Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?Leitura de 5 minutos

Família na escola 13 de maio de 2019
Aprender em casa com família

author:

Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?Leitura de 5 minutos

Vocês sabiam que o ambiente doméstico pode oferecer oportunidades diversas para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e competências de seus filhos? Sim, muitas vezes pais e mães ficam em dúvida sobre que atividades podem ser utilizadas para este fim.


O artigo de hoje tem o objetivo de mostrar algumas dicas da variedade de tarefas que são excelentes para os pais aplicarem no dia a dia dos filhos em casa.


Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


Vale ressaltar que as brincadeiras ou atividades a serem descritas aqui servem de complemento ao que é dado na escola. É importante deixar bem claro que a escola exerce um papel fundamental na vida das crianças, pois além do conteúdo pedagógico, os pequenos também estarão diante da aquisição de práticas que serão indispensáveis na construção psicomotora e, consequentemente, da autonomia de seus filhos. 


A instituição de ensino oferece o acompanhamento de educadores, algo que é essencial para orientar as crianças; e a escola também proporciona o estímulo ao convívio social com outros coleguinhas. Confira o que pode ser feito em casa.


Coordenação motora fina: tarefas lúdicas 


Dedoches


Uma atividade que ajuda muito a coordenação motora é o teatro de fantoches com os dedos, os chamados dedoches. O movimento dos membros das mãos é essencial para desenvolver habilidades importantes, como a preensão. Vejam outros exemplos de tarefas voltadas à coordenação motora fina.


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Separando os grãos


Pegue dois tipos diferentes de grânulos e coloque-os em um mesmo recipiente. Depois, peça à criança para separá-los. Esse processo faz com que o pequeno exercite o controle de seus dedos, assim como a musculatura;


Argolas coloridas


O objetivo é fazer que seu filho/aluno coloque essas argolas em varetas, cujas cores sejam correspondentes. Notem aí mais uma brincadeira em que deve haver a discriminação das cores e a prática de movimentar as mãos em movimentos suaves;


Pregando botões


A tarefa não é para o pequeno pregar botões como fazem os adultos, mas para simplesmente separá-los entre grandes e pequenos. Isso ajudará na coordenação motora fina da criança e pode ser feito em casa mesmo.


EBOOK GRÁTIS
18 atividades para famílias com diversão e aprendizagem


Lógica de Programação com atividades desplugadas


É possível se divertir e aprender lógica de programação com atividades off-line! Como alternativa para o desenvolvimento  das crianças em casa, a Happy Code – maior rede de escolas de programação, maker e robótica para crianças e adolescentes – criou o “Despluga Aí”, que une diversão e aprendizado no mesmo lugar. 


A plataforma é gratuita e conta com atividades desplugadas que envolvem lógica de programação e estimulam o raciocínio lógico dos pequenos, além de habilidades manuais. Entre as atividades estão a do “algoritmo”, em que as crianças aprendem e seguem as instruções de um algoritmo para criar um origami; e o “Background infinito”, em que os pequenos são desafiados a criar um jogo de corrida de carros para desviar dos automóveis na estrada.


Confira o Despluga Aí e divirta-se com a criançada em casa!


Coordenação motora global: desenvolvendo a consciência corporal


Assim como a coordenação motora fina, a global (ou grossa) também pode e deve ser impulsionada em casa. Uma atividade infalível é a dança. Criança que dança é mais feliz e saudável. Coloque uma música bem animada e que vocês gostem.


Existem mais tarefas/brincadeiras que auxiliam essa habilidade, são elas: pular corda, corrida, natação, bambolê, amarelinha, entre outras. Há que se ressaltar que a lateralidade e a consciência corporal também são desenvolvidas.


Impulsionando a comunicação do seu filho


Outra habilidade que é fundamental no desenvolvimento dos pequenos é a comunicação. Um dos exercícios mais legais é a contação de histórias. Essa tarefa consiste nos adultos que leem um livro para a criança. Logo após, o pai ou a mãe deve fazer perguntas ao pequeno sobre alguns pontos da história relatada. 


Na verdade, os adultos devem conduzir até mesmo na resposta do filho. Por exemplo: “você se lembra como se chama o passarinho do livro?”. Nesse momento, se a criança tiver dificuldade, cabe uma ajudinha como falar a primeira sílaba do nome do personagem até que seu filho consiga falar a resposta correta.


7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena


Além disso, uma atividade excelente é induzir o pequeno a criar uma historinha para contar à sua família. O ideal é que a tarefa seja completamente lúdica para que haja a adesão do pequeno à proposta. A brincadeira proporciona o trabalho com a linguagem e a criatividade. 


Complemento de uma equipe multidisciplinar


Vocês repararam que as atividades mencionadas acima trabalham com diferentes habilidades do corpo humano? Pois tudo isso pode ser feito em casa e como complemento de alguma terapia a qual a criança esteja participando. Professores e demais terapeutas podem acompanhar as atividades que são dadas aos seus pequenos e dar orientações para ajustar as tarefas às demandas das crianças. 


5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


Neurosaber


A Neurosaber é um projeto que acredita na transformação de práticas profissionais e vivências familiares por meio do conhecimento. Já foram formados mais de 10 mil profissionais e famílias, e trabalhamos todos os dias para levar conteúdo rico e com fundamentação científica para dentro de escolas, clínicas e casas. 


Não estamos nessa missão sozinhos. Por isso contamos com parcerias como a Agenda Edu para disseminar essa mensagem de transformação, e agregar ainda mais valor ao conhecimento científico. Você leitor, poderá conferir artigos escritos pela Neurosaber aqui na Agenda Edu e em nosso blog.



2 comentários
  1. Paula Eveline Castelo Branco Leite

    Adorei as sugestões aqui listadas. Já comecei com o Duolino inglês. É desafiador. Vou traçar um planejamento para os meus filhos que já estão em uma idade superior, são adolescentes e querem passar o dia em séries. É um momento delicado, mas de resgate para a família.

    • Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Paula! 💜 Para os adolescentes, indicamos investir na leitura e em séries e filmes educativos e com pensamento crítico, assim o lazer também vai fazer parte da aprendizagem.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *