Prepare o confete e atraia a família para o Carnaval na escolaLeitura de 3 minutos

Família na escola 14 de fevereiro de 2020
Pai e mãe segurando filho criança e fantasiados de palhaços

author:

Prepare o confete e atraia a família para o Carnaval na escolaLeitura de 3 minutos

Prepare o confete, as máscaras e as marchinhas! Está chegando uma das maiores festas do Brasil e é a oportunidade perfeita para engajar as famílias com o Carnaval na escola. 


Se você tem dificuldades em aumentar a frequência dos responsáveis nos eventos escolares, pode aproveitar esse momento para experimentar novas formas de atrair e envolver a família. Confira nossas dicas:


Prepare os alunos para o Carnaval na escola


Existem diversas maneiras de incluir a festa na educação e preparar as crianças para o Carnaval na escola. É importante lembrar que o período é mais que somente folia, mas sim uma grande manifestação social e cultural popular brasileira. 


Vários temas podem ser abordados em sala de aula, como os aspectos históricos, as diferenças culturais, música e ritmos, literatura e sustentabilidade. É o momento ideal para estimular a criatividade das crianças com pesquisas e projetos durante o mês de fevereiro. 


Para os alunos mais velhos, outras temáticas importantes podem surgir, como educação sexual, cuidados e respeito durante as festas. É papel da escola ajudar na formação dos jovens em cidadãos responsáveis, por isso o planejamento escolar pode usar o Carnaval na escola como apoio no calendário de atividades.


Leia mais: Como abordar o carnaval em sala de aula de forma divertida e educativa


Participação da família no Carnaval na escola


A família pode ter papéis mais fortes do que somente comparecer ao evento. Enquanto os alunos estão começando a estudar sobre o Carnaval, a escola já pode começar a engajar os responsáveis com as lições de casa. 


Uma atividade interessante é pedir que os alunos entrevistem a família sobre as suas memórias do período. Eles podem perguntar sobre como era Carnaval nos anos passados, quais costumes aprenderam com seus pais, quais cidades já conheceram e histórias divertidas.  


Os responsáveis também podem participar ativamente do Carnaval na escola ajudando os filhos a criar fantasias feitas em casa. Outra opção divertida é pedir que sejam fantasias temáticas, feitas de materiais reciclados ou combinando para a família toda. 


É importante que as atividades tenham como objetivo ajudar a família a se conectar mais com os filhos e a escola. Propor dinâmicas e desafios diferentes são alternativas para envolver a família nos projetos de casa. 


Baixe o ebook "Como engajar e aproximar os pais do ambiente escolar"

Baile de Carnaval na escola 


Não dá pra falar em Carnaval na escola e não pensar nos bailinhos infantis que já são costume em vários lugares. Reunir alunos e responsáveis em uma festa animada é a oportunidade perfeita para engajar a família e dar o pontapé inicial nos eventos escolares do ano. 


Carnaval com família é muito mais divertido! É interessante promover atividades durante o evento, como criar decoração e máscaras sustentáveis, concurso de fantasias e apresentação de marchinhas.


Para garantir que os responsáveis estão realmente informados sobre o baile e o que é preciso levar, a escola pode enviar notificações e organizar todo o evento pela Agenda Edu


Revolucione seus eventos com Agenda Edu


Imagem com duas telas de celular mostrando a funcionalidade Eventos na Agenda Edu

Sua escola já fez eventos com pouca participação da família? Os responsáveis já esqueceram de olhar a agenda de papel e não sabiam sobre a festa? Conheça a funcionalidade de Eventos da Agenda Edu


  • Liste e organize os eventos do ano em um só lugar
  • Envie convites para pais e alunos
  • Gerencie os responsáveis que confirmaram presença ou não
  • Disparo de lembretes automáticos sobre o evento
  • Vídeo chamadas com transmissão do evento ao vivo

A agenda digital é a solução perfeita para estreitar os laços entre família e escola. Com uma comunicação direta e automatizada, é possível estar mais próximo dos alunos e engajar os responsáveis. 


Quer conhecer mais sobre a Agenda Edu? Fale com os nossos consultores educacionais e experimente na sua escola. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *