Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famíliasLeitura de 7 minutos
No período de rematrícula, os responsáveis procuram escolas que tenham as melhores ofertas. Por isso, é tão importante mostrar diferenciais para conquistar e fidelizar na captação de alunos.
Na volta às aulas presenciais no cenário do coronavírus, é ainda mais necessário expor como a sua escola está se preparando para receber os estudantes com segurança e pensando no bem estar de toda a comunidade escolar.
Confira algumas dicas para se destacar no mercado educacional e fazer uma campanha de rematrícula de sucesso.
O que você vai encontrar neste artigo?
Estratégia pedagógica
Pensando no momento atual da educação e do mundo, o primeiro passo é mostrar como a sua escola está adaptando a grade curricular para atender todos os alunos, seja na sala de aula presencial ou remota.
O ensino híbrido é o grande diferencial na educação atualmente, já que funciona com aulas online e offline simultaneamente. Várias escolas estão promovendo e prometendo utilizar essa metodologia, por isso é importante comprovar como você vai realizar as atividades.
Divulgue quais ambientes digitais serão utilizados (como Google Sala de Aula, Microsoft Teams e Zoom), qual será o tempo das atividades remotas e quais serão as ferramentas pedagógicas e administrativas.
Um ótimo investimento é a agenda digital para garantir uma comunicação eficaz com alunos e famílias. Com Agenda Edu, você pode mandar comunicados, atividades e até mesmo fazer transmissões ao vivo e pagamentos digitais.
Novos protocolos
Para garantir a segurança na volta às aulas presenciais, as escolas precisam definir protocolos de saúde em prevenção ao coronavírus. Além disso, é extremamente importante informar a todos os responsáveis sobre cada medida tomada.
Crie uma comunicação clara e objetiva para informar às famílias interessadas durante a campanha de rematrícula, esse será um dos tópicos mais discutidos!
Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais
Transição para 2021
Além de mostrar os protocolos, outra grande questão que deixa as famílias em dúvida é se a escola vai ampliar o ano letivo de 2020 para 2021. Defina se esse será o caminho seguido ou se o próximo ano será planejado como uma continuação do atual.
Isso também impacta outros questionamentos, como a mudança de material didático, como serão acolhidos alunos de outras escolas com currículos diferentes e como serão as estratégias para dar continuidade ao processo de alfabetização.
Visão além da captação de alunos
O próximo ano ainda está coberto de incertezas não só na educação, como em qualquer área da sociedade. Portanto, a escola já deve se preparar para os possíveis cenários de 2021.
Mostre aos responsáveis que a sua instituição é capaz de se adaptar e tem planos com flexibilidade focados no ensino remoto e presencial.
Dica extra: Como fazer uma campanha de rematrícula na retomada
Certificações
Para garantir mais adesão na captação de alunos, é importante mostrar todas as certificações da sua escola. Uma ótima alternativa é também divulgar os cursos e capacitações feitas nos últimos meses sobre ferramentas, aulas online e ensino híbrido.
Se a sua escola ainda não tem certificações, conheça os cursos do +Edu
Relacionamento com as famílias
A relação entre família e escola é essencial para a rotina dos alunos. Mostre que não só os professores, mas também coordenadores e gestores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas.
A escola deve envolver os responsáveis em todo o processo de aprendizagem, oferecendo encontros periódicos para feedbacks em reunião de pais e suporte eficaz até mesmo no ensino remoto.
Material didático
Uma grande preocupação das famílias no período de rematrícula é a qualidade do material didático. Invista em conteúdos atualizados! Algumas das principais dúvidas são:
- Material será somente impresso ou também digital?
- Os materiais são complementares ou adicionais?
- Como funciona o acesso digital?
- O material digital é somente o livro digitalizado ou oferece novos recursos?
Lembre-se de todos esses pontos ao apresentar o acervo da sua escola na captação dos alunos.
Processo avaliativo
Alunos e responsáveis buscam cada vez mais escolas que inovam e pensam além do modelo tradicional de educação. Um dos diferenciais mais procurados são os processos avaliativos.
Além de provas, a sua escola trabalha com projetos ou outros métodos que contemplem a diversidade na aprendizagem? Além disso, as provas também podem ser presenciais ou também online com auxílio de ferramentas.
Apresentação da escola na captação de alunos
As famílias precisam visualizar o espaço em que seus filhos vãos passar a maior parte do tempo. Infelizmente, o tour presencial não pode ser realizado com a mesma segurança, por isso é interessante fazer um tour virtual ou evento online para mostrar todos os ambientes.
Essa é a hora de valorizar cada espaço: sala de aula, biblioteca, laboratórios, quadras de esporte, cantina e até a portaria. Aproveite para ressaltar as soluções digitais para evitar aglomerações em cada local.
Se a sua escola ainda não tem soluções, conheça o EduGO para organizar a entrada e saída de alunos e o EduMenu para tornar o processo da cantina digital e eliminar as filas.