5 estratégias de cobrança escolar para fugir da inadimplênciaLeitura de 4 minutos

EduPay Gestão escolar 16 de abril de 2021
cobrança escolar

author:

5 estratégias de cobrança escolar para fugir da inadimplênciaLeitura de 4 minutos

Em um cenário totalmente atípico, a pandemia trouxe uma série de impactos financeiros para a escola. E se antes a cobrança escolar já criava constrangimento na relação com os responsáveis, agora, a situação se torna ainda mais delicada. 


A boa notícia é que através de estratégias de cobranças eficientes, é possível superar os desafios gerados pela crise, e prevenir o aumento da temida inadimplência


A seguir, veja algumas recomendações para tratar as cobranças atrasadas, e virar o jogo nas finanças da sua escola! 


Pré-cobrança 


Ações antecedentes ao vencimento da cobrança escolar


Para uma boa estratégia, a comunicação deve começar antes mesmo da inadimplência, garantindo que o responsável tenha acesso a todas as informações para pagar em dia. 


Algumas medidas preventivas são:

  • Enviar lembretes de cobrança que antecedem o vencimento (através de e-mails, notificações no celular, comunicados e outros); 
  • Garantir o acesso à fatura (por meio de e-mails, sistema de cobranças, envio do código de barras, etc);
  • Disponibilizar o acesso ao histórico de pagamentos.

Saiba como o Colégio Malba Tahan diminuiu 98% do atraso nos pagamentos de mensalidade


Sinalização de débitos em aberto


Abordagens de negociação adequadas ao perfil de cada devedor


Se, com o tempo, o pagamento ainda não for regularizado, a escola deverá identificar caso a caso, para só então, traçar planos que levem a família a quitar a dívida.


Alguns tipos de atraso podem ocorrer por uma eventualidade ou por um simples esquecimento. Esse tipo de cobrança deve ser tratada com atenção, já que não pode ser comparada a um caso de débito em aberto por meses. 


Nessa fase, a utilização de estratégias de régua de cobrança, ajudará a escola a mapear todos os processos que serão feitos como, notificações dos vencimentos, e-mails por faixa de atraso, etc.


Renegociação de dívidas escolares


Ofereça parcelamento no saldo devedor


Uma alternativa que pode ser praticada, especialmente quando a dificuldade financeira da família não for resolvida imediatamente, é o refinanciamento da dívida.  


Com o parcelamento, é possível pagar prestações menores em prazos mais longos. Dessa forma,  as chances do responsável efetivar o pagamento são maiores, o que garante a recuperação do caixa da escola.


Incentive o pagamento à vista


Muitos dos responsáveis alegam que o acúmulo de juros e multa é o principal motivo de não pagamento, o que gera o efeito “bola de neve”.  Há casos em que o valor total das sanções se tornam maiores do que o próprio valor em aberto.


E já que o valor dos juros é o impedimento para realizar o pagamento, oferecer um abatimento na quantia, é uma ótima maneira de motivar o devedor a pagar à vista.


Manutenção dos pagamentos pontuais


Incentive o pagamento em dia com descontos por pontualidade


Por fim, com a medida preventiva dos descontos por pontualidade, a escola estimula a família a manter as contas em dia após a quitação do débito. Exemplo: em mensalidades com vencimento no dia 30, os responsáveis podem ganhar o desconto se adiantar o pagamento para o dia 20. 


Dica Bônus


Utilize soluções para a automação de cobrança escolar


Imagine reduzir todas as tarefas repetitivas e ainda maximizar os lucros da sua escola? Automatizar o processo da cobrança escolar é primordial para a saúde financeira de uma instituição. Veja algumas das vantagens de adquirir esse recurso:


  • Automatiza todo o processo de cobranças
  • Elimina os possíveis erros humanos
  • Aumenta a produtividade da equipe financeira
  • Leva mais comodidade para os responsáveis
  • Reduz os custos operacionais e muito mais! 

Com o EduPay, a Escola Recanto do Saber realizou a automação de planos de mensalidade do ano todo em 3 dias. Saiba mais!


Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar um sistema de gestão de cobranças, que tal saber um pouco mais sobre a nossa solução de pagamentos escolares? Clique aqui e conheça o EduPay!



         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *