5 brincadeiras para fazer em casa na quarentenaLeitura de 4 minutos

Família na escola 21 de setembro de 2020
Mãe e filha brincando embaixo de lençol com brincadeiras para fazer em casa

author:

5 brincadeiras para fazer em casa na quarentenaLeitura de 4 minutos

Durante a quarentena, muitos responsáveis tiveram dificuldade em criar atividades e brincadeiras para fazer em casa. Estar com os filhos durante todo o dia é desafiador, mas também uma grande oportunidade de criar laços ainda mais fortes. 


Além de cronogramas de estudo, aulas online e alimentação, as famílias também se preocuparam com a diversão dos alunos. Mas você já parou para pensar por que a brincadeira é tão importante?


Por que é tão importante brincar?


Brincar não é só se divertir (e isso já é muito bom!), mas também ajuda a combater a obesidade, ter autoconhecimento corporal e estimular o otimismo, cooperação e negociação. Por isso é ainda melhor pensar em brincadeiras para fazer em casa com toda a família.


As crianças que brincam mais também ganham resiliência, aprendem sobre respeito, desenvolvem a atenção, o autocontrole e o trabalho em equipe. Afinal, para se divertir juntos é preciso pensar em todos os participantes.


4 atividades para aproximar a família da escola


Brincar também ajuda a diminuir o tédio, tristeza e até ansiedade, além de incentivar o raciocínio estratégico, criatividade e imaginação. As crianças também conseguem entender melhor sobre regras e limites. 


Além de todas essas vantagens, as brincadeiras para fazer em casa também são um ótimo momento para se conectar com os filhos, conhecê-los melhor e criar novas memórias que vão durar para sempre. 


Desenvolvimento infantil: qual é o impacto da pandemia?


Brincadeiras para fazer em casa


Agora que você já sabe como é importante brincar, que tal planejar várias atividades para se divertir com os seus filhos? Confira algumas dicas que são fáceis de fazer em casa e toda a família pode participar. 


Stop ou adedonha


Essa brincadeira é superfácil de fazer, você só precisa de papel e caneta! Primeiro, escolha vários temas, como: nome, cor, animal, objeto, país. Pense em temáticas que a criança já conhece e alinhe com o que ela está estudando na escola.


Para crianças mais velhas, os temas podem ser ainda mais interessantes, como livros de literatura, componentes químicos, plantas e muito mais! Desenhe várias colunas para serem preenchidas durante o jogo. 


Desenho na Educação Infantil: Qual sua importância?


A cada rodada, uma letra é escolhida e todas as pessoas que estão brincando devem preencher cada um dos temas com uma palavra que comece com a letra escolhida. Por exemplo, na letra A você pode colocar Aline (nome), Azul (cor), Arara (animal). Quem tiver mais palavras diferentes, ganha!


Mímica


Uma das brincadeiras para fazer em casa mais divertidas e simples é mímica. Tudo que você precisa é imaginação! Essa é uma ótima atividade para desenvolver raciocínio, estimular a criatividade e o desenvolvimento corporal. 


A família pode ser dividida em dois times para competir. Escolha um tema, pode ser filmes, personagens, profissões, o que você quiser! Estipule um tempo máximo para o outro time adivinhar a mímica e divirta-se. 


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Arrisque nos videogames


Não dá pra negar que os videogames continuam sendo febre entre crianças e jovens uma das brincadeiras para fazer em casa mais queridas. Aproveite o interesse dos filhos nessa atividade e experimente também. 


Que tal criar um campeonato ou mostrar para eles os jogos da sua infância e adolescência? Apesar de ser importante ter cuidado com o tempo de exposição a telas, os videogames também têm muitos benefícios, como agilidade, raciocínio e até menos agressividade quando se joga ao lado dos responsáveis.


Guerra de balões d’água


Se você tem um jardim ou quintal e não tem medo de se molhar, é hora de guerra! Essa brincadeira é perfeita para se refrescar e se exercitar muito. Para fazer, é muito simples: encha vários balões d’água (pequenos) e comece a brincar!


A família pode formar times, criar sistema de pontos e até mesmo prendas divertidas para quem for acertado. O importante é ter cuidado para não se machucar.


Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto


Acampamento em casa


As brincadeiras para fazer em casa são necessárias para aproximar filhos e responsáveis. Por isso, uma ideia diferente que vai surpreender é criar um acampamento dentro de casa. 


Para fazer a sua tenda, é só usar vários lençóis e pendurar, colocar algumas almofadas e até enfeitar com pequenas luzes. Faça um ambiente aconchegante para brincar, ler, contar histórias e criar experiências inesquecíveis em família. 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *