Sua escola entende os processos de Neuroaprendizagem?Leitura de 4 minutos

Família na escola Tendências em educação 24 de setembro de 2018

author:

Sua escola entende os processos de Neuroaprendizagem?Leitura de 4 minutos

Por Luciana Brites – Psicopedagoga e psicomotricista, fundadora do Instituto Neurosaber. 

Educar é muito mais que ensinar. Educar é entender. E é exatamente essa visão que as escolas precisam ter todos os dias.


Entender as nossas crianças, principalmente o que passa na cabecinha delas, suas dificuldades e seu funcionamento cerebral antes de definir qualquer processo de aprendizagem pode tornar a educação mais prazerosa e eficiente.


Mas será que todos os educadores têm essa visão?


Infelizmente, a neuroaprendizagem ainda é um tabu dentro das salas de aula. Com base na experiência que temos em lidar com milhares de profissionais da educação todo os dias em nossos canais da Web, percebemos o quanto ainda são carentes de informações a respeito disso.


Não é falta de experiência, falta de conhecimento ou de capacidade profissional. A neuroaprendizagem ainda não é abordada na maioria das formações psicopedagógicas no Brasil, e isso cria uma defasagem em nosso ensino.


O que é a neuroaprendizagem


A neuroaprendizagem estuda o ato de aprender, tendo como base as funções cerebrais, como o aspecto cognitivo, entre eles: a linguagem, a capacidade de raciocinar, memorizar, tomadas de decisão, concentração, entre outros.


Para você ter uma ideia, a múltipla memória e múltiplas vias neuronais são acionadas ao mesmo tempo para dar significado às novas informações recebidas pelo cérebro. Assim, o trabalho de cada parte precisa ser visto como um todo integrado em harmonia. E é a experiência com o ambiente que vai definir quais áreas serão mais ou menos acionadas.


Portanto, entender a neuroaprendizagem é compreender aquela criança que não presta atenção na aula direito. Aquele aluno super agitado ou que tem dificuldades expressivas na escrita e leitura, de se relacionar com os colegas, enfim. Dificilmente essas crianças receberão o suporte necessário se o professor não souber como intervir pela falta de conhecimento do seu funcionamento cerebral.


Ao tomar conhecimento dessas dificuldades de aprendizagem, o professor dá um passo importante que reflete em toda a vida acadêmica da criança. Mas, quando ele é ignorado na pré-escola, as dificuldades que poderiam ser identificadas no início podem perpassar todas as áreas da vida do adolescente e adulto.


A contribuição cada vez mais ampla e exponencial da neurociência no campo do funcionamento cerebral tem favorecido a Era inclusiva. Tem também trazido novas concepções com meios mais eficazes e novas propostas didáticas para facilitar a adoção de novos e criativos métodos de ensino.


A Neurosaber


Nós da Neurosaber somos um projeto que acredita na transformação de práticas profissionais e vivências familiares por meio do conhecimento. Já formamos mais de 10 mil profissionais e famílias, e trabalhamos todos os dias para levar conteúdo rico e com fundamentação científica para dentro de escolas, clínicas e casas.


Não estamos nessa missão sozinhos. Por isso contamos com parcerias como a Agenda Edu para disseminar essa mensagem de transformação, e agregar ainda mais valor ao conhecimento científico. Você leitor, poderá conferir artigos escritos pela Neurosaber aqui na Agenda Edu e em nosso blog.


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *