10 filmes sobre autismo para assistir com alunos e famíliasLeitura de 8 minutos

Família na escola 5 de março de 2021
Família sentada em sofá da sala assistindo filmes sobre autismo

author:

10 filmes sobre autismo para assistir com alunos e famíliasLeitura de 8 minutos

Quem não gosta de ir ao cinema? Não tem nada melhor do que relaxar, comer pipoca e ser encantado com uma história inspiradora. Inclusive, é uma ótima oportunidade para aprender e conhecer novas realidades. Os filmes sobre autismo são uma maneira lúdica de entender mais sobre alunos autistas. 


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo são afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas, sabemos que isso não significa que elas não sejam capazes de aprender.


Muito pelo contrário, essas crianças e jovens têm muito a nos ensinar!


Confira a lista de séries e filmes sobre autismo


Uma ótima forma de entender mais sobre a realidade de pessoas autistas é se colocando em seu lugar e vendo como eles enfrentam as situações e desafios do dia a dia. 


Por isso, separamos uma lista com 10 séries e filmes sobre autismo para assistir com a família ou na sala de aula com os alunos. Afinal, a escola é o local de formação que deve investir em uma educação inclusiva


Educação Inclusiva: o que a escola pode fazer a respeito?


1. Farol das Orcas (2017)


Na paisagem da Península de Valdés, na Patagônia, Agustin é levado pela sua mãe para conhecer as orcas. Sua esperança é de que os animais ajudem o seu filho a encontrar sua emoções e melhorar um quadro severo de autismo. 


O filme também fala sobre a negligência paterna, muito comum em casos de parentalidade atípica, em que o pai abandona a criança quando percebe alguma deficiência ou limitação.


Farol das Orcas é baseado em uma história real do biólogo argentino Roberto Bubas, que escreveu o livro “Agustin corazon abierto”. Inclusive, Agustin hoje tem 25 anos e trabalha como artista plástico. 


2. Em um mundo interior (2018)


Este documentário é o primeiro longa-metragem brasileiro que fala estritamente sobre o autismo. Ele foi criado para desconstruir estereótipos sobre as nossas expectativas do que é ser autista. 


A principal questão abordada é “eu queria que meu filho que”, ou seja, como os pais vivem um luto sobre o que idealizaram para como seus filhos seriam. O filme conta a história de sete famílias com crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos. 


Cada família vem de diferentes classes sociais e regiões do país. Assim, conseguimos ter uma forte perspectiva da inclusão e entender que cada pessoa com autismo é diferente da outra. 


Autismo, escola e pais: como unir forças para a inclusão?


3. Temple Grandin (2010)


Nos filmes sobre autismo, este foi premiado no Emmy e Globo de Ouro e conta a história de uma cientista norte-americana interpretada por Claire Danes. Baseada em uma história real, ela supera diversos desafios em uma época em que o TEA ainda não era muito conhecido. 


Além de estudar na faculdade, Temple Grandin fez um doutorado e revolucionou o manuseio do gado com técnicas que tiveram um grande impacto na indústria pecuária dos Estados Unidos. 


4. Tão forte e tão perto (2012)


Indicado ao Oscar de melhor filme, esta é uma ótima opção para quem gosta de se emocionar. Estrelado por Tom Hanks e Sandra Bullock, conta a história de um menino que de 9 anos chamado Oskar que perdeu o pai no ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. 


O garoto tem sintomas de autismo leve e encontra uma chave misteriosa, acreditando que seu pai deixou uma mensagem. Assim, começa uma grande aventura para nunca mais esquecer. 


5. Tudo que quero (2017)


Mais um dos filmes sobre autismo, este longa é estrelado por Dakota Fanning e conta a história de uma jovem de 30 anos que ama escrever. Então, ela decide participar de um concurso para criar o roteiro de uma famosa série de ficção científica e foge de casa apenas com o seu cachorro. 


Na sua aventura, ela precisa enfrentar diversos desafios e aprender a fazer amizades inesperadas ao longo do caminho. 


Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo


6. Gilpert Grape – Aprendiz de sonhador (1993)


Um clássico do cinema, este drama conta a história de dois irmãos que vivem em uma família bastante conturbada. Após a morte do pai, Gilpert se torna responsável pelo sustento da família e pelo seu irmão caçula autista, Arnie. 


O filme rendeu a primeira indicação ao Oscar a Leonardo DiCaprio, na época com 19 anos. Uma ótima pedida para os fãs do ator! 


7. Mary e Max: uma amizade diferente (2009)


Quem não gosta de uma animação? Esse filme fala sobre a amizade de um homem judeu de 44 anos e uma menina australiana de 8 anos. Ambos têm Síndrome de Asperger e se sentem muito solitários. 


Síndrome de Asperger: como lidar com isso na escola?


Eles moram em continentes diferentes, mas começam a trocar cartas durante anos. Juntos, eles se sentem acolhidos pelas suas diferenças. 


“A vida de todo mundo é como uma longa calçada. Algumas são bem pavimentadas, outras têm fendas, cascas de banana e bitucas de cigarro”
Frase de abertura do filme Mary e Max


8. Sei que vou te amar (2007)


Este é um dos filmes sobre autismo que mostra a história de dois irmãos e o seu relacionamento. Charlie é o irmão mais velho, autista e com TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).


O caçula Thomas se sente constrangido pelo irmão e deseja uma vida diferente. Mas, recebe apoio da sua namorada Jackie para mudar o seu ponto de vista e aceitar a família como ela é. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

9. Missão especial (2004)


O longa mostra a vida de uma família composta por uma mãe e seus dois filhos gêmeos, os dois têm autismo. Ela precisa superar diversos desafios e lidar com o preconceito da sociedade e rejeição de várias instituições. 


Porém, ao entender que o TEA não tem cura, ela consegue criar os filhos para se desenvolverem como pessoas a encontrarem excelência em diferentes atividades. 


Como lidar com transtorno de comportamento na escola?


10. Atypical (2019)


Para encerrar a lista, escolhemos uma série da plataforma de streaming Netflix que conquistou o público. Com três temporadas, ela mostra as peculiaridades de viver com autismo de uma forma leve e com humor


Ela acompanha a vida de Sam, um jovem autista que está em busca de uma namorada, sua mãe superprotetora e uma família que passa por vários conflitos. É a escolha ideal para aproveitar o fim de semana!


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *