Existe algum momento mais esperado na vida dos alunos do que as férias escolares? Eles contam os dias, fazem centenas de planos, se divertem, descansam e, principalmente, recarregam as energias para um novo período.
Mas, muitas famílias acabam ficando perdidas sobre o que fazer com as crianças e adolescentes que têm o dia livre que antes era ocupado pelas aulas e tarefas. Por isso, é interessante que a própria escola ajude a planejar atividades para estimular o desenvolvimento até nos períodos de pausa.
Continue a leitura para saber mais sobre como organizar as férias escolares!
Não, as férias não são somente um período para ficar de pernas pro ar ou mesmo para “dar um descanso” aos professores. Pelo contrário, a equipe pedagógica aproveita este momento para planejar o próximo semestre.
Já para os alunos, tampouco é um desperdício de tempo. Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP) mostra que as férias são essenciais para o desenvolvimento das crianças, tanto no ambiente escolar quanto no próprio convívio social.
As brincadeiras também não são somente diversão, mas sim uma oportunidade para absorver mais informações, desenvolver habilidades e ajudar os cérebro a formar novos conteúdos.
Por isso, pense duas vezes na próxima vez que for falar que seus filhos não estão fazendo nada nas férias.
Uma das grandes oportunidades das férias é aproveitar o tempo que os alunos estão fora das obrigações escolares para se conectar mais com a própria família.
A rotina dos responsáveis muitas vezes é bastante atribulada, dividindo o tempo com trabalho, obrigações domésticas e familiares. Ao mesmo tempo, as crianças e adolescentes dedicam a maior parte do seu ano aos estudos, seja na sala de aula como em casa.
Dessa forma, é bastante comum que as famílias não consigam dividir muito tempo de qualidade. A escola pode ajudar dando algumas sugestões de atividades que ajudem a aproximar os responsáveis dos alunos.
É importante ressaltar que nem sempre é preciso pensar em grandes dinâmicas. Fazer as refeições juntos, um passeio na praia, assistir a um filme ou jogar baralho já são ótimas opções para dividir o tempo em casa.
Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?
Além de pensar em brincadeiras e outras atividades, que tal planejar uma visita a locais culturais na sua cidade? Existem vários equipamentos gratuitos nos municípios ou que oferecem entradas mais acessíveis.
Essa é uma ótima oportunidade para estimular que os alunos tenham contato com arte, história e até mesmo com os próprios costumes da sua região. Confira algumas sugestões:
Fique ligado no site e redes sociais da sua cidade para se informar sobre horários e programações. Outra sugestão é juntar um grupo com a família, primos ou até colegas da escola para aproveitar ainda mais o dia.
Sabemos que os alunos ficam ansiosos para curtir o mês de descanso e se livrar das obrigações escolares. Afinal, essa é a chance de deixar de lado a rotina e não precisar acordar cedo, ir para a escola e fazer dezenas de tarefas.
Mas, ainda é possível continuar conectado com os estudantes e famílias mesmo no período de recesso. A equipe pedagógica pode sugerir atividades para serem feitas em casa, sempre com brincadeiras e diversão. Afinal, ninguém quer fazer lição nas férias, né?
Utilizando uma solução de comunicação como a Agenda Edu, a escola pode enviar comunicados com sugestões para os responsáveis e disparar durante as férias. Uma boa dica é fazer um planejamento e deixar todas as mensagens prontas!
Lembre-se de sugerir apenas atividades que possam ser feitas com materiais disponíveis em casa, como papel, canetas, lixo reutilizável. Aproveite para estimular a sustentabilidade!
Com Agenda Edu, a escola também pode continuar se comunicando com as famílias com mensagens, em canais personalizáveis, organizados e seguros. É possível também enviar um evento de volta às aulas além de todas as outras funcionalidades disponíveis.
Outra grande facilidade para apoiar o período de férias escolares é o EduPay, a solução financeira que está disponível gratuitamente dentro da solução. Com ela, você pode criar cobranças sem esforço e já adiantar a rematrícula, fardamentos, novos materiais e até mesmo cobrar a mensalidade de forma recorrente.
Conheça mais sobre a Agenda Edu e EduPay e experimenta na sua escola
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…