A família e depois da escola são os primeiros ambientes de aprendizado que uma criança vivencia, inclusive na esfera da gestão das emoções.
Por isso, é importante que o ambiente escolar esteja preparado para orientar e nortear crianças e adolescentes sobre como compreender e avaliar as próprias emoções.
Quer saber mais sobre como preparar a sua escola sobre gestão das emoções? Leia esse texto e descubra como aplicar na sua escola.
Segundo o neurocientista português António Damásio e o americano Joseph E. LeDoux, emoções e sentimentos são conceitos distintos.
Enquanto as emoções são respostas automáticas a determinado estímulo, os sentimentos são uma forma consciente de responder a esses estímulos.
Portanto, gestão das emoções nada mais é que a capacidade de entender e avaliar as próprias emoções, podendo definir de forma mais consciente a reação aos estímulos.
O conceito de inteligência emocional é um tema que vem sendo amplamente discutido em sociedade, não apenas no ambiente do trabalho, mas no escolar também.
Inteligência emocional, estabelecida pelo pesquisador norte-americano, Daniel Goleman, é definida pela “capacidade de lidar com a esfera emocional, própria e dos outros”. Essa capacidade é estabelecida a partir de 5 habilidades:
Já a gestão das emoções é um conceito individual, que precede a inteligência emocional, uma vez que se refere a forma única de uma pessoa reconhecer, assimilar e lidar com as próprias emoções e reações.
O papel da escola no preparo socioemocional de seus alunos se dá no oferecimento de ferramentas e conhecimentos para que, individualmente, eles possam reconhecer padrões emocionais e encontrar sentido em seus sentimentos.
Como ser uma escola presente trabalhando o “sentir” e o “comunicar”?
Conforme falamos anteriormente, a escola é um dos pontos centrais na formação socioemocional de crianças e adolescentes.
O grande tempo que o estudante passa dentro da escola, bem como as relações de cuidado que se estabelecem lá, fazem do espaço escolar um bom lugar para identificar alguma mudança no comportamento do estudante.
Mas como identificar se há algo errado com a saúde emocional dos alunos? É importante que professores e gestores estejam atentos a alguns sinais, como:
Qual é a importância da autoestima e como desenvolvê-la?
Mas, na prática, como a escola pode oferecer amparo e condições para que seus alunos vivenciem suas emoções e sentimentos com segurança e sem cair em situações de violência?
Conheça alguns pontos:
1. Capacite a equipe escolar
A equipe escolar é a guia e o modelo para os alunos. Por isso é muito importante capacitar todos os colaboradores da escola sobre inteligência emocional.
Isso vai permitir que tanto as relações de trabalho quanto as interações em sala de aula sejam saudáveis, mediadas e guiadas de forma mais assertiva.
2. Aposte em materiais de conscientização e atividades especiais
Atividades educativas em sala de aula e materiais de apoio sobre inteligência emocional e gestão das emoções são ótimas formas de atingir não apenas estudantes, mas, também, as famílias.
Aposte em rodas de conversa, produção de redações sobre a temática, debate de exemplos, leituras ricas, dinâmicas envolvendo reconhecimento de emoções, entre outras atividades.
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3. Conte com o apoio de profissionais especializados
Além de conscientizar e preparar alunos e educadores, é importante que a escola conte com o apoio de psicólogos ou psiquiatras para realizar acompanhamentos individuais.
Esse espaço permite uma troca individualizada e protegida para as pessoas, permitindo abordar temas sensíveis para si com confiança e tranquilidade.
4. Convide as famílias para participarem
As famílias têm tanta responsabilidade pela saúde mental e emocional dos alunos quanto a escola.
Por isso, os responsáveis devem ser convidados a refletir sobre o tema da inteligência emocional, bem como o gerenciamento de emoções.
E as reflexões iniciadas pela escola devem ir além do âmbito estudantil e ganhar o espaço da casa do aluno.
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Isso porque agora o SuperApp conta com o recurso “Sentimentos”, que permite à escola visualizar as emoções e os sentimentos de seus alunos. O resultado disso é um fortalecimento do elo de cuidado e segurança entre escola e famílias.
Além disso, a nova funcionalidade permite que a escola possa tomar decisões mais assertivas no que se refere às emoções do grupo escolar.
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