5 dicas de como melhorar a comunicação entre escola e responsáveisLeitura de 3 minutos

Aproximando famílias 2 de março de 2015
Comunicação escolar

author:

5 dicas de como melhorar a comunicação entre escola e responsáveisLeitura de 3 minutos

Levar a escola até a casa do aluno e trazer os responsáveis para dentro dela. Isso é o ideal, mas não é uma tarefa simples. É preciso muita atenção e união de diversas ações para garantir que a família, realmente, se insira no contexto escolar.

 

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem melhorar a comunicação com os responsáveis, fazendo com que eles estejam mais presentes da rotina escolar dos alunos.

 

Confira a seguir:

 

1. Apresente a escola

 

Para atrair os responsáveis é preciso fazer com que eles se sintam bem. Por isso, na primeira reunião ou se a escola for menor, na hora da matrícula, apresente os ambientes da sua escola e as pessoas que nela trabalham.

 

Oriente os familiares sobre assuntos importantes e os apresente para o corpo docente e os colaboradores. Deixe claro com quem a família deve obter informações importantes durante o ano letivo, como saber se o aluno chegou à escola, troca de informações, entre outros. Faça com que a pessoa se sinta à vontade desde o primeiro contato com a instituição.

 

2. Exponha os projetos anuais da escola

 

A escola deve ter essas informações em mãos sempre que precisar. A melhor alternativa é disponibilizar tudo que foi programado para o ano escolar em uma plataforma virtual. Currículo e projetos também devem ser expostos em uma reunião com a família para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas.

 

3. Realize eventos

 

Fazer eventos que contem com a participação da família é outra maneira de atrair os responsáveis para o ambiente escolar. Festa junina, dia da família e até mesmo aquele famoso teatro feito pelos alunos, são boas oportunidades de trazê-los ao ambiente escolar.

Além disso, é possível programar uma feira de profissões para um final de semana e chamar os responsáveis para apresentarem suas profissões. Os colegas de turma saberão mais sobre a vida de cada estudante e a família viverá a rotina da escola.

 

4. Cuidado com os horários

 

Eventos e reuniões são necessários, mas devem ser adequados aos horários das famílias. Por isso, antes de agendar um evento ou uma reunião, pense primeiro nelas. Você pode fazer uma enquete virtual para saber qual é o melhor dia da semana e o melhor horário para a maioria dos responsáveis. Lembre-se de ajustar esses horários para as famílias e não para necessidades da sua escola.

 

5. Acesso fácil a informações do aluno

Esperar chegar a agenda escolar do aluno para ver as informações que a escola passou dificulta a comunicação entre família e escola. Por isso, o melhor a ser feito é disponibilizar tudo em uma plataforma virtual, para que os responsáveis possam acompanhar a rotina escolar do aluno, seja pelo celular, computador ou tablet. Essa é uma maneira de não permitir que as tarefas ou informações do dia a dia passem despercebidas e prejudiquem a relação entre família e escola.

 

Que tal ter tudo isso em uma plataforma digital? Experimente a Agenda Edu, a agenda digital da educação. Nela, você envia todas as informações escolares em poucos cliques.

 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *