5 estratégias que vão aumentar a retenção de alunos e fidelizar ainda maisLeitura de 9 minutos

Gestão escolar 29 de outubro de 2021

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5 estratégias que vão aumentar a retenção de alunos e fidelizar ainda maisLeitura de 9 minutos

Todo ano, uma preocupação é certa para os gestores escolares: vou conseguir manter meus alunos na escola? Além de direcionar esforços para atrair e captar novos alunos, conquistar a fidelização e garantir uma boa retenção de alunos passa a ser mais desafiador.


Reter alunos é mais que uma meta da gestão, é um indicador de que a escola está cumprindo com seus objetivos pedagógicos e garantindo a satisfação de seus alunos e famílias. 


Rematrícula escolar: o que fazer para ter mais alunos


Em um cenário cada vez mais competitivo e delicado, gestores precisam se reinventar e buscar estratégias eficazes para transformar essa expectativa em realidade.


Pense nas estratégias de retenção de alunos o ano todo


Um erro comum é pensar nas estratégias de retenção apenas quando o ano letivo está chegando ao fim. As ações devem ser pensadas até mesmo antes do planejamento da campanha de matrículas


A cada início de ano letivo, a escola tem em mãos uma grande oportunidade para construir uma boa relação com a comunidade escolar. São nas práticas da rotina que se conquista a confiança, se fideliza e, por fim, garante a rematrícula do aluno. 


Agir com base nessa estratégia também traz impacto direto no financeiro da escola. 


Vamos nos perguntar: é mais barato reter um aluno ou captar um novo? Qual esforço gera mais custo? Qual dá mais retorno? 


Reter um aluno custa de 5 a 15 vezes menos que a captação de um novo, é o que diz o estudo realizado pela Associação Americana de Marketing, em parceria com a Daemon Quest, empresa especializada em estratégia de marketing. 


Para a escola, é mais vantajoso reter, evitar a perda de alunos e ter que realizar a captação para preencher a vaga que ficou. Investir na relação com a comunidade escolar é a maneira mais eficaz – e econômica – para isso. 


Com uma relação já estabelecida, é mais simples fortalecê-la do que criar uma do zero. Por isso, pensar em como fortalecer essa relação deve ser uma prioridade contínua.


Na prática, existem caminhos estratégicos que podem ajudar você, gestor(a), a aumentar a retenção de alunos na sua escola. Separamos 5 estratégias para você colocar em prática. Confira!


5 estratégias para aumentar a retenção de alunos na escola


1. Reforce os diferenciais da sua escola


O primeiro passo é se colocar no lugar do aluno e da família. É hora de se questionar como a família: “por que meu filho deve estudar nesta escola?”; ou como o aluno: “por que eu gostaria de estudar  aqui?”. 


As respostas dessas perguntas vão ajudar a encontrar quais são os diferenciais da sua escola. São estes diferenciais que devem ser reforçados e fortalecidos nas trocas entre escola, aluno e família.


Se um dos diferenciais da sua escola for, por exemplo, o apoio socioemocional ao aluno, comunique as ações que a  escola e a equipe pedagógica realizam para estimular esse desenvolvimento no aluno. 


Mostre isso às famílias por meio de comunicados, reuniões escolares ou até em eventos ou projetos específicos. 


Se, por sua vez, o diferencial for o foco em resultados nos principais exames e vestibulares, reforce os resultados dos alunos e as medidas aplicadas em sala de aula que garantem o bom desempenho.


Todo diferencial pode ser ressaltado. E quando a escola consegue transmitir isso de uma forma clara e empática, ela vai se tornando uma referência no assunto para a sua comunidade e garantindo a retenção de seus alunos. 


2. Escute a opinião dos alunos e das famílias


Mais importante do que se colocar no lugar de alunos e famílias, é realmente escutar o que eles têm a dizer. Praticar a escuta no ambiente escolar é fundamental para entender expectativas, dores, sugestões e críticas.


Sabendo das opiniões das famílias, em relação até a assuntos mais sensíveis, como financeiro, vai permitir tomadas de decisões mais assertivas e até ajustar a rota, quando necessário. 


É importante deixar o canal escola-família sempre aberto, embora também seja uma boa prática realizar pesquisas de satisfação periódicas. Ter esses insumos em mãos será um direcionador estratégico e trará respostas para algumas questões, como: 


  • O que minha escola fez e está sendo bem recebido? 
  • O que minha escola fez e não está sendo bem recebido? 
  • O que minha escola deixou de fazer? 
  • O que minha escola pode fazer?

Sabemos que as ações nas escolas são todas planejadas para cumprir um objetivo pedagógico e, por vezes, esse entendimento não fica tão claro para os responsáveis. Manter um diálogo aberto vai, também, permitir que a escola esclareça pontos de dúvidas e facilite a retenção de alunos.


