próximo ano ainda está coberto de incertezas não só na educação, como em qualquer área da sociedade. Portanto, a escola já deve se preparar para os possíveis cenários de 2021.


Mostre aos responsáveis que a sua instituição é capaz de se adaptar e tem planos com flexibilidade focados no ensino remoto e presencial. 


Dica extra: Como fazer uma campanha de rematrícula na retomada


Certificações


Para garantir mais adesão na captação de alunos, é importante mostrar todas as certificações da sua escola. Uma ótima alternativa é também divulgar os cursos e capacitações feitas nos últimos meses sobre ferramentas, aulas online e ensino híbrido. 


Se a sua escola ainda não tem certificações, conheça os cursos do +Edu


Relacionamento com as famílias


A relação entre família e escola é essencial para a rotina dos alunos. Mostre que não só os professores, mas também coordenadores e gestores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas.


A escola deve envolver os responsáveis em todo o processo de aprendizagem, oferecendo encontros periódicos para feedbacks em reunião de pais e suporte eficaz até mesmo no ensino remoto. 


Material didático


Uma grande preocupação das famílias no período de rematrícula é a qualidade do material didático. Invista em conteúdos atualizados! Algumas das principais dúvidas são:


  • Material será somente impresso ou também digital?
  • Os materiais são complementares ou adicionais?
  • Como funciona o acesso digital?
  • O material digital é somente o livro digitalizado ou oferece novos recursos? 

Lembre-se de todos esses pontos ao apresentar o acervo da sua escola na captação dos alunos. 


Processo avaliativo


Alunos e responsáveis buscam cada vez mais escolas que inovam e pensam além do modelo tradicional de educação. Um dos diferenciais mais procurados são os processos avaliativos. 


Além de provas, a sua escola trabalha com projetos ou outros métodos que contemplem a diversidade na aprendizagem? Além disso, as provas também podem ser presenciais ou também online com auxílio de ferramentas.


Como fazer avaliações online em aulas remotas


Apresentação da escola na captação de alunos


As famílias precisam visualizar o espaço em que seus filhos vãos passar a maior parte do tempo. Infelizmente, o tour presencial não pode ser realizado com a mesma segurança, por isso é interessante fazer um tour virtual ou evento online para mostrar todos os ambientes. 


Essa é a hora de valorizar cada espaço: sala de aula, biblioteca, laboratórios, quadras de esporte, cantina e até a portaria. Aproveite para ressaltar as soluções digitais para evitar aglomerações em cada local. 

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