Transformação na educação: 3 temas para serem trabalhados em sua escolaLeitura de 4 minutos

Acontece na escola Tendências em educação 3 de junho de 2019
Transformação na Educação

author:

Transformação na educação: 3 temas para serem trabalhados em sua escolaLeitura de 4 minutos

Os avanços tecnológicos proporcionaram mudanças significativas na rotina, nos hábitos e nos comportamentos da sociedade. Diversas áreas foram impactadas por essas modificações. Por exemplo: o processo de ensino-aprendizagem atual é diferente do adotado pelas instituições há alguns anos. Hoje, a transformação na educação é baseada no novo perfil dos estudantes.

 

Com expectativas e experiências diferentes, os alunos do século XXI estão fazendo com que as escolas adequem a transmissão de conteúdo, habilidades e competências por meio de táticas específicas. Uma delas é abordar temas diversificados em sala de aula, indo além das disciplinas tradicionais.

 

Se você se interessa por esse assunto, confira na sequência deste artigo 3 temas que a sua escola pode incluir na rotina dos alunos, se mantendo atenta à transformação na educação. Confira!

 

A importância de acompanhar a transformação na educação e entender que ela já está acontecendo

 

Como mencionado no início, os alunos atuais têm um perfil diferenciado. Com acesso rápido à diversas informações, que podem ser consultadas com apenas alguns cliques em seus smartphones, tablets e computadores, crianças e jovens já não enxergam o professor como sua única e principal fonte de conhecimento. 

 

Essa transformação na educação mudou as estratégias de ensino e o papel dos educadores. A sala de aula se tornou um local de compartilhamento, no qual o professor assume a função de mediador, apresentando aos estudantes as melhores formas de conquistar um aprendizado significativo e duradouro.

 

É fundamental que as escolas acompanhem esse processo e estejam dispostas a incluir pontos importantes dessa transformação na educação no planejamento e nas ações diárias. Toda a comunidade escolar tende a ganhar com esse processo, por isso, listamos abaixo algumas vantagens proporcionadas por essa adequação de perfil:

 

  • Alunos mais interessados no processo educacional, pois ele está em consonância com a realidade e expectativas desse público;
  • Direcionamento para formação de cidadãos capazes de lidar com as oportunidades e desafios do mundo “real”, enxergando a vida além dos muros da escola;
  • Destaque da instituição de ensino perante a concorrência, já que preza pela inovação e transformação na educação, oferecendo aos estudantes e a toda comunidade escolar o que há de melhor neste segmento.

 

3 temas que sua escola pode usar para começar esse trabalho

 

A transformação na educação é um ponto essencial e a inclusão de novos temas no plano pedagógico já está fazendo a diferença no ensino de milhares de crianças e jovens espalhados por todo o Brasil.

 

A seguir, listamos 3 desses importantes temas que você pode trabalhar em sua escola:

 

Economia doméstica

Preparar os alunos para os desafios da vida adulta é uma das missões que as escolas compartilham com as famílias. Por isso, trabalhar temas como economia doméstica na grade curricular é importante para a formação integral.

 

Ensinar desde cedo os estudantes sobre a importância do consumo consciente e do controle dos gastos, trazendo o assunto para dentro da realidade desse público, é uma forma eficiente de proporcionar um aprendizado duradouro. A economia doméstica na escola trabalha a parte financeira, mas também aborda estratégias de planejamento, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

 

Robótica 

Totalmente alinhada com a transformação na educação, a robótica envolve os estudantes em uma série de atividades lúdicas que estimulam a criatividade para criar diversas peças, que vão desde maquetes até robôs inteligentes. Atuando de forma interdisciplinar, esse tema, além de mobilizar os alunos, traz para dentro da sala de aula pontos importantes para a formação, como:

 

  • Trabalho em equipe;
  • Resolução de problemas;
  • Pesquisa;
  • Cooperação;
  • Respeito às diferenças;
  • Planejamento;
  • Reaproveitamento de materiais.

 

Empreendedorismo

Fundamental para o desenvolvimento econômico da sociedade, o empreendedorismo é um tema que aos poucos está conquistando um espaço importante dentro da transformação na educação. 

 

Na sala de aula, esse assunto é praticado com os alunos por meio de simulações de situações e projetos que estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais para um bom empreendedor, como liderança, trabalho em equipe, criatividade, inovação e responsabilidade social e ambiental.

 

Incluir o empreendedorismo nas práticas pedagógicas ajudará no futuro os alunos que querem abrir um negócio próprio e também aqueles que almejam se destacar no mercado de trabalho, atuando em prol das companhias e do seu desenvolvimento profissional.

 

Apresentamos no artigo de hoje 3 temas que podem ser trabalhados em sua escola seguindo as tendências da transformação na educação. Se você gostou das informações e quer continuar por dentro de dicas como essa, acesse o Blog SophiA e não perca nenhum post.  

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *