5 passos para aumentar a participação dos pais na sua escola ou cursoLeitura de 3 minutos

Aproximando famílias 14 de julho de 2016
Como melhorar o engajamento escolar

author:

5 passos para aumentar a participação dos pais na sua escola ou cursoLeitura de 3 minutos

Um dos principais motivos pelo baixo engajamento escolar, ou seja, pouca participação dos pais na escola, é o tempo.

Estamos falando de pais e responsáveis atarefados, com grandes dificuldades de irem até a escola ou acompanhar o dia dia do aluno. Mas, para melhorar a participação dos pais e responsáveis no ambiente de ensino, é preciso fazer com que eles percebam a importância de estarem presentes na rotina escolar, seja ajudando na lição de casa, participando das atividades escolares etc.

O número de responsáveis que não acompanham a vida acadêmica dos filhos é grande, além de acreditarem que a educação do aluno se restringe apenas à escola. Porém, a educação é um processo misto que compreende todas todas as práticas vistas na escola, em casa e na comunidade como um todo.

 

Leia também: Conheça os diferentes perfis de pais e responsáveis da sua escola

 

É necessária a união de todas as pessoas inseridas no ambiente educacional para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Por isso, preparamos cinco dicas de como evitar o baixo engajamento na sua escola ou curso. Confira!

 

1. Apresente a escola

O primeiro contato com os pais é muito importante para a escola, então, apresentar funcionários, instalações, principalmente a equipe pedagógica, fará com que os pais se sintam bem recebidos e consequentemente mais à vontade para voltar em outras ocasiões.

 

Você pode proporcionar esse momento quando os pais ou responsáveis forem fazer a matrícula dos alunos. Aproveite também para compartilhar as regras de funcionamento escolar, assim, pais e responsáveis saberão de direitos e deveres.

 

2. Escolha horários convenientes para reuniões

É muito importante que reuniões, eventos ou qualquer ocasião que leve o pai ou responsável para a escola seja marcada em datas e horários onde os mesmos possam comparecer.

 

Sabemos da falta de tempo que eles tem, então o ideal é fazer uma enquete para saber qual o melhor horário e dia para realização do encontro. É importante também que eles sejam informados com antecedência, informe também quais assuntos serão tratados durante o encontro.

 

3. Promova eventos

Atividades culturais, esportivas, festas juninas, dia das mães, dia dos pais, as festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima e aumentar a participação dos pais e responsáveis na escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, ou quando acharem necessário e precisem tirar alguma dúvida. A escola deve sempre estar de portas abertas para recebê-los.   

 

4. Faça com que os pais participem das atividades escolares

Um dos principais desafios para engajar os pais é fazer com que eles participem das atividades escolares. Muitos responsáveis levam e buscam os pequenos nas escolas, ou seja, estão por ali duas vezes por dia, mas não entram, não interagem. Uma solução para deixar essas idas e vindas mais proveitosas para a criança é realizar atividades antes ou após as aulas.

 

5. Invista em uma comunicação de qualidade

Investir em uma boa comunicação é fundamental em qualquer âmbito da sociedade. E na relação família-escola não é diferente. Muito pelo contrário: uma comunicação bem-sucedida ajuda muito no engajamento dos pais na educação dos filhos.

 

Quer melhorar a comunicação da sua escola e fortalecer a relação família-escola? Conheça agora mesmo todas as funcionalidades da Agenda Edu.

 

Essas e outras dicas você encontra no nosso ebook super especial, feito em parceria com a Estante Mágica. Baixe gratuitamente e saiba “Como Engajar os Pais na Escola”.

Baixe o ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *