O transtorno de comportamento na escola pode ser algo que assuste um pouco os professores que precisam lidar com algum aluno em questão. É bem verdade que quando o educador passa por essa situação pela primeira vez, o medo de não dar conta do desafio pode ser muito grande.
Sendo assim, o artigo de hoje abordará não o distúrbio em si, mas as intervenções e os profissionais que estão aptos a contribuir para o progresso de sua criança.
Quando uma criança é diagnosticada com o transtorno de conduta, ela geralmente adota uma postura mais agressiva. Não necessariamente violência física, embora isso também possa acontecer. No entanto, os mais comuns são os questionamentos e a desobediência.
Para encontrar soluções a esse cenário, os pais da criança devem levá-la ao acompanhamento com um especialista da psicologia. Esse profissional irá propor as dinâmicas necessárias para trabalhar os impulsos manifestados pelo aluno.
Indisciplina escolar: qual é o papel do coordenador pedagógico?
Uma dica é reunir a criança ou adolescente com sua família e, juntos, estabelecerem formas de se iniciar um diálogo. Eis aí um caminho determinante na solução dos problemas trazidos pelo transtorno do comportamento.
Destaque também para os profissionais que atuam como analistas comportamentais. Esse são imprescindíveis para a proposição de intervenções bastante eficazes. As terapias tendem a ajudar a criança na convivência com todos à sua volta.
Outros profissionais que exercem um papel importante frente aos sintomas do transtorno de comportamento são os psicopedagogos.
É interessante salientar que eles são excelentes para trabalhar junto com a equipe de professores de uma escola. O trabalho é ainda mais rico quando for a instituição de ensino do aluno em questão.
Vale relembrar que o papel dos psicopedagogos é avaliar os aspectos que interferem no cotidiano da criança e identificar quais pontos devem ser trabalhados, sobretudo aqueles que influenciam até mesmo na aprendizagem do menor.
Dificuldade de aprendizagem: como ajudar os alunos a contorná-la?
Há que se ressaltar um detalhe: esses especialistas podem estar tanto na escola como fora dela.
Um de seus objetivos primordiais é apresentar uma intervenção que seja amplamente rica. Além disso, é importante também estabelecer mecanismos que favoreçam o desenvolvimento de fatores que influenciam a cognição, as relações afetivas e as condições psicossociais e orgânicas.
Atuar como professor não é tarefa fácil. Nunca foi. Quando há algum aluno com transtorno de comportamento dentro de sala, essa missão exige ainda mais flexibilidade. O estudante diagnosticado com esse distúrbio pode ser agressivo e agir de maneira que intimide os demais colegas.
Nesse caso, nada melhor que unir o conhecimento do educador com o relato dos pais e a ajuda dos terapeutas. Assim, o menor pode ser amparado por profissionais e pessoas da família em busca de uma resposta alternativa ao comportamento apresentado.
A partir dessa junção, o professor pode utilizar alguma técnica que vise a auxiliar o aluno na condução de sua permanência em sala de aula. Nesse sentido, evitamos até mesmo a evasão escolar, algo relativamente frequente em quem convive com mudanças de comportamento.
Os familiares do pequeno devem estar sempre por perto para atuarem como ponte entre o ambiente doméstico, a escola e o consultório. Lembre-se que a informação é sempre o caminho mais justo. Ou seja, quando os pais relatam todos os relatos sobre seus filhos, os terapeutas e os professores podem estabelecer formas de trabalhar tratamentos e estratégias eficazes.
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