O foco dessa estratégia é mostrar que a sua escola valoriza o que seus alunos e famílias pensam e como se sentem. Isso pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer ainda mais o relacionamento. 


3. Priorize um bom relacionamento com a sua comunidade escolar


E por falar em fortalecer o relacionamento para aumentar a retenção de alunos, é importante ressaltar: isso deve ser prioridade. 


A retenção nada mais é que alunos e famílias fidelizadas à escola. A fidelização é promovida e sustentada por um bom relacionamento. E, para isso, não há segredos: é preciso de uma comunicação eficaz. 


Parece simples quando pensamos que “só é preciso se comunicar”. Muitos confundem isso com quantidade e volume de informação. Mas é bem diferente: a comunicação escolar de qualidade é sobre utilizar meios e formatos adequados para garantir que a informação chegue da melhor forma. 


Com tantos informativos, eventos, ações e projetos que a escola precisa comunicar às famílias, se não houver uma boa gestão da comunicação escolar, é mais provável que haja ruídos do que clareza. 


Boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famílias


A tecnologia nos oferece ferramentas que facilitam a comunicação e isso pode ser utilizado a favor da escola. Mas isso não significa que tornar aplicativos de mensagens, por exemplo, seja o mais adequado. Afinal, tais aplicativos são canais informais e, muitas vezes, de uso pessoal. 


Aposte em uma comunicação com alunos e famílias que realmente facilite o acesso à informação. Garantir essa boa experiência em conseguir se conectar com a escola é um dos principais pilares para fortalecer o relacionamento. 


Para isso, escolas de todo o Brasil se reinventaram com o uso da agenda digital, uma plataforma de fácil uso e que permite uma comunicação clara e objetiva, que dá autonomia à escola para gerenciar o relacionamento com seus alunos e famílias. 


4. A sua equipe pedagógica também é aliada


Falamos muito sobre o relacionamento com famílias e alunos, mas é importante lembrar que a equipe pedagógica é uma excelente aliada para reter os alunos. Afinal, são os professores que estão na vivência diária com os alunos. 


Como os gestores podem incentivar a formação dos professores e porque isso é tão importante


Busque sempre ouvir as percepções de sua equipe sobre o que é feito na escola e como isso tem impactado os alunos. Toda a equipe tem um papel importante em cada estratégia já mencionada. 


Os diferenciais da escola podem ser reforçados pelos docentes, dentro e fora de sala de aula; os professores também podem cultivar e ter um bom relacionamento com as famílias de seus alunos; e a boa comunicação também se estende à equipe. 


O bom relacionamento da escola abrange toda a comunidade, o que inclui gestão, equipe pedagógica e os demais colaboradores. Todos envolvidos podem ser grandes parceiros para melhorar a retenção de alunos. 


5. Pense na fidelização como uma estratégia de captação de alunos


A fidelização garante a retenção de alunos e, por si só, isso é de grande importância. Mas as vantagens de realizar estratégias para reter podem ir ainda além. 


Alunos e famílias que gostam da escola são porta de entrada para novos alunos e famílias, o que impacta na taxa de captação. Pense que toda família conhece outra família, o que pode ser uma oportunidade para indicação. 


Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famílias

Uma prática realizada é o programa de indicação. Isto é, incentivar as famílias a trazerem novos alunos à escola. Normalmente, quando há efetivação de matrícula por meio de indicação, a escola oferece algum benefício, como descontos.


Isso reforça como pensar e priorizar a retenção de alunos traz múltiplos benefícios à instituição. 


Todas as estratégias apresentadas partem do princípio de cultivar um bom relacionamento. Para isso, existem caminhos simples que facilitam a comunicação, engajam e fortalecem a maneira como sua escola constrói vínculos com toda a comunidade.


Transforme a comunicação da sua escola com uma agenda digital 


A comunicação na escola é fundamental para garantir um bom relacionamento e, por consequência, incentivar a decisão de alunos e famílias a permanecer na sua instituição. 


Contar com apoio de uma solução que simplifica e transforma a relação entre escola-aluno-família é uma oportunidade de reter alunos e, também, promover uma boa experiência em diferentes aspectos. 


A Agenda Edu vem para facilitar esse processo com eficiência. A sua escola terá acesso a uma plataforma digital completa, com diferentes recursos que dá autonomia à gestão, à equipe pedagógica e também às famílias. 


Construir um bom relacionamento é importante, mas não significa que deva ser complicado. 


Saiba como a Agenda Edu tem o que a sua escola precisa para aumentar a retenção de seus alunos de forma sustentável e conquistar os resultados esperados!


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