A influência positiva da família na vida escolar das criançasLeitura de 2 minutos

Aproximando famílias 28 de novembro de 2018
Família e escola

author:

A influência positiva da família na vida escolar das criançasLeitura de 2 minutos

Por Yuska Garcia, psicóloga e mestra em Educação.

 

Nossa parceira Yuska Garcia, compartilha sua visão sobre a importância da parceria entre Escolas e Famílias para o desenvolvimento das crianças. Confira agora!

 

Por muito tempo foi possível observar o seguinte cenário: as escolas se defendendo dos pais e os pais se defendendo das escolas. Entretanto, é importante salientar que cada um observa a criança por um prisma diferente e, quando se entra neste ciclo, a criança é pouco vista.

 

Atualmente, as escolas estão muito mais abertas e os pais muito mais próximos, fazendo parte do dia a dia da criança. A partir desta parceria amplia-se o olhar sobre essa criança e passa-se a conhecê-la melhor.

 

Leia também: A importância da observação na educação infantil

 

É importante lembrar que Escola e Família estão “no mesmo barco” e, por isso, devem se ajudar. Afinal, ambos são essenciais no crescimento e desenvolvimento da criação como cidadão.

 

Nessa troca é possível descobrir as necessidades da criança e descobrir qual o próximo passo a ser dado. Como resultado, a criança percebe que está sendo vista e passa a ter melhores resultados.

 

Além disso, a criança começa a confiar que esse time de pessoas tão importantes para ela não deixará de estar perto dela e que estarão lá, por ela, pra ela, com ela, para o que ela precisar.

 

A criança começa a ir feliz para escola, pois ela percebe que qualquer desafio que ela tenha tanto em casa, quanto na escola, ela estará sendo apoiada.

 

A influência positiva da família na vida escolar das crianças e sua participação em suas vidas escolares favorecem o bom desempenho dos alunos e a sua longevidade escolar.

 

Dessa forma, espera-se que a equação seja: “Pais e alunos mais felizes = Professores mais felizes”.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *