O Colégio Graciliano Ramos, assim como muitas instituições, tinha um grande desafio: equilibrar suas contas/financeiro para manter seu planejamento escolar e realizar os pagamentos mensais.
Com a inadimplência ao longo do ano atingindo cerca de 40%-50%, era cada vez mais difícil cumprir com os compromissos do mês, realizar melhorias e focar na educação.
Veja como o Colégio Graciliano Ramos, com uma equipe de gestores comprometidos em aprimorar os processos internos, conseguiu equilibrar as contas e manter o financeiro em dia.
Antes de tudo, vamos apresentar a escola que mudou a sua rotina e das famílias para garantir seu planejamento e saúde financeira.
Com 52 anos de história, o Colégio Graciliano Ramos, no Rio de Janeiro,foi incialmente gerido por Adalto e Sérgio, idealizadores da escola, os quais se dedicaram pela educação e cuidados de muitas gerações.
Hoje, administrado pelo Alessandro e sua esposa, que abraçaram o compromisso com a educação dos fundadores, e, assim, trabalham nos desafios diários da instituição para manter e garantir o sucesso.
Com uma média de 500 alunos, a escola tem planos de crescimento e abrir outras unidades de ensino. No entanto, esse sonho era considerado difícil de realizar, uma vez que os atrasos na mensalidade afetam seu planejamento escolar e financeiro.
“Assim como a maioria das instituições de ensino, a nossa escola foi afetada com a inadimplência, o que prejudicava nosso planejamento e nos pagamentos mensais de salários, tributos, impostos e etc.”
Para driblar esses desafios, o colégio aposta em parcerias que possam ajudá-los nessa jornada educacional, como o SuperApp Agenda Edu.
Com elas, além de melhorar a comunicação com as famílias e alunos, seu financeiro ganhou um grande aliado, que possibilitou maior foco no planejamento escolar, como o próprio Alessandro explica:
“A maior diferença é a possibilidade de ter, de fato, um planejamento, ficou mais fácil planejar. Como a escola depende das mensalidades, e as vezes não tem a entrada suficiente, fica muito difícil planejar e com Pagamentos Digitais isso melhorou bastante.”
Como toda a função administrativa fica a cargo do Alessandro, o qual conta com a ajuda da Raquel e da Érica, era mais difícil se concentrar em atividades mais estratégicas.
Logo perceberam que precisavam de uma solução que ajudasse a gerenciarem as mensalidades dos alunos e levasse mais praticidade e agilidade na gestão financeira da escola.
Como a Agenda Edu já fazia parte do dia a dia e contribui muito com a comunicação, o Colégio Graciliano Ramos apostou também em ativar Pagamentos Digitais, no SuperApp, o qual possibilitou a garantir um financeiro em dia.
Confira como:
Como os atrasos nas mensalidades era o principal gargalo que prejudicava o planejamento escolar e financeiro, o Alessandro analisou o cenário atual da escola e viu que garantir as mensalidades com o SuperApp seria uma excelente oportunidade.
As cobranças automatizadas “proporcionou à escola uma entrada financeira garantida todo mês, a qual não tinha por conta da inadimplência”. E isso está ajudando a melhorar o fluxo de caixa, permitindo que as contas da escola sejam pagas em dia, e também para que realize melhorias necessárias na instituição.
“Essa é uma parceria que está sendo muito boa para todos nós, tanto para escola quanto para o SuperApp. A transparência da equipe é excelente, temos acesso a todas as entradas mensais dos responsáveis e possibilidade de acompanhar as taxas, inclusive de inadimplência, que nesse período com Pagamentos Digitais observamos que diminuiu bastante.”
Além de garantir as mensalidades todos os meses, o financeiro do Colégio Graciliano Ramos ganhou reforço de uma equipe dedicada na cobrança escolar e para auxiliar nas demandas com as famílias.
No início, como qualquer mudança de processo, foi preciso uma comunicação bem próxima com os responsáveis, explicando os benefícios que Pagamentos Digitais traria para todos.
“O auxílio da equipe do SuperApp junto com os demais colaboradores da escola foi fundamental para tornar tudo mais fácil, que ajudou também na comunicação com os responsáveis, alcançando quase 100% de adesão.”
Mensalidade escolar atrasada: como cobrar e evitar inadimplências
Muito mais que conseguir superar os desafios financeiros, o Colégio Graciliano Ramos garantiu um planejamento escolar mais eficiente, uma vez que puderam se concentrar em atividades mais estratégicas, em vez de passarem horas lidando com questões administrativas.
Além disso, possibilitou um fluxo de caixa mais regular e a diminuição da inadimplência. Assim: “vários setores da escola se beneficiaram com a Agenda Edu, a parte pedagógica, financeira e administrativa – o Mensalidade Garantida veio para fechar com chave de ouro.”
A percepção da escola de quanto o financeiro pode afetar o seu planejamento escolar é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos, promovendo um ambiente mais produtivo e engajador, principalmente, entre escola e famílias.
Sendo assim, assim como o Colégio Graciliano Ramos, outras escolas podem garantir um planejamento escolar capaz de proporcionar o sucesso educacional por meio de um financeiro em dia.
Tem dúvidas de como garantir um financeiro em dia? Conheça mais sobre Pagamentos Digitais, no SuperApp Agenda Edu e conte conosco!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…