Educandário Jardim Piedade reduz a inadimplência para 5% em parceria com o EduPayLeitura de 5 minutos
O EduPay conheceu a história do Educandário Jardim Piedade que com a ajuda da solução de cobranças, reduziu o índice de inadimplência para 5%
Desde sua fundação, o Educandário Jardim Piedade PE tinha um objetivo muito claro: contribuir com o desenvolvimento dos alunos através de uma educação de qualidade. E a escola não parou por aí.
Antes mesmo da pandemia chegar, a instituição percebeu que a educação e a tecnologia devem caminhar juntas. E foi no EduPay, que a escola encontrou a capacidade de superar e se reinventar em um cenário tão adverso.
E como toda história tem um começo, a do Jardim Piedade foi com uma dúvida: “Como facilitar os recebimentos das cobranças da escola?”. A resposta estava mais perto do que se imaginava. Cliente da Agenda Edu há mais de 4 anos, o colégio Jardim Piedade tinha o EduPay a sua disposição gratuitamente.
“Antes da pandemia, nós já estávamos migrando para o mundo tecnológico em todas as áreas. Na parte pedagógica inserimos livros digitais e avaliações online, depois inovamos a nossa comunicação com a Agenda Edu. Então, o que faltava era fazer essa mudança também do nosso financeiro”.
Como o EduPay está dentro do aplicativo Agenda Edu que já fazia parte da rotina das famílias da escola, tudo ficou mais fácil. Pais e responsáveis não precisaram fazer novos cadastros ou baixar outro app.
Para iniciar o processo de adaptação das famílias com o EduPay, o colégio Jardim Piedade introduziu a solução aos poucos, com as cobranças de eventos dos jogos internos da escola.
Mayara, Diretora Financeira da escola, conta que para conquistar a adesão dos responsáveis mais resistentes, chegou a dispor pessoalmente para instalar e orientar no manuseio da plataforma.
“Eu sempre fazia uma comparação com WhatsApp, que é algo que eles tinham mais familiaridade. Afinal, se eles sabiam como utilizar o WhatsApp, facilmente poderiam usar o EduPay”.
A transformação na rotina financeira
Com a pandemia, mais um passo foi dado em busca da saúde financeira da escola. Com os pais e responsáveis já adaptados à solução, era o momento certo de cobrar as mensalidades também pelo EduPay.
Logo de cara, Mayara percebeu as grandes mudanças que a plataforma trouxe para a rotina da escola. Agora, a criação dos planos de cobranças é feita em poucos minutos, e o acompanhamento dos recebíveis é atualizado em tempo real.
“Alguns detalhes fizeram bastante diferença no nosso dia a dia. Gerar cobranças em poucos cliques, atualizar o vencimento sem burocracia, ter os relatórios sempre atualizados com as baixas de pagamentos…tudo isso mudou o nosso jeito de realizar as cobranças”.
Redução da inadimplência: Uma conquista em meio a crise
Antes do EduPay, a escola ainda tentou utilizar outro sistema de gestão. Porém, ainda assim, o processo era burocrático e pouco transparente com as famílias.
“A gente não conseguia fazer com que os pais visualizem o histórico ou o detalhamento da cobrança. Fazíamos uma baixa no sistema para verificar o que foi pago e o que não foi pago. Quando não entrava algum valor, a gente gerava uma cartinha de cobrança e enviava na bolsa do aluno. Daí a cobrança também era feita pelo WhatsApp ou com uma ligação”.
A dificuldade para cobrar os inadimplentes foi uma questão resolvida com a transição para o EduPay. A solução permitiu a automação da régua de cobrança, ferramenta usada para notificar os responsáveis sobre as faturas que iriam vencer ou já vencidas.
“Isso com certeza foi um grande marco para a nossa escola. Era algo que a gente já queria e não conseguia fazer. Porque enviar notificações de cobrança pra cerca de 800 alunos era totalmente inviável de realizar”.
O uso da régua de cobrança, combinadas às outras funções do EduPay, renderam resultados significativos para o Jardim Piedade. Mesmo com as consequências deixadas pela pandemia, a inadimplência da escola caiu para 5%.
“Eu acredito que essas ações de lembretes e notificações colaboraram muito para reduzir a nossa inadimplência. E é claro, estamos atentos às novidades que o EduPay sempre vem trazendo. E tudo que vier para reduzir ainda mais essa inadimplência vai ser muito bom pra gente!”
Depois dessa entrevista, o EduPay realizou mais um super lançamento que vai reduzir ainda mais a inadimplência na escola da Mayara. É a recorrência no cartão de crédito, que permite o desconto automático dos pagamentos direto na fatura do cartão dos responsáveis. Uma oportunidade de reduzir os atrasos por esquecimento, e prevenir a inadimplência.
Tenha tudo o que sua escola precisa para receber em dia
O EduPay nasceu com o propósito de tornar a relação financeira entre família e escola mais simples, transparente e segura. Hoje, já são mais de 150 escolas que escolheram a nossa solução para tornar sua rotina financeira mais simples. E a sua instituição também pode fazer parte dessa jornada.
A sua escola já é parceira da Agenda Edu? Conte com o seu Assessor de Engajamento para tirar todas as dúvidas da funcionalidade e entender como você pode realizar a adesão do EduPay. A funcionalidade será habilitada sem nenhum custo de adesão. Ou se preferir, preencha este formulário e entraremos em contato com você.
Mas se você ainda não utiliza a Agenda Edu, os nossos consultores educacionais estão disponíveis para que você conheça todas as nossas funcionalidades que facilitam os processos da rotina escolar, incluindo o EduPay. Você pode ter comunicação, engajamento e cobranças escolares de maneira mais simples e eficaz.
O EduPay foi desenvolvido depois de diversas conversas com educadores e gestores de escolas. Foram essas trocas de experiências que nos ajudaram a construir a solução que temos hoje e nos ajudam, também, a olhar para as evoluções que estão por vir.
Como o Educandário Jardim Piedade, você também pode ter a nossa solução para combater a inadimplência. Clique aqui e conheça mais sobre o EduPay.