Cartão de crédito: as melhores vantagens para usar esse meio de pagamento na escolaLeitura de 6 minutos

EduPay Gestão escolar 6 de agosto de 2021
mãe segurando cartão de crédito

author:

Cartão de crédito: as melhores vantagens para usar esse meio de pagamento na escolaLeitura de 6 minutos


De acordo com a pesquisa da Fiserv, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros. Não é pra menos. Além da praticidade, o meio de pagamento também promete um maior alívio para o bolso. E se tratando de cobranças escolares, a possibilidade de pagar a prazo faz com que a modalidade seja muito bem aceita nas instituições de ensino. 


Utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento é uma oportunidade de oferecer uma melhor experiência tanto para a família, quanto para a escola.


Confira nesse artigo, tudo o que é preciso saber para implementar essa modalidade na sua escola. 


Quais são as modalidades de pagamento no cartão de crédito?


Cartão de crédito parcelado


De acordo com a pesquisa da (SBVC) Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a modalidade cartão de crédito parcelado lidera a preferência dos brasileiros nos pagamentos online com 48%.


Para as escolas, o parcelamento no crédito pode ser indicado para cobranças únicas como, eventos, compra de material didático, fardamentos e passeios. Outra forma de usar o pagamento parcelado é na negociação de débitos, onde o responsável poderá fracionar um alto valor sem o acréscimo de juros.


No EduPay, essa modalidade tem ainda mais vantagens: em cobranças parceladas em até 12 vezes, as escolas antecipam o recebimento para 2 dias úteis!


Pagamento recorrente no crédito


O pagamento recorrente no cartão de crédito é o desconto automático feito direto na fatura do cliente/responsável. Bem diferente do parcelamento, a recorrência no crédito não compromete o limite do cartão com o valor total da cobrança. Assim, apenas o valor de cada mensalidade é descontada na fatura.


Para a escola, a praticidade de receber o valor todos os meses, sem a necessidade de lembrar os responsáveis, a cada data de vencimento. E para a família, a comodidade de realizar os pagamentos sem riscos de esquecimento.


Adotar a recorrência no crédito como forma de pagamento também é uma estratégia eficiente para driblar um dos maiores desafios da gestão financeira: a inadimplência escolar.


Além dos pagamentos das mensalidades, a recorrência no crédito também é ideal para as outro tipo de cobrança frequente como as atividades de contraturno. Esse recurso já está disponível no EduPay. Saiba mais!


Como funciona uma transação por cartão de crédito


Para receber pagamentos no cartão de crédito, sua escola precisa compreender os agentes que se comunicam nesse processo. Para entender melhor, simplificamos esse fluxo, nos conceitos abaixo:


Emissores (Bancos)


Os bancos como, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, ou ainda os virtuais como Nubank, Inter e Original, são responsáveis por fornecer os cartões e estimar o crédito de cada pessoa.  


Bandeiras do Cartão

Para aprovar um pagamento, as bandeiras realizam o vínculo da transação (entre adquirente e o banco emissor). Dentre as entidades mais conhecidas estão Mastercard, Visa, Hipercard e outras.


Adquirentes


Depois que a bandeira direciona a transação para o banco emissor, é a vez da adquirente fazer a conexão entre a bandeira e a sua escola. As adquirentes são as famosas maquininhas como Stone, Cielo, Rede e PagSeguro.


Aprenda como oferecer uma incrível experiência de pagamentos para pais e responsáveis da sua escola


Pagamentos online no crédito: Qual a melhor tecnologia para receber no cartão?


Com as medidas de distanciamento social do Covid-19, os pagamentos online são cada vez mais realidade para as escolas. E para que o recebimento por cartões de crédito seja possível, sua escola pode contar com três tipos de tecnologias. São elas:


Subadquirente (intermediador de pagamentos)

As subadquirentes são empresas intermediadoras das transações nos cartões. Elas são responsáveis por facilitar os pagamentos no crédito, comunicando-se direto com a adquirente. 


Além de responsabilidade das transações, as subadquirentes oferecem serviços de segurança como o de antifraudes. Isso significa que, essa tecnologia é capaz de avaliar o comportamento da transação, e barrar qualquer tipo de operação suspeita para os pagamentos da sua escola.


Vantagens

  • Contratação rápida, com recebimentos imediatos;
  • Facilidade na integração com outros sistemas;
  • Antecipação de pagamentos, mesmo em cobranças parceladas;
  • Possui serviço antifraude para garantir a segurança nas transações digitais.

Desvantagens

  • Taxas das transações são maiores;
  • Pouca flexibilidade para liquidar pagamentos;
  • Mais comum para escolas que possuem pouco volume de transações.

Gateway de pagamento


Assim como o subadquirente, o gateway também é responsável pela conexão direta com as credenciadoras. O grande diferencial está na possibilidade dessa ferramenta direcionar as transações para mais de um adquirente. 


Essa flexibilidade do Gateway, permite o alcance de menores taxas para as transações da escola.


Vantagens

  • Permite recebimentos de cobranças recorrentes no crédito;
  • Menor risco de inadimplência;
  • Menores taxas para maiores volumes de cobranças;
  • Recebimento dos valores mais rápido, dependendo da negociação com o emissor ou adquirente.  

Desvantagens

  • Contratação mais burocrática;
  • O sistema antifraude precisa ser contratado separadamente;
  • Demora para liquidar os pagamentos.

Educandário Jardim Piedade reduz a inadimplência para 5% em parceria com o EduPay


PSP: a alta performance dos gateways com a facilidade de integração da subadquirentes  


O PSP reúne o melhor dos mundos das tecnologias subadquirente e gateway de pagamento. A combinação da simplicidade de integração com a variedade de recursos do serviço, garante mais conversão para os pagamentos escolares.


Aqui no EduPay, utilizamos o PSP da Pagar.me, empresa pioneira no Brasil nessa modalidade. A tecnologia permite mais segurança para os pagamentos no crédito, sejam eles parcelados ou recorrentes. 


O modelo PSP representa a inovação para os meios de pagamento. Assim, o modelo deixa para trás as desvantagens dos modelos antigos, e aproveita as seguintes vantagens:


  • Investe na experiência do usuário
  • Facilidade nos pagamentos recorrentes
  • Permite a antecipação de recebíveis
  • Possui sistema antifraude incluso

O que avaliar para oferecer esse meio de pagamento na sua escola?


  • Escolha uma forma de pagamento que aceita as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado.
  • Caso o pagamento seja online, a escola deve escolher uma tecnologia segura para intermediar suas transações no crédito, com um sistema anti fraudes. 
  • Na escolha da plataforma de pagamentos, busque uma solução que não seja genérica, e que entenda e resolva os problemas da sua escola.

Agora que você já conhece as diferentes formas de cobrar os pagamentos escolares no crédito, ficou mais fácil escolher a melhor solução para sua escola, não é?


O EduPay foi desenvolvido para revolucionar a maneira de gerenciar os pagamentos escolares, e você também pode fazer parte da nossa comunidade de escolas parceiras.


Conheça mais sobre o EduPay, e aprenda tudo o que é necessário para reduzir a inadimplência na sua escola em uma consultoria gratuita. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *