A inadimplência é um problema comum enfrentado por muitas escolas, afetando não só a instituição financeiramente, mas também podendo gerar atritos quando não se entra em um acordo ou quando a cobrança não é feita corretamente.
Ao lidar com a inadimplência escolar, é essencial considerar a importância de preservar o relacionamento com as famílias dos alunos.
Para isso, a escola deve abordar essa questão de forma cuidadosa e estratégica, buscando soluções que sejam benéficas para ambas as partes.
Continue a leitura, que iremos mostrar como lidar com alunos inadimplentes e como cobrar de forma prática e eficaz, sem gerar atritos e preservando o relacionamento com as famílias.
Vamos lá?
A falta de pagamento das mensalidades pode ser causada por diversos motivos, os quais precisam ser identificados antes de qualquer cobrança ou negociação.
Isso será fundamental para adotar estratégias que ajudarão na prevenção e resolução desse problema.
Dificuldades financeiras: Podem ser situações temporárias, como desemprego, diminuição de renda ou emergências médicas, ou mesmo problemas estruturais de longo prazo. Essas famílias podem ter dificuldades em arcar com as mensalidades escolares de forma pontual.
Falta de organização financeira: Essas famílias podem ter uma renda estável, mas enfrentam desafios na gestão do dinheiro. Podem ocorrer problemas como esquecimento das datas de vencimento, falta de planejamento financeiro ou mesmo gastos excessivos em outras áreas não essenciais.
Problemas de comunicação: falta de transparência nas informações sobre pagamentos, dificuldades em obter esclarecimentos sobre as mensalidades ou até mesmo sobre o envio das cobranças, ocasionando no esquecimento ou até mesmo se perdendo nas informações diárias recebidas pelo responsável.
Por trás de cada um desses motivos, é possível traçar um perfil de inadimplente e como a escola deve lidar com cada um deles, a fim de ter o melhor método de cobrança.
Você pode ler mais sobre o assunto e como adotar estratégias para cada perfil, neste material que disponibilizamos gratuitamente. Baixe!
Estabelecer estratégias claras para a cobrança é essencial para garantir o bom funcionamento da escola e manter a qualidade dos serviços oferecidos.
Para isso, é importante que a escola utilize recursos que ajudem nas cobranças e, ao mesmo tempo, preserve a relação com as famílias.
A seguir, mostraremos algumas medidas estratégicas que você pode adotar na sua escola.
Uma política de pagamentos bem definida é a base para lidar com a inadimplência, e isso precisa estar estabelecido desde o início da relação escola e responsável.
Por isso, é muito importante que sua escola dê uma atenção especial ao contrato de matrículas, no qual deve estabelecer uma política clara sobre pagamentos em dia, incluindo prazos e consequências para o não cumprimento.
Assegurando que todos estejam cientes das expectativas desde o início do ano letivo.
A transparência nesse aspecto pode prevenir problemas futuros e reforçar a importância do compromisso financeiro.
Não basta sua escola ter um contrato bem definido, se a comunicação com os responsáveis não é eficiente.
Manter essa comunicação será fundamental para resolver a inadimplência de forma amigável, evitando mal-entendidos e construindo uma relação de confiança
Nesse sentido, sua escola precisa utilizar canais que contribuam para uma comunicação clara, respeitosa e objetiva, que ajudem a esclarecer a importância do pagamento em dia.
Uma abordagem proativa pode resolver questões antes que se tornem problemas maiores, para isso, o ideal é que você utilize canais seguros e práticos para essa comunicação, como o SuperApp da Educação, mostraremos mais sobre a solução nos próximos tópicos.
Além de motivos diferentes para o não pagamento da mensalidade escolar, cada família tem suas especificidades e possibilidades financeiras diferentes.
Desse modo, oferecer alternativas flexíveis de pagamento pode ser uma estratégia eficaz para cobrar alunos inadimplentes.
Aqui não falamos apenas em descontos, mas também oferecer meios de pagamentos que possam ser mais adequados ao responsável, como PIX, boleto ou cartão de crédito.
PIX, cartão ou boleto: qual o melhor para pagar mensalidade escolar?
Além disso, considere a possibilidade de negociar com as famílias, buscando sempre um acordo flexível e levando em consideração as necessidades e desejos de todos, inclusive do aluno.
Essas opções mostram que a escola está disposta a ajudar as famílias a resolverem suas pendências financeiras e evita atritos desnecessários.
Imagine simplificar todo o seu processo de cobrança, facilitando a sua gestão e prevenindo atrasos de mensalidades.
Com Pagamentos Digitais, solução financeira do SuperApp Agenda Edu, isso é possível!
Para uma cobrança sem atritos, com a solução sua escola envia, recebe e controla o financeiro em poucos cliques, oferecendo vantagens como:
As cobranças escolares podem ser simplificadas com o uso de soluções como o SuperApp, assim sua escola cobra sem atritos, evita atrasos e previne a inadimplência.
Conheça mais sobre o SuperApp Agenda Edu.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…