A importância do uso de mensagens instantâneas nas escolas

Leitura de 2 minutos

Diante de uma sociedade cada vez mais digital, as escolas precisam traçar métodos de se comunicar de forma rápida e eficaz com os pais ou responsáveis dos alunos, afinal, não são apenas os alunos que estão com seus smartphones e conectados a redes sociais, pais e responsáveis também fazem parte dessa conexão.

 

Como o uso de mensagens instantâneas facilita na comunicação escolar

O uso de mensagens instantâneas pode facilitar a comunicação escolar, pois nela existe uma maior velocidade e uma maior integração e engajamento com os pais e responsáveis. Com as mensagens instantâneas existe também uma redução de custo com ligações e deslocamentos, devido ao tempo corrido, hoje em dia, quase ninguém gosta de perder tempo com ligações ou deslocamento até a escola para resolver alguma pendência. Com o uso das mensagens em tempo real, pais e responsáveis sentem-se mais confortáveis em saber como os filhos estão na escola ou em deixar algum recado para professora, como justificar uma falta ou qualquer outro tipo de situação.

Mas como qualquer conversa é preciso que exista um controle para que não tome outros rumos. As mensagens enviadas caso não sigam seus objetos podem se tornar algo desagradável para os usuários, com temas que geram desconforto, assuntos que promovem desavenças e interpretações precipitadas de situações que acontecem no cotidiano escolar, então para isso é preciso que haja uma boa gestão da comunicação.

 

Aplicativo escolar com mensagens instantâneas

São inúmeros os aplicativos que hoje em dia possuem a função de mensagens em tempo real. Alguns deles são: Messenger, Skype, Telegram, Viber, Hangouts, e entre eles o mais popular WhatsApp que permite conversas privadas ou em grupos. Porém, sabemos dos erros e quedas que esses aplicativos possuem, o tempo que ficam fora do ar, prejudicando assim a comunicação dos seus usuários. Além disso,  esses aplicativos não são gerenciados pela escola, assim, não há um controle dos assuntos, o que gera grandes problemas e conflitos entre pais/responsáveis, por isso, o ideal para as escolas é o uso de um aplicativo escolar que tenha um canal de mensagens da própria escola, onde as conversas entre professores e familiares são gerenciadas e aprovadas por coordenadores ou diretores, o que deixa a interação muito mais segura e profissional.


Você pode encontrar todas essas funcionalidades na Agenda Edu, uma agenda escolar digital que facilita a comunicação entre família e escola, e que além das mensagens em tempo real, possui várias funções que te ajudarão na comunicação do dia a dia com família e alunos. Entre em contato conosco e conheça a Agenda Edu!

Agenda digital da sua escola