Dicas de como realizar colônias de férias em sua escola

Leitura de 3 minutos

As colônias de férias escolares tem sido a melhor opção para aqueles pais cuja a rotina de trabalho é longa e não tem com quem deixar os filhos. Principalmente para os alunos do período integral, que  já passam a maior parte do tempo na escola. Pensando nisso, o post de hoje te traz dicas de como organizar uma colônia de férias na sua escola, de forma com que as crianças se sintam felizes em estar na instituição mesmo sendo férias e os responsáveis não se sintam culpados pela falta de tempo.

 

1 – Escolha bem as atividades

Um dos fatos mais importantes da colônia de férias, é que o aluno sinta vontade de ir a escola, mesmo sabendo que nem todos os seus coleguinhos estará presente, por isso, é preciso selecionar bem as atividades que serão desenvolvidas durante esse período.

Oferecer atividades mais lúdicas e de menos cunho pedagógico é uma forma de atrair os alunos. Confira algumas atividades que selecionamos para você aplicar durante a sua colônia de férias, entre elas temos:

 

Passeios ecológicos;

Jogos esportivos e/ou recreativos;

Incentivo a arte com aplicação de pintura, origami, dança, teatro, arte circense e outros;

Sala de jogos e karaokê;

Torneios;

Apresentações com mágica, música, teatro e outros;

Contação de Histórias;

Gincanas.

 


 

2 – Tenha profissionais preparados

É importante que o profissional tenha uma boa preparação quando se trata de crianças, afinal, é preciso saber lidar com o dia a dia delas. Você pode contratar funcionários temporários, durante o período da colônia de férias, diminuindo os custos operacionais. Entretanto, é necessário que tenham experiência e formação universitária em educação física, pedagogia ou psicologia.

 

3 – Informe aos responsáveis como está sendo o dia do aluno

Para aqueles pais e mães que se sentem culpados por não poder estar com os filhos, mesmo no período de férias, existe a Agenda Edu. A agenda escolar digital é disponível para escola durante 24h, inclusive, nas férias. Nela, é possível enviar diariamente as informações sobre o que está acontecendo na escola e ter um contato direto com os responsáveis.

A comunicação é feita em tempo real e oferece diversas funcionalidades como  o mural de fotos, onde a escola pode enviar fotos direto do seu tablet ou desktop para pais e responsáveis. Assim, a você presenteia os pais com uma lembrança dos filhos durante o dia. Além disso conta com o resumo diário, atividades, cardápio, entre outras funcionalidades, fazendo assim,  com que os pais estejam mais próximos da vida dos seus filhos.

 

 

Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.